Ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri será candidato a vice do Boca Juniors

Político comandou o clube por 12 anos e deve concorrer contra a atual gestão, que tem como integrante o ídolo Riquelme, seu desafeto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires | AFP

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri será candidato a vice-presidente do Boca Juniors nas próximas eleições do clube, em 2 de dezembro, anunciaram dirigentes opositores xeneizes nesta quarta-feira (8).

"Estamos conversando há algum tempo. Finalmente, ele decidiu me acompanhar na chapa", declarou Andrés Ibarra, candidato a presidente do Boca pela oposição, à Radio 10 de Buenos Aires.

Macri, de 64 anos, foi presidente do Boca Juniors durante 12 anos, entre 1995 e 2007, antes de entrar na política para ser duas vezes prefeito de Buenos Aires (2007-2015) e presidente da Argentina entre 2015 e 2019.

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri durante evento eleitoral; político foi presidente do Boca Juniors por 12 anos e pode voltar ao clube - Agustin Marcarian - 13.ago.23/Reuters

Durante a gestão de Macri, o Boca conquistou seis títulos nacionais –entre 1998 e 2006–, quatro Copas Libertadores (2000, 2001, 2003 e 2007) e dois Mundiais (2000 e 2003).

O anúncio da volta de Macri à política xeneize ocorre dias depois da derrota do time argentino para o Fluminense (2 a 1) na final da Libertadores, no Maracanã.

O Boca Juniors é presidido por Jorge Ameal, mas o futebol profissional é comandado pelo vice-presidente e ídolo do clube, Juan Román Riquelme, que não tem boa relação com Macri desde a época em que era jogador da equipe e o político era seu presidente.

Nos últimos dias, como dirigente político opositor ao governo do peronista Alberto Fernández, Macri vem apoiando ativamente a candidatura do ultradireitista Javier Milei à presidência da Argentina.

No segundo turno, que acontecerá em 19 de novembro, Milei vai enfrentar o ministro da Economia, Sergio Massa, amigo de longa data de Riquelme.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.