Descrição de chapéu racismo Futebol

Federação Francesa denunciará cantos racistas de jogadores argentinos à Fifa

Atletas da Argentina teriam feito referências à origem de jogadores da França durante comemoração da Copa América

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A Federação Francesa de Futebol (FFF) vai levar à Fifa o vídeo que circula nas redes sociais no qual jogadores da seleção argentina entoam um canto racista aos atletas da França, disse à AFP uma fonte próxima da entidade nesta terça-feira (16).

Desde segunda-feira, circula nas redes sociais um vídeo em que vários jogadores argentinos são vistos comemorando a vitória na Copa América e entoando cantos racistas aos 'Bleus'.

"Jogam pela França mas vêm de Angola (...), seu pai é cambojano, mas seu passaporte é francês", cantam os jogadores em um vídeo no Instagram de Enzo Fernández, filmado no ônibus da seleção argentina após a vitória sobre a Colômbia (1-0) na final da Copa América em Miami.

Imagem de uma equipe de futebol comemorando a vitória do campeonato de 2024. Os jogadores estão vestidos com uniformes listrados em azul e branco e posam juntos em frente a um arco decorativo que diz 'CAMPEÓN 2024'. Há uma multidão ao fundo, celebrando a conquista.
Seleção argentina celebra título da Copa América, após vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, nos EUA - Charly Triballeau - 15.jul.24/AFP

Estas músicas já haviam sido cantadas por torcedores argentinos após a final da Copa do Mundo do Qatar-2022, vencida pela Argentina contra a França.

As imagens foram transmitidas ao vivo do Catar por uma rede de televisão argentina, que interrompeu a transmissão quando o jornalista que entrevistava um grupo percebeu o conteúdo da música que entoavam.

O canto faz referência à origem de alguns jogadores franceses, entre eles Kylian Mbappé, além de conter insultos homofóbicos.

Segundo a fonte próxima à equipe francesa, a FFF escreverá à Federação Argentina e irá à Fifa, com possibilidade de adotar outras ações.

A instituição também apresentou queixa por declarações racistas nas redes sociais, bem como o SOS Racismo, disse a fonte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.