Descrição de chapéu Copa São Paulo

Palmeiras marca nos acréscimos e conquista o bi da Copa São Paulo

Partida foi realizada entre protestos de organizada por reforços para o time profissional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para quem não conseguia ganhar a Copa São Paulo no passado, o Palmeiras se habituou a levantar o troféu. A equipe derrotou o América-MG por 2 a 1 nesta quarta-feira (25), no Canindé, para conquistar o seu segundo título da competição. O primeiro havia sido em 2022.

Foi mais uma confirmação do trabalho das categorias de base do Palestra Itália, que venceu quase tudo nas últimas temporadas. Nos último ano, por exemplo, o time ficou com a Copa do Brasil sub-17 e o Brasileiro sub-20.

A questão passa a ser, diante da indefinição dos reforços para a equipe profissional, qual será o futuro desses garotos.

Jogadores do Palmeiras celebram o bi da Copa São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

O Palmeiras iniciou o jogo sob tensão causada pela relação da principal torcida do clube com a presidente Leila Pereira. Depois de anos de boa convivência —tempo em que a empresa da dirigente patrocinou a escola de samba da organizada—, neste ano as críticas surgiram. A maior cobrança é pela ausência de reforços contratados.

Leila foi alvo de protestos de parte desses torcedores. Ela estava no estádio e recepcionou os jogadores da equipe alviverde na chegada ao Canindé.

Apesar da segunda final consecutiva de Copa São Paulo do Palmeiras, o técnico do elenco principal, Abel Ferreira, deseja a contratação de jogadores que estejam prontos para atuar. Ou seja, nomes mais experientes e estabelecidos no mercado.

Isso pode restringir as oportunidades para o centroavante Ruan Ribeiro. Artilheiro da competição, ele abriu o placar aos 18 minutos ao completar cruzamento de Vitinho. Foi o nono anotado por ele no torneio deste ano.

O atacante superou a marca de Endrick, astro da conquista palmeirense do ano passado (oito). Ribeiro, em 2023, só não marcou contra o Rio Preto, na fase de grupos, e na partida semifinal diante do Goiás.

Ruan Ribeiro se destacou na conquista da Copinha - Zanone Fraissat/Folhapress

O time do América-MG tem três nomes na equipe sub-20 que não apenas passaram pelo Palestra Itália como ainda têm parte dos direitos presos ao clube paulista: o zagueiro Jonatan, o meia Breno e o atacante Luan Campos, principal destaque dos mineiros.

Mas quem empatou o jogo foi Renato Marques em cobrança de pênalti que causou polêmica. O goleiro Aranha defendeu a cobrança, mas o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos não havia autorizado a batida e mandou voltar. Na segunda tentativa, o atacante empatou a final.

O América dominou o início do segundo tempo e teve um gol anulado por impedimento, mas o Palmeiras reagiu e poderia ter ficado em vantagem mais uma vez. O goleiro Cássio não permitiu.

Com o passar do tempo, a expectativa dos pênaltis ficou cada vez mais forte. A própria torcida no Canindé passou a gritar o nome do goleiro Aranha nos acréscimos, por acreditar que a decisão ocorreria pelos chutes da marca penal. Mas aos 47 a bola sobrou para Patrick dentro da pequena área, e ele concluiu para dar o bicampeonato da Copinha para o Palmeiras.

Agora a luta desses jogadores será para mostrar a Abel Ferreira que podem ser aproveitados no elenco profissional.

Equipe alviverde vence no Campeonato Paulista

Após a festa com os jovens à tarde, os torcedores do Palmeiras viram à noite uma vitória do time de cima. No estádio Novelli Júnior, em Itu, uma formação totalmente reserva levou a melhor por 3 a 1 sobre o Ituano, pelo Campeonato Paulista.

Com os titulares poupados para a briga pelo título da Supercopa do Brasil, no sábado (28), contra o Flamengo, Abel Ferreira adotou uma escalação alternativa. Rafael Navarro, Lucas Siqueira (contra) e Bruno Tabata marcaram os gols do triunfo. Eduardo Person balançou a rede pelos donos da casa.

O Palmeiras lidera provisoriamente o Grupo D do Estadual, com oito pontos. Ainda pode ser ultrapassado pelo São Bernardo no complemento da rodada.

Rafael Navarro (à esq.) marcou o primeiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Ituano; torcedor verde celebrou dois triunfos na quarta-feira - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Já o Santos ficou no 0 a 0 com o Água Santa, na Vila Belmiro, dando sequência a seu início ruim na competição estadual. A formação praiana ocupa a terceira posição do Grupo A, com cinco pontos em quatro rodadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.