Santos despacha o Bragantino e volta à final do Paulista após oito anos

Time da Baixada Santista espera agora o vencedor do duelo entre Palmeiras e Novorizontino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de três edições consecutivas em que acabou eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista, o Santos se tornou nesta quarta-feira (27) o primeiro clube classificado para a final da edição deste ano. O clube não avançava até a decisão desde 2016, quando foi campeão.

A equipe da Baixada Santista superou o Red Bull Bragantino na semifinal, com vitória por 3 a 1, em partida disputada na Neo Química Arena, em Itaquera, onde o clube alvinegro atuou como o mandante e teve um público de 44.804 pessoas.

A vitória da equipe de Fábio Carille foi encaminhada já na primeira etapa, quando os alvinegros abriram vantagem de 2 a 0, com gols de Joaquim Henrique, aos oito minutos, e Guilherme, perto dos acréscimos, aos 45.

Joaquim comemora gol pelo Santos em partida contra o Red Bull Bragantino
Joaquim comemora gol pelo Santos em partida contra o Red Bull Bragantino - Jhony Inacio/Ag. Enquadrar/Ag. O Globo

Depois do intervalo, o ex-santista Eduardo Sasha descontou aos seis minutos, mas Giuliano marcou aos 18 e freou as possibilidades de reação da equipe de Bragança Paulista. Antes do fim, o time da Vila ainda teve um jogador expulso, quando o lateral Hayner levou cartão vermelho aos 38 minutos por uma falta em Talisson.

Agora, o Santos vai esperar o vencedor do confronto entre Palmeiras e Novorizontino. O duelo será nesta quinta-feira (28), às 21h35, no Allianz Parque.

Além de coroar a boa campanha na competição estadual, a vaga na decisão pode representar um marco importante na busca santista por uma necessária reestruturação. O clube iniciou o ano pressionado por ter sido rebaixado no Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história em 2023 e justamente por causa disso encarava o Paulista como uma espécie de laboratório para reformular seu elenco.

O desempenho ao longo do torneio, contudo, fez a equipe de Carille passar a almejar objetivos maiores e a disputa pelo título passou a ser uma meta alcançável, algo que ficou bem distante da realidade do clube em 2021, 2022 e 2023, quando nem da fase de grupos a equipe passou —com 25 pontos, o Santos teve a segunda melhor campanha da primeira fase, só atrás do Palmeiras, que fez 28.

Foi no certame estadual, aliás, que o clube da Baixada viveu sua última alegria, em 2016, quando conquistou o título após superar o Audax na decisão. Depois disso, o Santos passou a amargar um jejum de troféus. Com a classificação para a final deste ano, a torcida espera que essa seca esteja perto do fim.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.