Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Água em marte

Sonda Phoenix, que explora o solo de Marte desde maio, confirmou a existência de água no planeta.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
João Paulo Cunha Do Vale (1) 04/08/2008 10h35
João Paulo Cunha Do Vale (1) 04/08/2008 10h35
Bom pessoal, é o seguinte: esse tipo de pesquisa é algo que não deixa de ser um grande avanço para a ciência.Mostra que o homem não tem barreiras. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo.Bom porque a cada dia o homem consegue ultrapassar distâncias, até mesmo no espaço. E ruim, porque essa confiança, e essa capacidade não nos da limites.O aquecimento global, é algo causado pelo próprio homem.Acredito que esse tipo de pesquisa é válida, mas penso também, que todo esse dinheiro poderia ser investido em nosso planeta primeiro, e depois em outros. 14 opiniões
avalie fechar
Wun Chong Lin (29) 04/08/2008 10h30
Wun Chong Lin (29) 04/08/2008 10h30
Esta classe de cientistas que ficam ludibriando seres humanos ignorantes com notícias extraordinárias, tentando incutir neles idéias contra a criação, é bem patética.
É claro que a água é muito importante para os seres vivos, pois assim tudo foi criado. Ficar alardeando que existe água aqui, gelo ali é perturbar o natural, é tentativa de estupro da alma.
POIS ME DIGAM, SE NÃO FOI DEUS QUEM COLOCOU ÁGUA NA TERRA, QUEM FOI? DESCEU DO CÉU!?
Quantos anos de chuva foram necessários para termos todos estes oceanos? Isto, supondo que a água já existisse no planeta no começo de tudo quando era quente feito fogo(e ficou em forma de vapor na estratosfera esperando tudo esfriar para descer de volta). HA! HA
Estes cientistas não conseguem explicar como temos água em nosso planeta, e querem descobrir a América em Marte. HA! HA!
36 opiniões
avalie fechar
Antonio Vieira (1) 04/08/2008 09h20
Antonio Vieira (1) 04/08/2008 09h20
Não acredito na existencia de seres complexos como homens, golfinhos ou até mesmo ratos aqui tão próximo a terra.
Mas é possivel sim a existencia de seres vivos microscópicos ou de composição muito simples.
Mesmo que não haja qualquer tipo de vida no planeta vale a pena explora-lo por varios motivos práticos, como ,por exemplos, testar novas tecnologias de comunicação e transporte, testar armamentos e até experimentos agricolas.
Encontrar vida em outro planeta, será um golpe mortal em nossas ilusões morais e religiosas.
Sinceramente, aida não estamos preparados.
Abraços.
Antonio.
9 opiniões
avalie fechar
Elaine Bianco (1) 04/08/2008 09h19
Elaine Bianco (1) 04/08/2008 09h19
O que já deve ter de lixo lá..... Detonaram a terra agora estão no espaço. E a reciclagem do que está girando lá em cima, qd começa a limpeza??? 7 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (279) 04/08/2008 07h43
sérgio carneiro (279) 04/08/2008 07h43
Quem vai para Marte?
Este planeta é 50% menor que a terra e tem uma atmosfera hostil, esta é rarefeita onde predomina dióxido de carbono. Para tornar o plante habitável teríamos que arborizá-lo (água já tem) e através fotossíntese transformariam o dióxido de carbono em oxigênio necessário a nossa sobrevivência e depois é só aquecer o planeta. Afinal aquecer planeta parece ser nossa especialidade.

Agora já temos Marte colonizado e passaremos a chamá-lo de "Gaia I, A nova Esperança" Depois é só construir algumas indústrias, poluir a pouca água existente aquecer ainda mais o planeta até ficar insustentável e finalmente partir para novas colonizações e assim teremos "Gaia II, Gaia III, Gaia IV e ...

Assim deixaríamos de ser "seres humanos" e passaríamos a ser "gafanhotos". E depois de Marte, quem seria o próximo da lista? Talvez Europa (uma das luas de Júpiter).

