Descrição de chapéu Futebol Internacional

Jürgen Klopp anuncia saída do Liverpool ao final da temporada

Técnico alemão afirma estar 'ficando sem energia' ao justificar decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Simon Jennings Trevor Stynes Mitch Phillips
Reuters

Jürgen Klopp surpreendeu o mundo do futebol nesta sexta-feira (26) ao anunciar que deixará o cargo de técnico do Liverpool ao final da temporada. Após mais de oito anos de grande sucesso no comando do time, disse estar ficando sem energia.

O alemão, que levou o Liverpool à final da Copa da Liga Inglesa na quarta-feira (24) e é muito popular entre os torcedores, informou à direção do clube em novembro que encerraria sua estadia de oito anos e meio em Anfield após esta temporada. Os assistentes técnicos Pepijn Lijnders e Peter Krawietz também estão deixando o clube.

"É que eu estou, como posso dizer, ficando sem energia", disse Klopp, 56, em declaração em vídeo divulgada pelo próprio Liverpool. "Eu entendo que é um choque para muitas pessoas neste momento, quando você ouve isso pela primeira vez, mas obviamente posso explicar —ou pelo menos tentar explicar."

"Eu amo absolutamente tudo sobre este clube, amo tudo sobre a cidade, amo tudo sobre nossos torcedores, amo a equipe, amo a equipe técnica. Mas o fato de eu ainda tomar essa decisão mostra que estou convencido de que é a decisão que tenho que tomar", acrescentou.

Jürgen Klopp saúda a torcida do Liverpool em Anfield - Oli Scarff - 20.dez.2023/AFP

"Não tenho problema agora. Obviamente, eu já sabia havia mais tempo que teria que anunciar isso em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Sei que não posso fazer o trabalho repetidamente, repetidamente, repetidamente, repetidamente."

O alemão se juntou ao Liverpool em outubro de 2015 e conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Inglês, o Mundial de Clubes, a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra e a Supercopa da Europa.

"De acordo com os desejos expressos de Jürgen, guardaremos as maiores homenagens para um momento mais apropriado. No entanto, seríamos negligentes se não aproveitássemos esta oportunidade para reafirmar que sua contratação continua sendo uma das maiores bênçãos de nosso tempo como proprietários", disse Mike Gordon, presidente do Fenway Sports Group, controlador do Liverpool.

"As incríveis conquistas falam por si mesmas, assim como a alegria que Jürgen e sua equipe nos trouxeram."

Após uma série de grandes conquistas, a última temporada foi relativamente ruim, com um quinto lugar no Inglês, mas o time voltou ao seu melhor na atual campanha e lidera a classificação.

"Para mim, foi superimportante ajudar a colocar essa equipe de volta nos trilhos", disse Klopp em relação às dificuldades da temporada passada. "Não é o que eu quero fazer, é apenas o que eu acho que é 100% certo", afirmou, voltando a justificar sua saída.

O amor que Klopp tem pelo clube e pelos torcedores significa que, apesar de não saber o que o futuro reserva, pode lhes fazer uma promessa a eles.

"O que eu sei com certeza é que nunca, jamais, vou treinar um clube diferente na Inglaterra além do Liverpool", assegurou. "Isso não é possível. Meu amor por este clube, meu respeito pelas pessoas, é muito grande. Eu não poderia. Eu não poderia nem por um segundo pensar nisso. Não há chance."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.