Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Reforma agrária

MST inicia mobilização por assentamento de 150 mil com invasões em dez Estados
Mais resultados: Anteriores 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Próximos
Comentários dos leitores
Quanto ao TRATORZINHO AMARELO...é só perguntar: Qual é o maior interessado com aquela ação? Pronto você encontrará o criminoso! Hehehehe...PIG 4 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 12/10/2009 19h03
Alcides Emanuelli (2014) 12/10/2009 19h03
Devem ser infiltrados os onze que já foram pegos com a mão na butija, ou melhor com as mãos nas armas que usaram ou ferramentas usadas para a destruição.
Como eles sabiam que a fazenda pode não ser da Cutrale, quem vazou essas informações, são perguntras que devem ser feitas, quem está incitando a guerra no campo, com que direito eles podem invadir se as terras invadidas está sendo discutida na justiça de quem são deles tambem não são!
São tantas as perguntas que devem ser feitas e questionadas que não há duvidas que o governo incita desordeiros a destruir com produção, empregos e a construição social e economica de uma Nação.
Essa do seu Stadile dizer que ele não permite a monocultura da laranja, porque não traz o alimento para a mesa do pobre deve ser uma piada.
Quem ele é para impor seus interesses, o Brasil tomou um rumo estranho onde a democracia não faz mais parte do sistema da Nação, hoje o sistema e totalitário, uma Oligarquia de alguns partidos politicos e de grupos que visam previlégios e o poder.
Esses grupos de corretores imobiliarios Rurais, estão em busca de cadastramentos de terras para poderem negociar e tirar um bom dinheiro com o resultados de seus negocios.
Assim eles vão destruindo uma Nação chama Brasil.
8 opiniões
avalie fechar
Esses papos do lula e do stebile é coisa para inglês ver. É tudo combinado. É assim: com o dinheirão que você me deu, vou lá invadir e arrebentar como você deseja. Depois você me critica e eu dou uma respostazinha e tudo está pronto. Aí você bota mais dinheiro nas nossas contas e nós todos vamos vivendo sem trabalhar.". É tudo combinado. 1 opinião
avalie fechar
"Marcelo Torniziello Braz da Silva (1) 12/10/2009 14h50
O movimento MST já perdeu sua legitimidade há muito tempo, tornando-se um empreendimento lucrativo para poucos contando inclusive com recursos financeiros públicos."
Resolvi comentar esse POST, por que fiquei um pouco angustiado com o que li...o MST, nunca perderá sua legitimidade, pois essa dívida não vem de hoje, ela é histórica...é só olhar pra história do Brasil que verás que esse resgate já passou da hora de acontecer.
"famílias que viviam por gerações em algumas localidades do Brasil, foram expulsa por grileiros e seus capangas...isso mesmo, chegava um cara com um papel amarelado falando que aquilo ali era a escritura das terras, e aquela família tinha 24 horas para sair de suas terras...isso com um monte de jagunços acobertando, aqueles que não saiam, eles matavam, e queimavam junto com suas casa"...isso é história, que a história não relata"
Leia o contexto histórico da revolta de CANUDOS...leia também alguma coisa sobre os ribeirinho da região do Pará...Cara acorda...desse sono profundo...
5 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 12/10/2009 15h51
Alcides Emanuelli (2014) 12/10/2009 15h51
O seu Cassio, insiste em colocar suas imposiões porque ele não acredita na verdade, na honestida, nas necessidades sociais de uma Nação, onde são assassinados mais de 40.000 brasileiros por ano.
É seu Cassio não é só o Sr. que não exerga isso e seu Cassio a 10 anos atrás não morriam a metade e hoje já estamos perto dos 50.000 brasileiros assassinados por ano.
Uma pergunta que se faz é porque o governo federal que é o responsavel não faz nada para minimizar isso tudo.
Brizola tinha começado e disse que levaria 20 anos para a solução com esse mal que nos atinge que é a violencia.
Ele tinha feito um pacto com os donos dos morros para eles não descerem que ele não subiria e por outro lado começou de imediato a socialização de nosso sistema humano com a Educação em tempo integral, onde a criança era alimentada, estudava e aprendia que o crime nunca compensa, sempre tem o lado ruim da vida entrando nessa vida.
