Descrição de chapéu Folhajus

Daniel Alves irá a julgamento por estupro na Justiça espanhola

Ex-capitão da seleção brasileira pode pegar até 12 anos de prisão se for condenado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alfons Luna
Madri | AFP

O ex-jogador brasileiro Daniel Alves será julgado pelo suposto estupro de uma jovem em uma boate de Barcelona, crime pelo qual está preso desde janeiro.

Ainda não há data para este julgamento "das acusações pelas quais o processo sempre esteve aberto, é um crime de assédio sexual", disseram à AFP fontes do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.

Segundo a imprensa espanhola, o ex-capitão da seleção sairá da prisão na quarta-feira para ir ao tribunal de Barcelona, onde a juíza irá notificá-lo de sua decisão e lhe imporá o pagamento de 150 mil euros (R$ 784 mil na cotação atual).

O lateral brasileiro Daniel Alves
O lateral brasileiro Daniel Alves, em treino da seleção brasileira; jogador está preso há cinco meses - Lucas Figueiredo - 20.jul.21/CBF

Esse valor servirá para cobrir eventuais danos e prejuízos, mas não para sair em liberdade condicional, disseram essas fontes.

Deste modo, a juíza dará por finalizada a investigação do caso e será aberta a fase criminal para Daniel, que, sem circunstâncias agravantes, poderia ser condenado a até 12 anos de prisão.

Em 2 de janeiro, uma jovem denunciou que o jogador a teria estuprado no banheiro de uma boate de Barcelona no final de dezembro, depois de Daniel Alves ter disputado a Copa do Mundo do Qatar.

O atleta, que inicialmente negou conhecer a jovem, mudou de versão várias vezes e acabou admitindo que teve relações consensuais com ela, segundo fontes próximas ao caso.

A versão da mulher se manteve a mesma, e os magistrados da audiência de Barcelona recusaram diversos recursos dos advogados do ex-lateral-direito pedindo sua liberdade condicional, alegando que existia risco de fuga para o Brasil.

"Consciência tranquila"

Em uma entrevista publicada em junho pelo jornal catalão La Vanguardia, a primeira desde que foi preso, Daniel Alves disse que era inocente.

"Tenho a consciência muito tranquila do que ocorreu naquela madrugada no banheiro da boate Sutton. O que ocorreu e o que não ocorreu. E o que não ocorreu é que eu obriguei essa mulher a fazer nada do que fizemos", explicou o ex-jogador do São Paulo ao jornal na prisão em que se econtra, a aproximadamente 40 km de Barcelona.

"Não há nem uma só marca em seu corpo que explique essa violência com a qual ela disse que a movi no banheiro", defende-se o jogador, que afirma que as relações foram, a todo momento, consentidas pelos dois.

Na extensa conversa, o lateral-direito justificou suas diversas mudanças de versões sobre o ocorrido por medo de perder sua esposa.

Jogador que mais conquistou troféus na história, com 43 títulos, Daniel Alves viveu a fase mais gloriosa de sua carreira entre 2008 e 2016, quando ao lado de Messi, Xavi e Iniesta conquistou 23 troféus, mas também defendeu equipes como Juventus e Paris Saint-German.

O último clube do atleta no Brasil foi o São Paulo, onde jogou entre 2019 e 2021.

No Qatar, ele se tornou o jogador brasileiro mais velho a entrar em campo em um Mundial.

Sua última equipe, o Pumas do México, anunciou a sua saída em janeiro, quando estourou o escândalo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.