Suécia elimina Estados Unidos nos pênaltis na Copa feminina

Derrota coroa o pior desempenho norte-americano na história do torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maior vencedora e atual bicampeã, a equipe dos Estados Unidos caiu na Copa do Mundo deste ano, na Austrália e Nova Zelândia. Nos pênaltis da partida deste domingo (6), foi derrotada pela Suécia por 5 a 4, após empate em 0 a 0 no tempo normal.

Esta é a pior campanha norte-americana na história do torneio. Campeã em 1991, 1999, 2015 e 2019, a seleção jamais havia sido eliminada antes das semifinais, tendo participado de nove Mundiais até então.

Jogadoras da Sueca comemoram a classificação sobre os Estados Unidos
Jogadoras da Sueca comemoram a classificação sobre os Estados Unidos - William West/AFP

A Suécia, vice em 2003 e que jamais conquistou o título, terá o Japão nas quartas de final, o que promete ser um dos melhores confrontos do torneio deste ano pela campanha das equipes até agora.

A partida no estádio Melbourne Rectangular teve momento dramático quando o VAR revisou a decisiva cobrança de pênalti da sueca Lia Hurtig, que ultrapassou a linha, apesar da goleira Alyssa Naeher ter conseguido desviar. Foi o lance que selou a classificação do time europeu.

Com vantagem por 3 a 2 na disputa, Sophia Smith teve a chance de dar a vitória aos Estados Unidos com a quinta cobrança, mas a desperdiçou. Megan Rapinoe, estrela norte-americana, também havia perdido, mas Bjorn e Blomqvist não conseguiram converter suas finalizações. Isso levou a disputa de pênaltis para o mata-mata.

Embora não tenha segurado nenhuma cobrança de pênalti, a goleira sueca Musovic foi considerada a responsável por garantir que a disputa contra os EUA não fosse resolvida no tempo normal de jogo. Ela foi eleita a melhor jogadora da partida, com pelo menos quatro defesas que impediram o time norte-americano de abrir o placar durante os primeiros 120 minutos de partida.

Já a norte-americana Megan Rapinoe, viveu uma despedida dolorida. A atacante entrou em campo no primeiro tempo da prorrogação e foi a primeira do time a perder na cobrança de pênaltis. Em meio à eliminação histórica, ela deixou o campo da última Copa de sua carreira chorando.

Agora, a Suécia, que ainda busca seu primeiro título mundial, avança para as quartas com disputa contra o Japão, um dos destaques da Copa. A partida acontece na madrugada de sexta-feira (11), às 4h30, em Auckland, na Nova Zelândia.

Na madrugada deste domingo (6) a Holanda venceu por 2 a 0 a África do Sul, no Allianz Stadium, em Sydney. Veja aqui como está a chave e quando são os próximos jogos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.