O Brizola sai do governo seu prazo termina e seus substitutos visam os interesses pessoais e corporativista e começa a destruição total de nossa sociedade e vem nesse rumo outros governantes e ninguem faz nada para o bem do povo brasileiro.
Diz nosso Presidente que faz a guerra em vez da paz que joga classes miséraveis contra a classe média, mas ele diz batendo em sua barriga que ninguem pode viver com fome, mas não diz que ele vai dar comida em troca da gratidão, e ele não faz o principal depois de saciar a fome tem que vir a dignidade com o emprego e liberdade.
4 opiniões
avalie fechar
O movimento MST já perdeu sua legitimidade há muito tempo, tornando-se um empreendimento lucrativo para poucos contando inclusive com recursos financeiros públicos.
Eu sou trabalhador honesto e não admito que o meu dinheiro seja destinado a tal tipo de organização. Está na hora de aplicarem os rigores da lei a esses desonestos.
Quem terá coragem para tal feito? Cadê os juizes e promotores?
Atenciosamente,
Marcelo
6 opiniões
avalie fechar
oldemar rodrigues (35) 12/10/2009 14h16
oldemar rodrigues (35) 12/10/2009 14h16
Esse cidadão Stedile, é um cancer ao processo democratico!!! Deveria respnder por fazer apolgia ao crime. Usar pessoas para que possam atingir seus objetivos criminosos!!!
Não é possivel que nós brasileiros vamos tolerar facistas como esse cidadão!!!
10 opiniões
avalie fechar
Fernando Messina (4) 12/10/2009 13h51
Fernando Messina (4) 12/10/2009 13h51
Não interessa se 98% das exportações de laranja da Cutrale vão para o exterior, vandalismo, é vandalismo. Só queria saber o que passa na cabeça daquele cidadão que conduziu o trator por cima do laranjal. Possa ser que eu esteja equivocado, mas até onde sei, um agricultor é uma pessoa que tem amor a terra, cultiva, planta e colhe, sabe o trabalho que dá e a paciência que tem que ter para se colher uma laranja do pé. Um agricultor jamais destruiria um laranjal sob hipótese alguma, então isso me leva a crer que aquele sujeito do trator, é um baderneiro, um vândalo aproveitador e não só ele, mas como boa parte dos integrantes do MST, eu duvido que o líder deles por exemplo, alguma vez na vida já tenha ficado sob sol forte trabalhando duro na lavoura 2 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 12/10/2009 13h18
Bolinha da Lulu (845) 12/10/2009 13h18
Texto da Folha;
"A propriedade de 2.400 hectares, localizada entre Borebi e Iaras, foi invadida por 250 famílias em 28 de setembro e desocupada dez dias depois, após decisão judicial de reintegração de posse. Apesar de a saída ter sido pacífica, a fazenda apresentava sinais de depredação."
Os absurdos do MST e do PT.
Como o texto cita, a JUSTIÇA, concedeu a retomada do Imóvel ocupado indevidamente pelo MST. A desculpa do MST é que o terreno não é da Cutrale mas do Governo Federal.
Bom, então por que o a JUSTIÇA devolveu o bem à Cutrale e não ao Governo Federal. Tem algum documento que a Cutrale apresentou que confirma que o direito estão com eles, Cutrale.Agora a reforma agrária deve ser feita em terras improdutivas, com o objetivo de maximizar a produção do país e gerar exportações que tragam divisas para o país. NUNCA EM TERRA QUE ESTA PRODUZINDO. PRINCIPALMENTE POR QUE ATÉ HOJE TUDO QUE FOI ASSENTADO, OU NÃO PRODUZEM OU FORAM VENDIDO PARA 3º.
É sim um grupo fora da lei e sustentado com o nosso dinheiro isso precisa mudar, pois deixaram de ser necessitados, passaram a ser larápios e agressores, nunca trabalhador.
37 opiniões
avalie fechar
Paulo Martins Martins (41) 12/10/2009 13h00
Paulo Martins Martins (41) 12/10/2009 13h00
Tem alguns fatos muito obscuros nessa história de MST X Cutrale e a mídia (intencionalmente?) não revela fatos, trabalha apenas com as versões. Desta forma na informa, deforma a opinião das pessoas.
