Primeiro dia da Copa do Mundo feminina tem tiros e ao menos três mortes

Segundo informações da polícia de Auckland, atirador invadiu prédio e fez duas vítimas antes de também morrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP

A quinta-feira (20) começou com um incidente grave em Auckland, na Nova Zelândia, cidade que recebe na noite da própria quinta a abertura da Copa do Mundo feminina. Tiros foram dados em uma área de construção na região central. A polícia ocupou ostensivamente as ruas, isolou a área e informou que houve ao menos três mortes.

De acordo com ela, a ocorrência se deu "após relatos de uma pessoa disparando uma arma de fogo […] na Queen Street, por volta das 7h22". "Podemos confirmar que duas pessoas morreram. O agressor também morreu", diz o comunicado inicial divulgado pela autoridade policial. Outras cinco pessoas ficaram feridas.

O texto afirma que "o infrator se deslocou pelo canteiro de obras e continuou a descarregar sua arma de fogo". "Ao chegar aos andares superiores do prédio, o homem se conteve, e nossa equipe tentou se comunicar com ele. Outros tiros foram disparados pelo homem, e ele foi localizado morto pouco tempo depois", relatou a polícia.

Policiais isolam área do incidente, no centro de Auckland - Nathan Frandino/Reuters

De acordo com uma das narrativas apresentadas pelos canais de TV locais, o atirador seria um operário demitido que apareceu na obra em que trabalhava.

"Esta situação terrível não poderia ter vindo em um momento pior, com o mundo olhando para nós. É terrível, especialmente porque nunca tivemos um incidente como este antes", afirmou o prefeito de Auckland, Wayne Brown, à emissora TVNZ, pedindo que as pessoas ficassem em casa e evitassem a região central.

O local da ocorrência fica bem perto de uma "Fifa Fan Zone", área para interação de torcedores do Mundial. Fica perto também do hotel em que está hospedada a seleção da Noruega, cujas jogadoras acordaram com barulho de helicópteros acionados para a operação policial. Nenhuma atleta, de acordo com as informações iniciais, sofreu lesões.

A primeira partida da Copa do Mundo está marcada para as 19h locais (4h de Brasília, madrugada brasileira de quinta), no Eden Park, em Auckland: Nova Zelândia x Noruega. Meia hora antes ocorre a cerimônia de abertura da competição.

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins, garantiu que a abertura está mantida conforme o previsto. A polícia disse que o ataque foi um "incidente isolado" e Hipkins enfatizou que não há ameaça à segurança nacional.

"Os moradores de Auckland e aqueles que assistem ao redor do mundo podem ter certeza de que a polícia neutralizou a ameaça e que não está procurando mais ninguém em relação ao incidente", disse o primeiro-ministro. "O governo conversou com os organizadores da Fifa e o torneio continuará", garantiu ele. "A segurança dos neozelandeses e a segurança de nossos visitantes são nossas prioridades".

Região central de Auckland foi tomada por carros de polícia - Nathan Frandino/Reuters

"O que ocorreu é compreensivelmente alarmante, e estamos assegurando ao público que este incidente foi contido e é um incidente isolado", disse a polícia neozelandesa em seu comunicado. "Também podemos informar que não se trata de um risco à segurança nacional. A polícia agora está a investigar o que aconteceu."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.