Descrição de chapéu Boxe

Comitê Olímpico ameaça excluir boxe dos Jogos de Paris-2024

Briga entre COI e associação de boxe, comandada por russos, tem novo capítulo; entidade acusa comitê de perseguição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karolos Grohmann
Bangalore (Índia) | Reuters

O COI (Comitê Olímpico Internacional) levantou nesta quinta-feira (22) a possibilidade de o boxe ser excluído dos Jogos de Paris de 2024. Segundo a entidade, o órgão mundial da categoria, liderado pela Rússia, mostrou que "não tem interesse real" no esporte ou em seus atletas.

A Associação Internacional de Boxe (IBA, na sigla em inglês) foi retirada da organização das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, e o boxe não está no programa inicial para os Jogos de Los Angeles, em 2028.

A classificação para o torneio de boxe de Paris-2024 está sendo organizada pelo COI, mas o comitê disse que tem preocupações com a IBA, e que isso deve levar a decisões que "podem incluir o cancelamento do boxe para os Jogos Olímpicos Paris 2024".

07.08.2021 - Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Boxe Masculino. Peso médio (até 75kg). Na foto o atleta Hebert Conceição. Foto: Wander Roberto/COB
Hebert Conceição acerta golpe que garantiu o ouro para o Brasil na categoria médio do boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, disputadas em 2021 - Wander Roberto - 7.ago.21/COB

Um porta-voz do COI disse: "O recente congresso da IBA mostrou mais uma vez que a entidade não tem interesse real no esporte do boxe e dos boxeadores, mas está interessada apenas em seu próprio poder".

"As decisões e discussões para manter os boxeadores longe das eliminatórias olímpicas e dos Jogos Olímpicos não podem ser entendidas de maneira diferente."

A IBA é dirigida pelo russo Umar Kremlev com o apoio da empresa de energia russa Gazprom. O porta-voz do COI disse que a associação, ao estender seu acordo com a Gazprom recentemente, mostrou que "não tinha vontade de entender os problemas reais".

"A extensão do contrato com a Gazprom como único patrocinador principal da IBA reforça as preocupações que o COI tem expressado, repetidas vezes, desde 2019", acrescentou o porta-voz.

"Este anúncio confirma que o IBA continuará a depender de uma empresa amplamente controlada pelo governo russo."

Um congresso extraordinário da associação em setembro votou contra a realização de uma nova eleição, permitindo que Kremlev permanecesse como presidente, após uma decisão do Tribunal Arbitral do Esporte de que o candidato holandês Boris van der Vorst foi injustamente impedido de concorrer.

O porta-voz disse que as preocupações do COI incluíam o tratamento da decisão do CAS.

"O COI terá que levar tudo isso em consideração quando tomar novas decisões, que podem –após esses últimos desenvolvimentos– incluir o cancelamento do boxe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024."

A IBA respondeu na sexta-feira (23) com uma mensagem ao que a organização chamou de família do boxe, dizendo que continuará lutando para que seus atletas possam disputar as Olimpíadas.

"Está claro que a perseguição aos atletas da IBA continuará até que o controle final do boxe e sua liderança sejam alcançados", disse em um comunicado.

"A discriminação contra vocês, contra a liderança e contra os parceiros do IBA com base na cidadania contradiz diretamente a Carta Olímpica e apenas reforça que os atletas e o esporte sãoo manipulados para fins geopolíticos."

"Dito isso, com a ameaça de o boxe ser removido do programa Paris-2024, a IBA continuará a procurar a liderança sênior do COI para trabalhar no sentido de reduzir esse desenvolvimento atual e com vistas ao Los Angeles-2028."

No início deste mês, a IBA acusou os organizadores olímpicos de "perseguição" em resposta à sua suspensão por questões de governança e finanças.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.