1º) Foram os Sem Terra mesmo que passaram trator sobre a plantação de laranjas? Qual a prova?. O MST sugere que somente depois de desocupada a área é que se "providenciou" o ataque aos pés de laranja. A imagem que ví pela TV é somente aérea, não vi nenhuma imagem em terra daquela ação a não ser a depredação feita, ou seja, depois do acontecido. Foi planejado? Foi uma orquestração?
2º) Essa terra é da União ou da tal empresa? Como anda o processo ou processos na justiça, relativamente a legalização ou disponibilização para reforma agrária? Isto sim, importa, para que possamos nos situar e ter opinião.
A mídia não pode ficar com "meias palavras" ou versões, senão cai no descrédito.
Criminalizar "a priori" o movimento é, no mínimo uma insensatez; é repetir o que se faz no meio urbano que primeiro segrega nas favelas e depois criminaliza os mais pobres. Este país não pode continuar a ser o país dos mais fortes e, nesse sentido o MST é e continuará a ser um movimento legítimo, mesmo que em confronto com determinadas leis feitas pelos mais fortes.
Em Tempo: Sou classe média, bem nutrido, bem formado, filhos estudando em escolas particulares, enfim, não precisaria estar metendo o bedelho nessa disputa, mas tenho consciencia de que este país é desigual, injusto e cruel com os pobres
6 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 12/10/2009 12h56
Bolinha da Lulu (845) 12/10/2009 12h56
Texto da Folha.
""Nós também condenamos o vandalismo. Usar 713 milhões de litros de venenos agrícolas por ano, que degradam o meio ambiente, também é vandalismo. Nesse caso, o presidente está mal informado, pois as famílias acampadas nos disseram que não roubaram, não depredaram nada. Depois da saída deles e antes da entrada da imprensa, o ambiente foi preparado para produzir imagens de impacto. Propomos que uma comissão independente investigue a verdade", disse, Stedile ainda minimizou a derrubada dos pés de laranja na área da Cutrale, pois, segundo ele, a produção seria destinada à exportação, e não para a mesa dos brasileiros."
A ENORME DIFERENÇA QUE HÁ É QUE O CASO DO MST É DE POLICIA E O DA CUTRALE É DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. AGORA O STEDILLI QUERENDO PRESERVAR A SAÚDE DOS AMERICANOS, MANDANDO SEUS ASSOCIADOS DEPREDAREM O LARANJAL. SERÁ QUE OS AMERICANOS SÃO TÃO COITADINHOS ASSIM QUE NÃO PODEM SE DEFENDER????????
ALGUÉM AQUI ACREDITA NESSA EXPLICAÇÃO?
38 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 12/10/2009 12h30
Luís da Velosa (1595) 12/10/2009 12h30
O Sr. Stedile já recebeu a resposta da Polícia pelas ações (na CRUTALE) do movimento que lidera. sem opinião
avalie fechar
sérgio dourado (370) 12/10/2009 12h29
sérgio dourado (370) 12/10/2009 12h29
Não entendi a relação dos dados da produção agrícula brasileira de laranja com a destruição dos pés da mesma fruta,feita pelo chefão do MST.Pelo que sei,esse sr. não é ministro da Agricultura ou coisa parecida.Ele defende a agricultura familiar em contraposição ao setor industrial?Tolice.Se for assim,então vão derrubar os pés de café,de algodão,de cana-de-açucar e de tudo que é destinado à exportação?Claro que não concordo com a política do que é melhor além de vindo de fora,vai pra fora também...O melhor café é exportado,assim como outras comodities;mas isso não significa que temos que destruir nossas indústrias.É vandalismo sim,quando o único propósito é a destruição!Como ficaria o emprego dos assalariados se toda a produção de alimento fosse para a demanda interna?Esse sr. é tão ignorante do que fala,que se toda a produção fosse pro mercado interno,pela lei de oferta e demanda,é claro que os preços iriam despencar.E quem seria o prejudicado?O próprio produtor...Portanto,antes de pegar o trator e passar em cima de pés de laranja que alimentam sim,se não a boca,mas o bolso dos brasileiros,o Stelide poderia estudar mais economia e planejamento agrícola,antes de arrotar o que vier na telha.Há problemas sim,mas não serão resolvidos com truculência,se é pra deixar bons resultados.Há muitos interesses na agricultura,e um dos grandes focos poderia ser realmente a agricultura familiar,podendo-se aumentar a produção do Brasil de forma exponencial.Portanto,pensem antes de destruir. 10 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 12/10/2009 12h28
