Suspenso após postagem sobre Lula, Wallace consegue liminar para jogar Superliga

Punido pelo COB, atleta obtém vitória e liberação na Justiça desportiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O oposto Wallace poderá jogar as fases decisivas da Superliga de vôlei. Suspenso pelo Conselho de Ética do COB (Comitê Olímpico do Brasil) por 90 dias, ele obteve uma liminar no STJD da modalidade (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), paralisando a punição até o julgamento do mérito do recurso apresentado.

Não há data definida para isso acontecer.

Jogador de vôlei Wallace Souza, do clube Sada Cruzeiro
Jogador de vôlei Wallace Souza, do clube Sada Cruzeiro - @wallaceleandro08 no Instagram

Ele está afastado do esporte desde fevereiro, após ter publicado em sua conta de Instagram uma foto em um estande de tiro. Aberto o espaço para perguntas de seguidores, um deles questionou se o atleta usaria uma arma para atirar no rosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eleitor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Wallace perguntou: "Alguém faria isso?", A enquete tinha as alternativas sim e não.

Horas depois, ele publicou um vídeo se desculpando.

No pedido de liminar, o oposto e seu time, o Sada Cruzeiro, disseram que a suspensão foi interpretada de forma ilegal pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). O presidente do STJD, Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello, concordou com a argumentação.

Em nota, a CBV afirmou que, neste momento, está diante de duas decisões conflitantes, tomadas por dois órgãos independentes, cada qual com a sua jurisdição.

"Apesar de não ter relação direta ou responsabilidade sobre a situação geradora desse cenário, encontra-se na iminência de ser punida, pelo Cecob (Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil) ou pelo STJD, qualquer que seja a atitude que adote, pois o cumprimento de uma decisão representa o descumprimento de outra", diz a entidade.

A não ser que o julgamento ocorra até o final da semana, Wallace terá condições de atuar contra o São José, às 21 horas de sábado (15).

Em foto colorida, homem de blusa azul exibe um arma enquanto frequenta um clube de tiro
Wallace é frequentador de um clube mineiro de tiro - Reprodução/Instagram

O COB diz que não foi informado ainda da decisão.

Wallace havia sido denunciado também no STJD, mas o caso foi arquivado pela avaliação de que não havia nenhuma relação entre a postagem e o esporte.

O COB suspendeu também o atleta por um ano de convocações para a seleção brasileira, mas ele já havia anunciado não querer mais ser chamado. O gancho atendeu pedido da AGU (Advocacia Geral da União) de punição ao jogador. Também haviam sido pedidos multa de R$ 100 mil e banimento do esporte olímpico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.