Descrição de chapéu Futebol

Dorival começa missão de reerguer seleção diante de Inglaterra embalada

Brasil sofre com desfalques e conta com formação de defesa inédita para segurar poderoso ataque inglês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres

O treinador Dorival Júnior estreia no comando da seleção brasileira neste sábado (23), em partida amistosa contra a Inglaterra de Gareth Southgate.

O confronto opõe uma seleção inglesa com trabalho de longo prazo, iniciado há oito anos, contra um Brasil que ainda busca se encontrar após a Copa do Mundo de 2022.

Os brasileiros chegam ao Wembley com um retrospecto negativo no pós-copa. Foram derrotados pela Argentina (1 a 0), Colômbia (2 a 1), Uruguai (2 a 0), Senegal (4 a 2) e Marrocos (2 a 1).

A seleção só conseguiu vitórias contra Guiné (4 a 1), Bolívia (5 a 1) e Peru (1 a 0), além de um empate em 1 a 1 contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

Dorival assumiu o comando após a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deixar a seleção brasileira mais de um ano sem um treinador efetivo.

 Dorival Júnior comanda treino da seleção brasileira no CT do Arsenal em St Albans
Dorival Júnior comanda treino da seleção brasileira no CT do Arsenal em St Albans - Rafael Ribeiro - 20.mar.24/CBF

Fernando Diniz ficou no cargo se forma provisória enquanto os dirigentes da CBF negociavam a contratação do treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti.

Com anúncios e recuos dos cartolas brasileiros –e até um afastamento temporário do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, do cargo por decisão judicial–, o técnico italiano acabou renovando o contrato com o clube merengue. Dorival surgiu como um plano B após bons trabalhos recentes pelo Flamengo e São Paulo.

Já a Inglaterra venceu oito dos dez jogos após a Copa do Mundo de 2022 –resultados que classificaram os ingleses para a Eurocopa deste ano.

Na beira do campo, Gareth Southgate acumula experiência de oito anos à frente da seleção inglesa. Mesmo sem exitosas campanhas nas duas Copas do Mundo que disputou como treinador, o ex-zagueiro mantém a confiança dos dirigentes para seguir um trabalho de longo prazo.

O último confronto entre as duas seleções terminou em empate sem gols, em novembro de 2017, no mesmo Wembley que brasileiros e ingleses voltam a pisar neste sábado.

Os times titulares mudaram bastante de lá para cá —no caso do Brasil, muito por causa de lesões. Só o volante Casemiro dos 11 iniciais de 2017 foi convocado por Dorival para a partida, mas acabou cortado após se lesionar.

"Acabamos de receber um relatório do dr. Rodrigo Lasmar. De uma pré-relação feita pela comissão técnica da seleção brasileira com 50 nomes, 13 deles já estavam afastados por lesão em seus clubes. Infelizmente, perdemos também o Casemiro. Sendo assim, Pepê, do Porto, um atacante de origem e hoje atuando como meia, está convocado", disse Dorival no último sábado (16).

Já Southgate mantém cinco dos 11 titulares na atual convocação: Marcus Rashford, Harry Maguire, John Stones, Joe Gomez e Kyle Walker.

A partida amistosa entre Brasil e Inglaterra traz ao cenário novos protagonistas e coloca frente a frente jogadores que têm criado rivalidades nos principais torneios da Europa.

Vinicius Júnior é o principal jogador brasileiro em atividade. Será a primeira vez que ele enfrenta Jude Bellingham desde que ambos passaram a formar uma das duplas mais letais do futebol Europeu, no Real Madrid.

"Quando ele [Vinicius Júnior] joga dessa forma e com essa atitude, ele é o melhor do mundo, na minha opinião [...]. Bellingham é o segundo, depois vem Rodrygo, Valverde, Camavinga", disse Ancelotti, em fevereiro, após o Real Madrid vencer o Girona por 4 a 0, com três gols da dupla Vini e Bellingham.

Se com Bellingham Vinicius tem melhorado o desempenho, contra o lateral direito Kyle Walker o ponta esquerdo brasileiro tem encontrado dificuldade nos confrontos recentes da Champions League.

O Brasil ainda precisa lidar com contratempos na linha defensiva. Foram convocados laterais com pouca experiência com a camisa brasileira, como Ayrton Lucas, Wendell e Yan Couto.

Na zaga são três estreantes: Beraldo, Fabrício Bruno e Murilo. Só Bremer, da Juventus, já disputou partidas pela seleção principal.

Os goleiros Bento (Athetico-PR), Léo Jardim (Vasco) e Rafael (São Paulo) também não costumam aparecer nas convocações do Brasil. Eles surgem como alternativa para as ausências de Ederson (Manchester City) e Alisson (Liverpool), machucados.

A defesa desfalcada tentará conter o ataque inglês que conta com jogadores em bom momento, como Phil Foden (Manchester City), Bukayo Saka (Arsenal) e Harry Kane (Bayern de Munique).

O Brasil enfrenta a Inglaterra no sábado, às 16h (horário de Brasília), em amistoso no estádio de Wembley, em Londres. Depois da partida, a seleção embarca para Madri para enfrentar a Espanha, na terça (26), no Santiago Bernabéu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.