Descrição de chapéu atletismo

Após pista ser destruída, governo de SP cancela locação do estádio do Ibirapuera para corrida de carros

Confederação de atletismo e campeão olímpico criticaram evento no local; gestão promete reforma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera; pista de atletismo foi destruída para receber corrida de carros 'drift' Rubens Cavallari - 14.fev.2024/Folhapress

São Paulo

Após receber uma série de críticas, o governo de São Paulo voltou atrás e rescindiu o contrato de locação do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, que sediaria um evento de corrida de carros no início de março.

Um dos principais palcos da história do atletismo brasileiro, a pista do estádio foi destruída nos últimos dias para a realização de uma prova de automobilismo no local.

No dia 9 de março, estava prevista a primeira etapa da Ultimate Drift, corrida de carros na qual os pilotos guiam os carros de modo a deslizar com a parte traseira nas curvas.

Restos do material que compunha a pista de atletismo do estádio Ícaro de Castro Mello, após a retirada do material pela Ultimate Drift
Restos do material que compunha a pista de atletismo do estádio Ícaro de Castro Mello, após a retirada do material pela Ultimate Drift - Rubens Cavallari - 14.fev.2024/Folhapress

"A Secretaria de Esportes cancelou o contrato de locação do Estádio Ícaro de Castro Mello para o evento automobilístico previsto para 9 de março", informou a pasta por meio de nota publicada no início da noite desta quarta-feira (14).

O anúncio veio somente após a destruição da pista de atletismo já ter sido realizada pela Ultimate Drift. A rescisão foi decidida depois de reuniões entre a secretaria e a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e a FPA (Federação Paulista de Atletismo) na tarde desta quarta-feira.

"A pasta reitera seu compromisso com a reforma do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães [onde está localizado o estádio] e destaca que as tratativas para este fim com o Iphan e demais órgãos estaduais estão em andamento", disse a secretaria, acrescentando que a revitalização da pista de atletismo é prioridade desse projeto, uma "vez que a modalidade é e continuará sendo protagonista desse equipamento público."

A CBAt divulgou uma nota mais cedo em que dizia estar preocupada com as obras e a utilização do espaço para uma corrida automobilística.

"A CBAt vem a público para informar sua imensa indignação por ver o templo do atletismo paulista, que recebeu competições internacionais importantíssimas deteriorada, e, talvez, destruída", disse a confederação.

Segundo o presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, ao entrar em contato com a Secretaria de Esportes, foi informado que os trabalhos em andamento facilitariam uma futura reforma do local.

"Confesso que temos uma preocupação enorme pela estrutura, e, principalmente, pelo histórico. Quando mudamos a função da pista isso acaba por distanciar o propósito", disse Campos.

Campeão olímpico nos 800 metros nos Jogos de Los Angeles-1984, Joaquim Cruz também manifestou sua contrariedade em relação à destruição da pista. "A base da pista de atletismo do Ibirapuera não foi construída para suportar eventos de corridas automobilísticas e terá um custo mais elevado para a sua restauração", escreveu Cruz.

"Lamentamos ver mais um templo do atletismo brasileiro sendo transformado para outros fins, sem considerar sua importância histórica e estratégica para desenvolvimento da modalidade", disse também por meio de nota a Comissão de Atletas da CBAt.

A própria Ultimate Drift publicou um vídeo em suas redes sociais com imagens da pista do Ibirapuera sendo retirada.

A publicação recebeu uma série de críticas de pessoas contrárias ao evento no local, e respondeu. "O piso estava destruído e há anos impossibilitava a realização de atletismo. A Ultimate Drift está custeando toda retirada do piso danificado e regularização do piso de baixo, o que acreditamos que, de imediato, já possibilitará a volta da prática de atletismo recreativo e adianta parte do processo de restauração", escreveu a empresa em resposta a um comentário que classificava a ação como "absurda".

Procurada pela Folha, a empresa não retornou aos pedidos de comentário até a publicação da matéria.

Já a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) disse, antes do anúncio da rescisão do contrato, que a reforma no local se fazia necessária devido à deterioração da pista, e que a destruição em andamento pela Ultimate Drift era uma etapa obrigatória no processo, que está sendo realizada sem custos aos cofres públicos.

Inaugurado em 1974, o estádio foi batizado em homenagem ao arquiteto responsável pelo projeto do ginásio do Ibirapuera e outros modais esportivos, como o estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e o Mané Garrincha, em Brasília.

Natural de São Vicente, no litoral paulista, Ícaro de Castro Mello (1913-1986) chegou a ser campeão sul-americano no salto em altura e salto com vara e participou dos Jogos de 1936, em Berlim. O estádio que leva seu nome tem capacidade para cerca de 13 mil pessoas nas arquibancadas e já recebeu partidas do Campeonato Brasileiro de futebol e shows de artistas como Elton John e Black Sabbath.

Desde então, ela servia principalmente como centro de treinamento para atletas profissionais, mas vinha sem utilização desde o fechamento ocasionado pela pandemia de covid-19, em meados de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.