Luís da Velosa (1595) 12/10/2009 12h28
O MST não tem nada que dizer para onde devem ir as laranjas. Que, aí sim, trate a Reforma Agrária, com seriedade, e não criando polêmicas (com suas ações) que a nada levam. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 12/10/2009 12h18
Luís da Velosa (1595) 12/10/2009 12h18
O Sr. Stedile, pelo visto, não conhece o que seja informação. O ato perpetrado pelo MST, foi de formação de quadrilha e mis o que se puder elencar de atos delitivos. Além do mais, d'agora por diante, ninguém mais vai conceber que o fito do MST, resume-se no alcance de uma Reforma Agrária atenta a ações com observância do ordenamento jurídico, mormente aqueles que devem ser observados na trilheira de suas ações, elencados (no que lhe disserem respeito) no Art. 5º da Carta Política. É sinal de que está sem o comando devido e, certamente, foi por essa razão que o Sr. Stedile disse que o presidente Lula está desinformado quando o alcunha (o MST) de vândalo. Quando ainda "engatinhando", o MST nos passava, enganosamente, como o agora "adulto" vem comprovando, a idéia de um movimento social em busca de justiça pela distribuição de terras, inclusive com o fito maior e mais justo de promover uma verdadeira Reforma Agrária. Aliás, o presidente, permissa maxima venia, disse pouco passando a mão pela cabeça do "menino". 1 opinião
avalie fechar
Sr Cassio Tavares,
Fico muito admirado por seu trabalho de formiguinha, no seu incansável trabalho transformando o conceito informativo de todos, fazendo-nos enxergar além das linhas escritas pelo PIG....PARABÉNS.
CONTINUE SEMPRE!
12 opiniões
avalie fechar
não é (apenas) o MST que afirma que as terras são da União. Na verdade, o Incra propôs uma Ação Reivindicatória daquelas terras por pertencerem a um Núcleo de Colonização criado pela União em 1909. O processo é de 2006 e aguarda decisão da Justiça Federal.
Essas informações estão numa nota divulgada à imprensa pelo Incra em 06/10/2009.
E isso interessa ao povo, só não interessa a PIG tornar público...hehehe
a Argentina fez a sua parte, agora só falta o Brasil...
13 opiniões
avalie fechar
ops,
Esqueci, falando em FAzendas Produtivas, e como vai a fazenda Dois Corregos do nosso ilustre francês Don Fhcorleone?
Como um professor-sóciologo consegue comprar uma fazenda daquelas recebendo um salário de professor..?????
Brasil Surreal
7 opiniões
avalie fechar
Pois é. Mas, para a grande maioria, o que ficou foi a entrevista do governador Zé do Pedágio ao Datena, ilustrada por um trator derrubando pés de laranja. Nunca é demais lembrar que o olhar raivoso do Sr. Stédile publicado em diversas capas da Veja...
Vale lembrar que a mídia não achou o tal tratorzinho amarelo, pois no local só tinha trator vermelho...o povo tem que aprender a ler nas entrelinhas, difícil, eu sei...mas observando atentamente vamos verificar quem realmente interessa tal atitude, ai chegamos ao criminoso...hehehehe
Quem invadia as terras primeiro...só que a empresa não pode ser beneficiada com o USO CAPIÃO...hehehehe
A Argentina fez a sua parte só falta o Brasil.
7 opiniões
avalie fechar
Furo...
"Não sei se vc vai concordar comigo, mas, até hoje, ando desconfiado das cenas do tal trator arracando os pés de laranja. Aquela cena caiu como uma luva, para desmoralizar o MST e corroborar os já conhecidos discursos do pig.
Agora se vc me permite uma observação, o trator do fatídico filme era amarelo e depois da desocupação, o que eu vi foram máquinas destruídas, pintadas de vermelho. Eu não vi o tratorzinho amarelo, voces viram?"
Eu fui lá...e procurei o tal tratorzinho amarelo...REALMENTE não vi...olha que tinha um monte de trator vermelho...mas amarelo. Ele foi abduzido por alianígenas...hehehehehe
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2137)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página