Zagallo é homenageado em festa de premiação da Fifa

Cerimônia lembrou também Bobby Charlton e Franz Beckenbauer, outros que morreram recentemente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cerimônia de premiação The Best, da Fifa (Federação Internacional de Futebol), prestou homenagens a Mario Jorge Lobo Zagallo, único tetracampeão mundial, que morreu no dia 5 de janeiro, aos 92 anos.

Zagallo foi campeão como jogador em 1958 e 1962, como técnico, em 1970, e como auxiliar técnico, em 1994. Ele também foi vice-campeão mundial em 1998, quando a seleção brasileira perdeu a final para a França, na casa do adversário.

"Minha paixão pela seleção brasileira começou antes de ser jogador ou técnico do Brasil", afirmou Zagallo, em declaração reproduzida no telão durante a cerimônia de premiação.

Bobby Charlton, Zagallo e Beckenbauer foram homenageados - Adrian Dennis/AFP

Segundo ele, a relação de amor com a seleção brasileira teve início quando ainda acompanhava as obras de construção do Maracanã, no final dos anos 1940.

"O Zagallo escreveu uma história que dificilmente será repetida", afirmou o ex-atacante Ronaldo, entrevistado na cerimônia de premiação da Fifa, em Londres.

"Zagallo deixou o legado de uma paixão pelo futebol, de um amor pela seleção brasileira que é difícil para a gente copiar e levar adiante", disse o campeão do mundo com o Brasil em 1994 e 2002. "Aprendi com ele a amar e a respeitar nossa camisa da seleção brasileira", acrescentou Ronaldo.

O inglês Bobby Charlton, campeão do mundo em 1966, que morreu em outubro de 2023, e o alemão Franz Beckenbauer, campeão mundial em 1974 (como jogador) e em 1990 (como técnico) que morreu no dia 8 de janeiro, também foram homenageados pela Fifa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.