Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

COI suspende Comitê Olímpico Russo, que denuncia decisão 'política'

Entidade que comanda o esporte da Rússia deixa de ter financiamento do comitê internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mumbai (Índia) | AFP

O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou, nesta quinta-feira (12), a suspensão "com efeito imediato" do Comitê Olímpico Russo por ter colocado sob sua autoridade cinco organizações regionais ucranianas.

A decisão priva a instância russa, automaticamente, de financiamento do COI, mas não tem, por ora, consequências em uma eventual presença de atletas russos sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Esse tema em específico será debatido "no momento apropriado".

Para a entidade olímpica, trata-se de aplicar sanções à "violação", por parte da Rússia, da "integridade territorial" defendida pela Carta Olímpica, afirmou o porta-voz Mark Adams.

No dia 5 de outubro, o Comitê Olímpico Russo integrou, "unilateralmente", entre seus membros diversas organizações esportivas de províncias ucranianas do leste do país (Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia) ocupadas pelo Exército russo.

Mark Adams, do COI, anuncia a suspensão do comitê russo - Indranil Mukherjee/AFP

Após o anúncio do COI, o Comitê Olímpico Russo denunciou o que chamou de decisão "política" e "contraproducente" da mais alta entidade olímpica.

O governo ucraniano reagiu na sequência, celebrando a decisão.

"O esporte não pode estar separado da política quando um país terrorista comete um genocídio contra a Ucrânia e utiliza os esportistas como propaganda", declarou o chefe da administração presidencial ucraniana, Andriy Yermak.

O COI mantém sob sanção o esporte russo e belarusso desde que, no final de fevereiro de 2022, o Exército russo invadiu a Ucrânia. O ato foi considerado uma violação da trégua olímpica durante os Jogos de Inverno de Pequim 2022. Nesse sentido, recomendou-se às federações internacionais a proibição de todas as competições em território russo, assim como a presença de qualquer símbolo oficial da Rússia, seja o hino, seja a bandeira.

Já sua posição a respeito da participação de atletas russos e belarussos (estes por serem aliados de Moscou) em competições internacionais mudou. Passou da exclusão, em um primeiro momento, para a possibilidade de reingresso, decidida em março passado. As condições para essa participação são que isso ocorra em provas individuais, que os atletas compitam sob bandeira neutra e que não tenham apoiado "ativamente a guerra na Ucrânia".

Até o momento, o COI ainda não decidiu se os atletas dessas duas nacionalidades poderão participar dos Jogos de Paris, em 2024, ou dos Jogos de Inverno de Milão, dois anos depois.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.