Descrição de chapéu canoagem

Isaquias Queiroz fica fora do pódio no Mundial de Canoagem e não garante vaga para Paris-24

Canoísta brasileiro, atual dono do ouro olímpico, ainda tem chance de ir às Olimpíadas e disputa outra final neste domingo (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O canoísta brasileiro Isaquias Queiroz , 29, terminou na sexta posição a final da prova C1 1000 masculina do Mundial de Canoagem de Velocidade, neste sábado (26), em Duisburg, na Alemanha, com um tempo de 3min48s860.

Com isso, não garantiu vaga para a Olimpíada de Paris-2024 —os cinco melhores colocados na prova se qualificam. Há ainda campeonatos continentais onde o brasileiro pode conquistar uma chance de disputar mais um pódio —detentor de quatro medalhas olímpicas, Isaquias tenta ir a Paris em busca de empatar ou superar os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, os únicos brasileiros com cinco.

Levaram o pódio tcheco Martin Fuksa, com 3min45s124; o romeno Catalin Chirila, com 3min45s958 e o alemão Sebastian Brendel com 3min46s581. Em quarto, ficou o polonês Wiktor Glazunow, com 3min46s605. À frente do brasileiro, o húngaro Balazs Adolf terminou a prova com 3min47s828.

Um homem pardo, vestindo uniforme do time brasileiro, rema ajoelhado numa canoa
O canoísta brasileiro durante a semifinal do Mundial de Canoagem de Velocidade, em Duisburg, na Alemanha - @canoagembrasil no X

O brasileiro iniciou a prova forte, concluindo a primeira parcial em terceiro, atrás de Balazs e Chirila. No entanto, logo perdeu ritmo, ficando mais atrás na marca dos 500 m e 250 m. Apesar de um esforço no último quarto, terminou 1s032 atrás do húngaro.

Isaquias já ganhou o Mundial outras sete vezes e soma 14 medalhas.

O atleta baiano voltou às raias ainda na manhã deste sábado (horário de Brasília) para as semifinais da categoria C2 500, ao lado de Jacky Godmann, também parceiro nas Olimpíadas de Tóquio.

O par ficou em sexto lugar em sua bateria e agora disputa a final B às 5h40 da manhã deste domingo (27). "Infelizmente a vaga não veio aqui, agora a gente vai se dedicar mais, vamos dar nosso máximo na Final B. Vamos ver o que a gente tem que fazer para classificar na seletiva, no Continental. O Lauro entende muito bem disso, ele conhece o treinamento, ele é o cara que me levou à medalha de ouro em Tóquio. Nosso treinador vai arrancar o nosso couro nesse um ano de treinamento, mas gente vai estar disposto a isso, a gente vai estar dando nosso melhor e treinar mais pesado ainda para ir à Olimpíada, agora o foco é a Olimpíada", disse Isaquias após a prova.

Na categoria C2 500, as oito equipes mais rápidas —são nove pares na final— também garantem vaga nos próximos Jogos Olímpicos. No total, são disputadas em Duisburg 162 cotas olímpicas de canoagem de velocidade e slalom.

As vagas olímpicas são atribuídas aos comitês olímpicos nacionais, e não aos atletas especificamente.

Na paracanoagem, o Brasil conquistou uma dobradinha no pódio com Fernando Rufino de Paulo e Igor Alex Tofalini em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria VL2 200. O americano Steven Haxon ficou com o bronze. Rufino é agora bicampeão na categoria e conquistou uma vaga para o Brasil nas Paraolimpíadas de Paris.

Rufino está sentado dentro da canoa, comemorando com os dois braços erguidos. Na mão esquerda ele segura o remo
Fernando Rufino de Paulo, após vencer a final da categoria VL2 200 da Copa do Mundo de paracanoagem, neste sábado (26), em Duisburg, na Alemanha - Douglas Melo

As provas de canoagem nas Olimpíadas acontecem de 6 a 10 de agosto de 2024, em Vaires-sur-Marne. As da paracanoagem serão disputadas em 28 de agosto a 8 de setembro do ano que vem.

Erramos: o texto foi alterado

Isaquias Queiroz tem 29, não 31 anos como afirmava versão anterior deste texto, e o Brasil garantiu uma vaga nas Paraolimpíadas de Paris, não duas. As informações foram corrigidas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.