Descrição de chapéu Campeonato Paulista

São Paulo perde para o Água Santa e semifinal do Paulista só terá o Palmeiras dos grandes

Na próxima fase, o Água Santa encara o Bragantino; Palmeiras pega o Ituano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez neste século, o Campeonato Paulista terá somente um dos quatro times grandes na fase semifinal, o Palmeiras, atual campeão.

Nesta segunda-feira (13), o São Paulo acabou derrotado pelo Água Santa nos pênaltis e foi eliminado do Estadual nas quartas de final. No tempo normal, houve um empate sem gols. Nas penalidades, a equipe de Diadema ganhou por 6 a 5 no Allianz Parque, na capital paulista.

Jhegson Méndez e Alisson desperdiçaram suas cobranças pelo time de Rogério Ceni. Gabriel Inocêncio foi o único que errou pela equipe vencedora.

Na próxima fase, o Água Santa enfrentará o Red Bull Bragantino, responsável por eliminar o Botafogo. Os dois clubes avançaram como primeiro e segundo colocados do Grupo A, do qual também fazia parte o Santos, que não conseguiu avançar.

Luciano lamenta derrota do São Paulo para o Água Santa
Luciano lamenta derrota do São Paulo para o Água Santa - Fernando Vieira Sa/Agencia F8/Folhapress

Na outra semifinal, o Palmeiras pegará o Ituano, que eliminou o Corinthians, no sábado (11), também nos pênaltis, na abertura das quartas de final.

As datas dos confrontos da semifinal ainda serão definidas pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

Desde 2001, esta é a primeira vez que apenas um dos times grandes avança para a semifinal do torneio. Vale lembrar que, em 2002, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos não participaram da competição por estarem envolvidos na disputa do Torneio Rio-São Paulo.

A partida desta segunda-feira foi disputado na casa alviverde porque a equipe tricolor alugou o Morumbi para os shows da banda Coldplay, entre os dias 10 e 18 de março.

A "avaliação de risco" feita pela Polícia Militar após o acordo entre Palmeiras e São Paulo levou ao fechamento de imóveis ligados a torcidas organizadas do Palmeiras na rua Palestra Itália, em Perdizes.

Entre os locais cercados por tapumes metálicos estão a loja da Mancha Alvi Verde, principal organizada do Palmeiras, a sede da torcida Acadêmicos da Savóia, além da L’Osteria Palestra, qual o proprietário é diretor da Mancha, e da loja Verde e Branco Mania.

Sede da Acadêmicos da Savóia e loja Verde e Branco Mania, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, foram isoladas com tapumes metálicos
Sede da Acadêmicos da Savóia e loja Verde e Branco Mania, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, foram isoladas com tapumes metálicos - Zanone Fraissat/Folhapress

Antes da partida, não houve nenhum incidente nas imediações da arena. Dentro, os mandantes do duelo tiveram amplo apoio uma vez que os são-paulinos lotaram as arquibancadas do estádio palmeirense, com um público de 39.454 —foram 196 pessoas a mais do que o jogo do Palmeiras contra o São Bernardo, no último sábado (11), pela mesma fase do torneio.

Jogando como se estivesse em casa, o São Paulo teve o controle da partida, mas não conseguiu abrir o placar durante os 90 minutos.

O time do Morumbi criou as melhores chances, passou mais tempo com a bola, mas os seus homens de frente pecaram nos arremates.

O poder ofensivo são-paulino, aliás, sofreu um baque aos 16 minutos de jogo, quando Giuliano Galoppo. O atacante argentino, artilheiro do campeonato com oito gols, sentiu uma lesão muscular e precisou deixar a partida. Ele foi substituído por Erison.

Sem sua referência ofensiva, mesmo passando boa parte do jogo no campo de ataque, o São Paulo deu pouco trabalho ao goleiro Ygor, que conseguiu ajudar o Água Santa a levar a disputa para os pênaltis, na qual o time de Diadema levou a melhor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.