Não esperem marcação individual em Messi, diz Croácia

Ideia da seleção europeia é bloquear toda a equipe sul-americana, como fez contra o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karolos Grohmann
Doha (Qatar) | Reuters

A Croácia não tentará impedir o superastro argentino Lionel Messi com uma marcação individual, mas se concentrará em imobilizar toda a equipe na semifinal da Copa do Mundo na terça-feira (13), disseram eles.

A Croácia está tentando chegar à final pela segunda Copa do Mundo consecutiva, depois de perder na partida de 2018 para a França.

Eles surpreenderam o favorito do torneio, o Brasil, nas quartas de final, depois de perder por um gol na prorrogação, mas cavaram fundo para se recuperar com um empate tardio e forçar uma disputa de pênaltis que acabou vencendo.

Messi comemora a vitória da Argentina sobre a Holanda, nas quartas de final; na semi, o rival será a Croácia,  que despachou o Brasil
Messi comemora a vitória da Argentina sobre a Holanda, nas quartas de final; na semi, o rival será a Croácia, que despachou o Brasil - Molly Darlington - 10.dez.22/Reuters

"Ainda não temos um plano específico para parar Messi e geralmente não nos concentramos em parar um jogador, mas todo o time", disse o atacante Bruno Petkovic em entrevista coletiva no domingo (11).

"Vamos tentar detê-los como um time e não com marcação individual. A Argentina não é apenas Messi, eles têm vários grandes jogadores. Temos que parar toda a seleção argentina", disse ele.

Até agora, Messi, sete vezes vencedor da Bola de Ouro, tem sido a força motriz dos argentinos, que também precisaram de pênaltis depois de desperdiçar uma vantagem de dois gols contra os holandeses nas quartas de final.

Sem jogadores suspensos e sem problemas com lesões após o retorno do zagueiro croata Borna Sosa, a equipe de Zlatko Dalic está cheia de confiança e pronta para mais.

O meio de campo composto pelo capitão Luka Modric, Mateo Kovacic e Marcelo Brozovic será a chave para ditar o ritmo, como fizeram contra o Brasil, e o zagueiro Josip Juranovic disse que os três são totalmente confiáveis.

"Mateo, Luka e Marcelo são os melhores meios de campo croatas da história. Acho que não dá para repetir. Passar a bola para eles é mais seguro do que ter dinheiro no banco", disse o zagueiro.

O super-reserva Petkovic marcou o gol de empate aos 117 minutos contra o Brasil para forçar os pênaltis, com a Croácia vencendo todas as quatro disputas de pênaltis de que participou em Copas do Mundo.

"Acho que muitas pessoas que não são jogadores de futebol profissionais podem marcar pênaltis com sucesso", disse Petkovic. "A diferença é o quão forte mentalmente você é. Há uma enorme pressão que você nunca experimentou antes. Mas também ajuda quando você tem um goleiro de classe mundial."

O goleiro Dominik Livakovic defendeu uma cobrança de pênalti contra o Brasil depois de também defender três nas oitavas de final contra o Japão.

Mas foi o empate dramático de Petkovic após a vantagem do Brasil na prorrogação que os levou à disputa de pênaltis.

"Estou me tornando cada vez mais consciente da magnitude desse objetivo a cada dia que passa", disse Petkovic. "Talvez eu experimente algo semelhante na semifinal ou além."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.