Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Seleção brasileira vai vestir preto na Espanha em protesto contra o racismo

Equipe vai deixar o amarelo de lado no primeiro tempo do amistoso contra Guiné

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez em sua história, a seleção brasileira vai usar um uniforme preto. Em protesto contra o racismo, a equipe vai vestir esta cor no amistoso contra Guiné, no próximo dia 17, em Barcelona.

A decisão faz parte das ações tomadas pela CBF após os casos de discriminação direcionados pela torcida espanhola contra Vinicius Junior, do Real Madrid, em jogos do Campeonato Espanhol. O atacante está convocado para a partida.

Vinicius Junior durante partida da seleção brasileira contra a Croácia, na Copa do Mundo do Qatar
Vinicius Junior durante partida da seleção brasileira contra a Croácia, na Copa do Mundo do Qatar - Nelson Almeida-9.dez.22/AFP

O protesto será apenas durante os primeiros 45 minutos. No segundo tempo, a seleção voltará a usar o tradicional amarelo.

Segundo o UOL, os jogadores de linha vão vestir um modelo desenhado pela Nike inicialmente para os goleiros. Após o jogo, as camisas serão enviadas para autoridades da política brasileira, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma delas, assinada pelos atletas, será leiloada, com o dinheiro doado para causas contra o racismo.

Três dias depois, em 20 de junho, o Brasil vai jogar contra Senegal, em Lisboa.

Vinicius Junior reclamou de ter sido insultado e chamado de "macaco" durante o jogo entre Real e Valencia, no mês passado, que chegou a ser interrompido pela arbitragem. EsSes ataques levaram a Procuradoria a abrir uma investigação por "crime de ódio", categoria penal que, na Espanha, inclui crimes raciais.

Desde 2021, ele já foi vítima de dez casos documentados de racismo no futebol espanhol.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.