Descrição de chapéu Futebol Internacional

Federação espanhola reduz punição ao Valencia após racismo contra Vinicius Junior

Fechamento de parte do estádio cai de 5 para 3 jogos, e multa diminui de 45 mil euros para 27 mil euros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

A Comissão de Recursos da Federação Espanhola de Futebol aceitou parcialmente um pedido do Valencia e reduziu, nesta sexta-feira (26), de cinco para três jogos o período em que parte do estádio Mestalla terá que ficar fechada.

A multa aplicada ao clube também caiu de 45 mil euros (R$ 242 mil) para 27 mil euros (R$ 145 mil).

O Valencia havia apelado da decisão do Comitê de Competições da federação, que havia determinado o fechamento da tribuna Mario Kempes, de onde teriam começaram, no domingo (21), os insultos racistas contra o brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid.

Vinicius Junior fala com o árbitro De Burgos Bengoetxea durante a partida do Real Madrid contra o Valencia
Vinicius Junior fala com o árbitro De Burgos Bengoetxea durante a partida do Real Madrid contra o Valencia - Jose Jodan - 21.mai.23/AFP

A decisão da comissão afirma que a tipificação do caso foi correta e o que não foi feito o suficiente para impedir as ofensas. Porém, argumenta "que as medidas tomadas pelo clube durante a partida, para evitar o que aconteceu, não foram suficientemente tidas em conta" pela Comissão de Competição.

Desta forma, a comissão reduziu de cinco para três jogos o fechamento parcial do estádio Mestalla, que deve começar a ser aplicado neste domingo, na partida contra o Espanyol, pela penúltima rodada do campeonato.

Ataques racistas

Vinicius Junior acusou torcedores do Valencia de o chamarem de "macaco" —vídeos nas redes sociais mostram os cantos das arquibancadas. O episódio gerou discussão entre atletas das duas equipes e o brasileiro, mais tarde na partida, recebeu o cartão vermelho.

A comissão já havia anulado a expulsão.

Em decorrência dos incidentes, três homens, entre 18 e 21 anos, foram detidos pela polícia espanhola nesta terça-feira (23). Eles foram liberados horas depois.

Os ataques contra o jogador levaram a Procuradoria a abrir uma investigação por "crime de ódio", categoria penal que, na Espanha, inclui crimes racistas.

A Comissão Antiviolência, órgão vinculado ao Conselho Superior dos Esportes, anunciou que estava examinando as imagens disponíveis para identificar os autores dos insultos para e "propor as sanções correspondentes".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.