Descrição de chapéu Caso Robinho

Se comprovado o crime, Robinho tem de ser penalizado, afirma Dorival

Técnico chegou a trabalhar com o ex-jogador no Santos em 2010; ex-atleta foi condenado em todas as instâncias e caso foi encerrado na Justiça italiana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O técnico da seleção brasileira Dorival Junior afirmou nesta sexta-feira (22) que ex-jogadores que tenham cometido crimes devem ser punidos de acordo com a lei.

"Se houve realmente e comprovado algum tipo de crime, ele tem que ser penalizado, por mais que doa no meu coração falar isso a respeito de uma pessoa com quem eu sempre tive um convício excepcional", afirmou o treinador em referência ao ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, preso nesta quinta-feira (21) em Santos para cumprir a pena de nove anos de prisão a qual foi sentenciado pela participação em um estupro coletivo contra uma jovem de origem albanesa em uma boate de Milão em 2013.

Dorival treinou Robinho no Santos em 2010, tendo conquistado juntos o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil naquele ano.

Ele classificou Robinho como uma "pessoa fantástica" e um profissional "acima da média", mas ressaltou que, no momento, seu pensamento está voltado para as famílias das pessoas envolvidas, assim como às vítimas dos crimes cometidos.

Dorival Junior durante coletiva de imprensa - Paul Childs - 22.mar.2024/Action Images via Reuters

"Eu sei o quão doloroso deva ter sido a cada uma delas que passam e passaram por um momento como esse", afirmou Dorival.

"Eu não desejo isso a ninguém, sinto por todos, sinto por tudo que passarão a partir de então em suas vidas, todos os que estão envolvidos, o que posso fazer é ajudá-los em orações", disse o treinador.

Ele afirmou ainda que milhares de casos de violência sexual contra as mulheres acontecem rotineiramente e que a sociedade, infelizmente, se omite na grande maioria das vezes.

"Nós precisamos penalizar também esses casos que não são expostos e que acontecem com muita frequência", afirmou Dorival, que disse se sentir na obrigação de se manifestar a respeito no papel de técnico da seleção brasileira.

Ministério do Esporte condena violência sexual

Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), o Ministério do Esporte expressou "repúdio absoluto à violência sexual", citando os casos envolvendo os ex-jogadores de futebol Robinho e Daniel Alves

"São extremamente lamentáveis, inadmissíveis e imperdoáveis", apontou o ministério.

A pasta também afirmou no texto que "diante da gravidade dos crimes cometidos, a condenação dos envolvidos é um passo importante, proporcionando alguma forma de justiça às vítimas".

O ministério defendeu, ainda, que a justiça deve ser aplicada de forma rigorosa e imparcial, garantindo que os culpados sejam responsabilizados por seus atos, sem concessões.

"O esporte deve ser um ambiente seguro e inclusivo, especialmente para as mulheres. Educação, conscientização e políticas eficazes são essenciais para garantir este espaço acolhedor para todos."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.