Copa do Mundo feminina terá VAR explicado e fiscal de comemoração; veja regras

Mudanças envolvem impedimento, comemorações e comportamento em pênaltis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rafael Capanema
Rio de Janeiro

A Copa do Mundo feminina de 2023, que começa nesta quinta-feira (20) na Nova Zelândia e na Austrália, será a primeira a seguir as novas regras da Ifab (International Football Association Board), órgão que regulamenta o futebol.

Há mudanças nos critérios de impedimento, em casos de invasão de campo e até uma alteração inspirada no comportamento do goleiro argentino Emiliano Martínez, que ganhou a edição de 2022 do torneio masculino.

Confira, abaixo, a explicação de cada uma das novas regras.

Invasão de campo durante gol

A primeira mudança é sobre invasão de campo durante um lance de gol.

Agora, o gol só deve ser anulado se o invasor fizer parte da equipe que o marcou (seja ele um reserva, um jogador expulso ou um membro da comissão técnica) ou se for um agente externo que interferiu na jogada.

Se o invasor fizer parte do time que tomou o gol ou se for um agente externo que não interferiu na jogada, o gol deve ser validado.

Poder para árbitros assistentes reservas

Antes, os árbitros assistentes reservas só podiam entrar no lugar de assistentes ou quartos árbitros que tivessem de ser substituídos.

Agora, eles também podem contribuir com a arbitragem na tomada de decisões caso tenham uma visão do lance mais clara que a dos colegas.

Comemorações de gol e acréscimos

A partir de agora, o árbitro pode considerar comemorações de gol muito longas como critério para definir os acréscimos ao tempo regulamentar.

Impedimento e "controle total"

Um atacante em posição de impedimento estará habilitado a seguir jogando se receber a bola de um adversário que tinha "controle total" dela.

Há uma exceção: se a bola for rebatida por um goleiro adversário e chegar para um jogador em posição de impedimento, o lance deve ser anulado.

Além disso, se a arbitragem entender que o defensor que tocou na bola não tinha "controle total" dela quando a passou para o adversário impedido, o impedimento será marcado.

Cartão vermelho por pênalti

Segundo a nova regra, o árbitro só deve expulsar um jogador que cometeu um pênalti se ele não tiver tentado disputar a bola em nenhum momento no lance.

Caso ele tenha buscado, mesmo que sem sucesso, parar o lance na bola, o árbitro deverá apenas aplicar o cartão amarelo, em vez de expulsá-lo.

Comportamento de goleiro durante pênalti

O objetivo desta mudança é evitar que os jogadores que vão bater pênaltis sofram distrações.

Agora, os goleiros devem ficar em cima da linha, de frente para o cobrador, sem realizar ações que possam desconcentrar o adversário —nem mesmo tocar na rede ou nas traves.

A regra foi alterada devido às provocações do goleiro da Argentina, Emiliano Martínez, durante disputas de pênaltis na Copa do Mundo de 2022.

Explicação das decisões do VAR

Os árbitros agora devem explicar aos torcedores as decisões do VAR (árbitro de vídeo) pelo telão, de forma sucinta, nos estádios que tiverem estrutura para isso.

As comunicações entre o árbitro de campo e seus assistentes na cabine do VAR continuam sendo confidenciais, mas a decisão final deve ser explicada ao público.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.