Descrição de chapéu tênis

Brasil triunfa nas duplas, derrota Dinamarca e ascende na Copa Davis

Vitória põe equipe na fase preliminar da primeira divisão do tradicional torneio em 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil precisou de apenas três partidas para definir seu triunfo no confronto melhor de cinco com a Dinamarca, qualificatório para a Copa Davis. Mesmo jogando em condições mais favoráveis ao adversário, que atuava em casa, a equipe verde-amarela de tênis deu sequência no sábado (16) aos bons resultados obtidos no dia anterior.

Na sexta, na quadra rápida e coberta de Hillerod, Thiago Monteiro havia surpreendido o talentoso Holger Rune, número quatro do mundo, por 2 sets a 1, e Thiago Wild havia derrotado August Holgrem em sets diretos. No sábado, o embate entre os países foi definido com vitória na disputa de duplas.

Rafael Matos (44º colocado no ranking de duplas) e Felipe Meligeni (631º) enfrentaram Johannes Ingildsen (569º) e Christian Sigsgaard (442º). Foi um jogo muito duro, de mais de três horas, com três parciais equilibradíssimas. Os brasileiros acabaram sobressaindo no momento decisivo e fizeram 2 sets a 1, com 6/7 (5/7), 7/5 e 7/6 (7/5).

A equipe do Brasil, após vitória sobre a Dinamarca na Copa Davis de tênis (16/9/23)
A equipe do Brasil, vitoriosa na Dinamarca - Reprodução/CBT/Davis Cup

Sem a necessidade da realização das cinco partidas, a organização deu ao público apenas mais um duelo, do tipo exibição, entre os reservas Elmer Moeller e Marcelo Demoliner. Moeller marcou o único ponto da Dinamarca, com um triunfo por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (6/8) e 10/4 (super tie break).

O resultado representa uma espécie de subida de divisão para o Brasil, classificado para a fase preliminar do grupo mundial da Copa Davis do ano que vem. Se vencer um adversário a ser definido, o time avançará às fases decisivas da tradicional competição de tênis entre países. Em suas melhores campanhas, em 1966, 1971, 1992 e 2000, o país foi até as semifinais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.