Torcedor argentino é agredido durante briga em Copacabana após final da Libertadores

Confusão começou depois do fim da partida; fãs do Boca que não foram ao estádio se concentravam no bairro da zona sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um torcedor argentino foi agredido durante uma briga em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, após a partida final da Taça Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors. A confusão aconteceu na altura da rua Santa Clara, pouco depois do término do jogo —no qual o time carioca foi o vencedor.

Segundo a Polícia Militar, o homem foi acusado por frequentadores de um bar de ter furtado o estabelecimento, o que deu início à briga. O torcedor foi socorrido pelos agentes. A ocorrência está em andamento e, até esta publicação, não havia informação de detidos.

A final da Libertadores foi no Maracanã, na zona norte do Rio. Os torcedores argentinos que não tinham ingresso para a partida, porém, se concentraram em Copacabana.

Torcedores argentinos choram
Torcedores do Boca Júnior choram em Copacabana, após derrota contra o Fluminense na final da Libertadores, jogada no Maracanã, Rio de Janeiro - Daniel Ramalho/AFP

Segundo balanço parcial da Polícia Militar, até o fim do jogo, a corporação foi acionada apenas para tumultos pontuais. Um deles foi na entrada do estádio, pouco antes do início da partida.

A confusão aconteceu na entrada E, destinada aos torcedores do Boca. A briga se deu entre torcedores e seguranças durante a chegada da torcida organizada La 12. O grupo carregava bandeiras e tambores quando começou o tumulto. Os policiais atiraram bombas de gás contra os argentinos.

O segundo tumulto, de acordo com a PM, foi uma briga entre torcedores do Fluminense e da equipe argentina, na estação de metrô da Central do Brasil, no centro da cidade. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram tricolores atirando bebidas e lixeiras contra os adversários.

Segundo a Polícia Militar, não houve prisões ou pessoas detidas durante os dois tumultos. A corporação informou que os agentes conseguiram dispersar os torcedores.

De acordo com o balanço da PM, até o momento cinco pessoas foram presas por estarem com crachás falsos para ver a final da Libertadores. Nos arredores do Maracanã, 15 homens foram detidos por estarem fazendo estacionamentos irregulares na região.

Já na noite de sexta-feira (3), véspera do jogo, três pessoas foram presas por venda ilegal de ingressos.

Neste sábado (4), a corporação reforçou o policiamento nos pontos de concentração de torcedores. São eles, além do Maracanã e de Copacabana, o Sambódromo e o Terreirão do Samba, ambos no centro, e a Praça Varnhagem, na Tijuca. Segundo a PM, não houve ocorrências nesses três pontos.

A Polícia Militar informou ainda que não houve registros de feridos desde a véspera do jogo até seu término.

Os últimos dias foram marcados por tensão no Rio de Janeiro. Apoiadores do Fluminense e do Boca entraram em confronto na praia de Copacabana, na quinta-feira (2).

Naquele dia, nove torcedores foram detidos em dois diferentes focos de confusão entre torcedores em Copacabana. Segundo a Polícia Militar, foram levados à delegacia sete argentinos e dois brasileiros. A mídia argentina divulgou um áudio em que um dos líderes da organizada La 12 convoca os torcedores do tricolor para uma briga.

Na sexta, a tensão entre as torcidas levou a Conmebol a convocar uma reunião com a presença de lideranças da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), da AFA (Associação do Futebol Argentino), do Fluminense e do Boca Juniors.

Os times divulgaram vídeos pedindo calma aos torcedores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.