Brasil vence Itália e se garante em Paris no vôlei masculino

Técnico Renan Dal Zotto pede demissão e torcedores pedem volta de Bernardinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em um jogo acirrado de cinco sets, a seleção masculina de vôlei do Brasil contou com o apoio da torcida no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para superar a Itália em partida decisiva para garantir presença nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Pela combinação de resultados no grupo do pré-olímpico, o vencedor do jogo deste domingo (8) seria quem garantiria antecipadamente a vaga nas Olimpíadas no ano que vem.

Assim que o jogo terminou, o técnico da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, pediu demissão do cargo. Ex-técnico e bicampeão olímpico Bernardinho, que assumiu coordenação da seleção em setembro, é lembrado nas redes para assumir o posto.

Darlan comemora ponto pela seleção contra Itália - Daniel Ramalho - 8.out.2023/AFP

As parciais da partida contra a Itália foram de 25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11. Com 19 pontos, o oposto Darlan Souza, 21, foi o maior pontuador da partida pelo Brasil.

Sensação da seleção no pré-olímpico, o jogador carioca terminou a competição como o sexto maior pontuador, com 112 pontos. Além de se destacar pela mira certeira, Darlan também ganhou os holofotes pela forma como comemora os pontos, fazendo movimentos de um personagem de "manga" (história em quadrinhos japonesa).

O jogo no Maracanãzinho repetiu a final dos Jogos Olímpicos no Rio-2016, quando o Brasil conquistou o tricampeonato olímpico contra os italianos. Também venceu em Barcelona-1992 e Atenas-2004

O Brasil se classificou em segundo no grupo do pré-olímpico, que foi liderado pela Alemanha.

Na campanha no pré-olímpico, o Brasil perdeu apenas da Alemanha, e ganhou de Irã, Qatar, República Tcheca, Ucrânia e Cuba. No grupo com oito países, apenas os dois melhores garantem vaga para Paris.

Nos dois outros grupos que foram disputados na China e no Japão, garantiram vaga nos Jogos de Paris as seleções dos Estados Unidos, Japão, Polônia e Canadá.

Torcedores pedem volta de Bernardinho

Dal Zotto estava no posto desde o início de 2017 e vinha sendo pressionado pelos últimos resultados da seleção, como a derrota para a Argentina na final do Sul-Americano e para a Polônia nas quartas de final da Liga das Nações.

Ele afirmou que precisava se recuperar de problemas de saúde. "Neste momento, vou estar me ausentando da seleção brasileira, não do voleibol", afirmou Dal Zotto em entrevista ao SporTV após a partida com a seleção italiana no pré-olímpico. Leia aqui sobre a classificação do Brasil para os Jogos.

O agora ex-treinador da seleção fez referência aos problemas de saúde que enfrentou durante a pandemia —ele ficou internado por 36 dias por complicações relacionadas à Covid-19 em 2021— e afirmou que precisava fazer uma pausa. "Preciso me reestabelecer, fisicamente, mentalmente", disse Dal Zotto na entrevista.

O nome do ex-técnico da seleção Bernardinho foi apontado nas redes sociais como um dos favoritos pelos torcedores para assumir o comando do time para a disputa dos Jogos de Paris.

Bicampeão olímpico com a seleção masculina, Bernardinho foi anunciado no início de setembro como coordenador técnico da seleção. Segundo a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), ele chegou para planejar o trabalho visando os Jogos de 2024, 2028 e 2032.

Bernardinho acumula as funções de coordenador da seleção com a de técnico do time de vôlei feminino Sesc Flamengo, que ocupa desde meados de 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.