Trio de destaque da Croácia joga pelo Dínamo de Zagreb para mil torcedores no campeonato local

Principais jogadores que estão na seleção na Copa passaram pelo clube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lajla Veselica
Zagreb (CRO) | AFP


As atuações de três jogadores do Dínamo de Zagreb nas oitavas e nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar confirmaram o papel central do clube no futebol da Croácia, situação que pode se repetir na semifinal, em que a seleção do país irá enfrentar a Argentina de Lionel Messi, nesta terça-feira (13).

A este destacado trio do Dínamo de Zagreb, formado pelo goleiro Dominik Livakovic e os atacantes Bruno Petkovic e Mislav Orsic, soma-se o zagueiro Josip Sutalo, quarto jogador que veste a camisa quadriculada da seleção e a azul do clube nesta temporada.

Mas vários outros jogadores que nasceram para o futebol no principal time da Croácia estão defendendo a seleção do país no Qatar, entre eles o capitão e Bola de Ouro em 2018, Luka Modric.

Imagem colorida mostra o goleiro Livakovic, do tórax para cima, segurando a bola com duas mãos, durante treino da seleção da Croácia
O goleiro Livakovic, durante treino da seleção da Croácia no Centro de Treinamento Al Erssal, em Doha (Qatar) - Lee Smith/Reuters

Nascido em Zadar, assim como Modric, o goleiro Dominik Livakovic, 27, virou herói nacional desde que defendeu dois pênaltis contra o Japão nas oitavas e mais um contra o Brasil nas quartas.

Além de King Livi, como o goleiro é chamado pela imprensa croata, seus dois companheiros de Dínamo Petkovic e Orsic também tiveram um papel crucial na classificação da Croácia sobre o Brasil.

Petkovic, com assistência de Orsic, empatou o jogo aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação, forçando a decisão por pênaltis para os vice-campeões em 2018, especialistas neste fundamento.

O jornal croata Jutarnji List elogiou o "trio que ganha o pão nos estádios do Campeonato Croata, jogando muitas vezes em um ambiente sombrio diante de 1.000 ou 2.000 torcedores".

Desde que a Croácia se emancipou da Iugoslávia em 1991, o domínio do Dínamo é absoluto, são 23 campeonatos e 16 copas. Só perdeu um título nacional desde 2006, quando o Rijeka foi campeão em 2017.

A capacidade do clube de lapidar suas joias está sendo vista agora no Qatar, onde outros oito jogadores que saíram do Dínamo brilham na seleção croata. Além de Modric, os meias Mateo Kovacic e Marcelo Brozovic, o atacante Andrej Kramaric, o volante Lovro Majer e os defensores Dejan Lovren, Borna Sosa e Josko Gvardiol.

O meia Modric (esq.) e o zagueiro Lovren participam de treino da Croácia; os dois jogaram pelo Dínamo de Zagreb - Jack Guez/AFP

Antes deles, grandes nomes do futebol croata também começaram suas carreiras no Dínamo, desde Zvonimir Boban e Robert Prosinecki, passando por Dario Simic, Vedran Corluka e Niko Kranjcar.

A base do Dínamo é considerada a melhor da Croácia e o clube conta com uma rede de olheiros muito desenvolvida na vizinha Bósnia e Herzegovina.

Mas o time de Zagreb também é conhecido por seu polêmico ex-dirigente Zdravko Mamic, condenado à prisão por um caso de corrupção e ainda visto por muitas pessoas como homem forte do futebol croata.

Mamic, que está refugiado na Bósnia, para onde fugiu pouco antes da condenação, foi vice-presidente executivo do Dínamo de 2003 a 2016.

Em 2018, foi declarado culpado junto com seu irmão e ex-treinador do Dínamo, Zoran Mamic, assim como um antigo diretor do clube e um fiscal de impostos de desviar mais de 15 milhões de euros (R$ 83,7 milhões) do clube e causar prejuízos de 1,5 milhão de euros (R$ 8,3 milhões) ao Estado. Ele foi condenado a seis anos e seis meses de prisão.

O dinheiro foi desviado através de transações fictícias relacionadas a transferências de jogadores, especialmente as de Modric e Lovren. Os irmãos Mamic também estão sendo processados por outro caso de desvio de verba.

Tal como seu ex-dirigente, sempre presente nos bastidores, o clube continua sendo imprescindível no futebol croata. Como um dínamo, máquina que converte energia mecânica em energia elétrica, o "Dínamo de Zagreb é a fonte de energia da seleção croata", disse à AFP Dean Bauer, famoso jornalista esportivo da Croácia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.