Marrocos derrota a Bélgica em partida com mudança no autor de gol

Equipe africana ganha por 2 a 0; Fifa cria confusão e retira do meia Sabiri o que seria o 1º gol de falta na Copa no Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Algoz do Brasil na Copa de 2018, na Rússia, e tida como uma das seleções favoritas ao título no Qatar, a Bélgica conheceu neste domingo (27) sua primeira derrota na Copa de 2022.

Em resultado surpreendente no estádio Al Thumama, em Doha, o Marrocos venceu por 2 a 0.

O meia Sabiri cobrou falta aos 28 minutos do segundo tempo, cinco depois de ter entrado como substituto, e a bola foi parar nas redes defendidas por Courtois.

O goleiro belga, Courtois, cai dentro do próprio gol ao tentar, e não conseguir defender chute de Sabiri, desviado em Saiss, no estádio Al Thumana, em Doha
O goleiro belga, Courtois, falha ao tentar defender chute do marroquino Sabiri em cobrança de falta que resvalou em Saiss (6) - Glyn Kirk/AFP

Teria sido o primeiro gol de falta no Mundial qatariano. Mas não foi.

A Fifa creditou o tento inicialmente para Sabiri, porém depois tornou dúbia essa informação, registrando também o zagueiro Saiss como seu autor.

Na linha do tempo do jogo, a Fifa afirmava que o gol foi de Sabiri. Na ficha que resume os principais acontecimentos do jogo, dava o crédito para Saiss.

O chute de Sabiri saiu da ponta esquerda, em posição da qual geralmente não se espera uma finalização, mas um cruzamento. Melhor goleiro do mundo, Courtois, pego de surpresa, foi mal na bola, que passou por baixo dele.

No lance, Saiss, capitão do Marrocos, apareceu na frente do arqueiro belga, o que suscitou dúvida se estaria em posição de impedimento –se sim, por ter atrapalhado a visão de Courtois, o gol seria anulado.

Só que o zagueiro estava em condição legal. O mexicano César Arturo Ramos, o árbitro de campo, confirmou o gol depois da consulta ao VAR (árbitro assistente de vídeo).

Houve desvio de Saiss? Pelas câmeras de TV não é possível garantir que o camisa 6 resvalou na bola.

A Folha questionou a Fifa, que às 17h24 (de Brasília) respondeu que "o gol foi marcado pelo número 6, Saiss". Nesse horário, a maioria dos sites esportivos, nacionais ou internacionais, mostrava Sabiri como autor do gol.

No primeiro tempo, o Marrocos teve um gol anulado em jogada muito parecida.

Em cobrança de falta, só que pela direita, Ziyech bateu direto para o gol e teve sucesso, só que Saiss estava adiantado e o tento foi invalidado após checagem do VAR.

A Bélgica, que já tinha jogado mal na estreia, mostrou-se apática em toda a partida e não teve poder de reação.

Seu craque, o meia De Bruyne, foi uma sombra do excelente jogador que é ao atuar por seu clube, o inglês Manchester City.

E quem voltou a marcar, perto do final da partida, foi a seleção africana, com o atacante Aboukhlal, outro que saiu do banco, completando na grande área cruzamento de Ziyech.

Foi apenas a terceira vitória do Marrocos em Copas do Mundo, em 18 partidas, e a primeira desde o Mundial de 1998.

Esta é a sexta participação do país em um Mundial da Fifa, com o melhor resultado (oitavas de final) ocorrendo na edição de 1986, no México.

A vitória colocou o Marrocos à frente da Bélgica no Grupo F, com quatro pontos. Os belgas somam três. A líder da chave é a Croácia, que depois de vencer e eliminar o Canadá chegou a quatro pontos e possui saldo de gols melhor que o dos marroquinos

Na rodada final do grupo, na quinta-feira (1º), a Bélgica precisa derrotar a Croácia para se classificar sem depender do resultado de Marrocos x Canadá.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.