Descrição de chapéu atletismo

Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morre em acidente de carro

Queniano estabeleceu o recorde mundial (2 horas e 35 segundos) na Maratona de Chicago

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nairobi (Quênia) | AFP

O recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum, 24, e seu treinador Gervais Hakizimana morreram em um acidente de carro no oeste do Quênia que também deixou um terceiro passageiro ferido, informou a polícia local neste domingo (11).

As autoridades indicaram que o veículo transportava três pessoas e duas morreram no local do acidente, enquanto a terceira foi levada ao hospital. "Os dois [falecidos] são Kiptum e o seu treinador", disse Peter Mulinge, comandante da polícia do condado de Elegeyo Marakwet, no oeste do Quénia.

"Era Kiptum quem dirigia em direção a Eldoret quando perdeu o controle (...) matando dois ocupantes no local. Uma passageira ficou ferida e foi levada às pressas para o hospital", acrescentou Mulinge.

Kiptum, que estabeleceu o recorde mundial (2 horas e 35 segundos) na Maratona de Chicago em outubro passado, estava em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

Kelvin Kiptum, queniano recordista mundial da maratona
Kelvin Kiptum, queniano recordista mundial da maratona - Justin Tallis - 11.fev.24/AFP

Essa marca de Kiptum foi a terceira vez que foi estabelecido como recorde mundial masculino em Chicago, e a primeira desde 1999, quando o marroquino Khalid Khannouchi o fez.

Sebastian Coe, presidente da World Athletics, disse que ficou "chocado e triste ao saber desta perda devastadora".

"Em nome da World Athletics, enviamos as nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos, colegas e ao Quénia", disse Coe num comunicado.

"Um atleta incrível deixa um legado incrível, sua falta será muito sentida."

A World Athletics indicou que desde outubro passado não voltava a competir, mas que iria participar na maratona de Roterdão em abril, onde esperava tornar-se o primeiro homem a ultrapassar a marca das duas horas naquela competição.

O técnico Hakizimana, natural de Ruanda, foi um corredor que treinou durante anos no Quênia, onde conheceu Kiptum na cidade de Chepkorio.

A morte prematura de Kiptum lembra a de outro grande maratonista queniano, Samuel Wanjiru, que também perdeu a vida aos 24 anos.

Wanjiru, campeão olímpico em 2008 em Pequim, morreu em 2011 após cair de uma varanda.

O recorde mundial anterior de distância máxima era detido pelo compatriota queniano Eliud Kipchoge, com 34 segundos a mais que Kiptum.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.