Descrição de chapéu taekwondo

Brasileiro campeão do taekwondo no Pan é suspenso por doping e tem medalha cassada

Edival Pontes, o Netinho, ficará ausente das competições até fevereiro de 2024, segundo o COB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O lutador brasileiro Edival Pontes, 26, conhecido como Netinho, foi suspenso por doping. Com isso, teve cassada a medalha de ouro no taekwondo por equipes conquistada no Pan de Santiago, em outubro.

A notícia foi publicada pela coluna "Olhar Olímpico", do UOL, e confirmada à Folha pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) em nota. De acordo com a entidade, o atleta paraibano ficará fora das competições até fevereiro de 2024.

Edival Pontes, o Netinho, após vitória na final do torneio masculino de taekwondo do Pan-2023.
Edival Pontes, o Netinho, após vitória na final do torneio masculino de taekwondo do Pan-2023. - Guillermo Salgado Sanchez / AFP

Em um primeiro momento, o comitê afirmou que o Brasil iria manter a conquista por equipes no Pan e apenas o atleta suspenso perderia a medalha de ouro.

"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que o atleta Edival Pontes, o Netinho, recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas. O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua [medalha] cassada", disse em comunicado.

Nesta quinta-feira (28), porém, o COB recuou e informou que a decisão ainda será tomada pela PanAm Sports (Organização Desportiva Pan-Americana), que ainda não se manifestou. Em competições coletivas, como nos revezamentos da natação e do atletismo, é comum que a participação de toda a equipe seja invalidada em caso de suspensão de um dos integrantes.

"A PanAm Sports tem a prerrogativa acerca da decisão a respeito da distribuição de medalhas dos Jogos Pan-americanos. O COB aguarda posicionamento da entidade para avaliar como irá proceder", acrescentou o comitê.

A World Taekwondo (federação internacional do esporte) não informou detalhes, como a substância encontrada no exame do atleta, mas adicionou um alerta de suspensão ao lado do nome dele no site em que divulga os rankings da modalidade.

Netinho é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial. Ele ocupa a oitava posição entre os homens na categoria 68 kg, sendo que apenas os cinco melhores se garantem automaticamente nos Jogos Olímpicos sem a necessidade de passar pelos torneios continentais classificatórios.

"A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024", completa a nota do COB.

Netinho foi vice-campeão mundial no ano passado na categoria 74 kg, que não integra o programa dos Jogos. Em setembro deste ano, o brasileiro conquistou a medalha de prata no Grand Prix de Paris na categoria 68kg, tendo sido derrotado na final pelo uzbeque Ulugbek Rashitov, atual campeão olímpico.

No Pan de Santiago, Netinho fez parte da equipe que venceu o Chile por 48 a 16 na decisão masculina, ao lado de Paulo Melo e Maicon Andrade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.