Se colonizarmos Marte quem seriam seus habitantes?
21 opiniões
avalie fechar
Continuando...
No fundo no fundo mesmo, entre tantas outras coisas o que eles querem é provar essa tal da " Teoria da Evolução ", que foi o maior fiasco da ciência - largamente deprovada - pelas próprias leis que regem o macro e o micro-universo.
Em outras palavras: " Deus não existe ", então cabe ao homem buscar as soluções.
Por exemplo: A Teoria da Evolução é reprovada pela Probabilidade Matemática, Análise Combinatória no Espaço Amostral, nas Leis da Termodinâmica, na Lei do Colorário, na Genética, nos ensaios de datação da idade dos fósseis, na Cinemática, etc, etc.
Se os experimentos fossem feitos fora do planeta terra, com objetivos de superarem os desafios aqui existentes com os recursos reduzidos sistematicamente na indústria bélica e aplicados ao universo científico e social para o desenvolvimento e bem estar humano, tudo isso seria louvável. Do jeito que estão sendo direcionadas essas pesquisas espaciais, não oferecem quase nada de bom a qualquer um dos terráqueos. A maldade do ser humano é tanta que se eles conquistarem êxito nesses projetos, possivelmente farão uma " lista " aos que irão morar nessa " Arca Cósmica de Noé ", denominada Planeta Marte e então ao bel prazer ou subjulgarão os povos ou provocarão a extinção em massa do gênero humano, assim como já fazem ( DE FATO )
com as " VISTAS GROSSAS " aos continentes menos favorecidos de víveres como o Africano e também países miseráveis.
Pura ficção? Eu não me iludo, o objetivo implícito é esse mesmo.
12 opiniões
avalie fechar
Marcos Santos (7) 04/08/2008 07h18
Marcos Santos (7) 04/08/2008 07h18
Pobre do Espaço... Mais um lugar para o "vírus Homem" destruir. 11 opiniões
avalie fechar
"...Cada uma segundo a sua espécie...".Assim relata a Bíblia com referência à flora.
Uma grande tolice, e um grande desperdício financeiro essas pesquisas da Nasa. Vivemos num mundo infestado de problemas ambientais, desperdicios bélicos, com a fome assolando as nações batendo à porta de milhões de lares.
Fora os programas espaciais, ainda constroem antenas gigantestas para ouvirem " vozes" de "ET's", vindas de algum ponto do espaço sideral.
Nada justifica a fome no mundo, uma vez que todos os alimentos tem o matriz genética ( as sementes ) de reprodução natural, submetida às condições necessárias de plantio. O tomate, pimentão, feijão, arroz, etc nos dão o exemplo. Hidroponia, agricultura com gotejamento, desalinização da água são exemplos práticos e bem sucedidos em alguns países.
Suponhamos que se encontre alguma bactéria ou outra forma de vida em marte, o que muda para nós ? Nada. Talvez até piore,pois os países desenvolvidos vão largar a mercê da própria sorte o futuro do planeta na ância de querer ir morar por lá.
Ainda que existam fatores econômicos e técnicos quase que intransponíveis como a temperatura ambiente e as radiações cósmicas que são cancerígenas. Aqui na terra já fizeram experimentos científicos na BIO I e BIO II (cápsula simuladora). Foi um total fracasso pois até as formigas se multiplicaram acabando com parte considerável do oxígênio reservado aos cientistas enclausurados.
Além do mais, esses pseudo-cientistas poderão declarar que a Bíblia mentiu.
7 opiniões
avalie fechar
edson dantas (1) 04/08/2008 03h56
edson dantas (1) 04/08/2008 03h56
Achei muito interessante essa descoberta , pois com certeza num futuro proximo estaremos colonizando Marte. Voces ja imaginaram uma catastrofe aqui na terra , por exemplo com um asteroide enorme , igual ou maior do que tivemos na passado. Temos que plantar essa semente em outros planetas , assim a raça humana estara protegida 9 opiniões
avalie fechar
Aos que acham que os gastos com o programa espacial estão drenando recursos que poderiam ser melhor aproveitados aqui na Terra , reduzindo a miséria e melhorando as condições de saúde da humanidade, sugiro que leiam um artigo publicado no New York Times:
"A survival imperative for space colonization"-http://www.nytimes.com/2007/07/17/science/17tier.html?pagewanted=1&_r=1
4 opiniões
avalie fechar
jefferson dessordi (8) 01/08/2008 19h41
jefferson dessordi (8) 01/08/2008 19h41
Concordo parcialmente com o primeiro Bruno (que defende a pesquisa científica): Olhe para o futuro. A humanidade não estacionará no estágio atual de progresso. A tecnologia desenvolvida rumo ao espaço permitirá colonizar os desertos da própria Terra. Já imaginou o deserto do Saara ou a nossa caatinga mais ressecada transformado em um espaço plenamente habitável e com farta produção agrícola? Esse será o legado da pesquisa de Marte. E explico a razão porque discordo parcialmente do segundo Bruno: Não sou insensível à miséria e morte de seres humanos. Mas a evolução é uma lei universal e a humanidade não tem como fugir à regra. A questão não é interromper a pesquisa e usar esse dinheiro como paliativo, como bolsa-miséria. Isso somente anenizaria o problema no curtíssimo prazo. A humanidade precisa repensar seu projeto de longo prazo. Temos que criar novas indústrias: fábricas de cidades, fábricas de habitats artificiais que permitam colonizar e fertilizar os desertos terrestres, colonizar os oceanos, construir uma verdadeira civilização planetária. Usando energia limpa e renovável. Buscando soluções ecológicas e de baixo custo para todos. Somente assim a miséria humana será eliminada. Assistencialismo não é a solução. Interromper a pesquisa científica é retroceder à Idade Média. Repensar nossos propósitos é tarefa de gerações. É triste, mas é a realidade. 22 opiniões
avalie fechar
Bruno Bernardino (1) 01/08/2008 18h10
Bruno Bernardino (1) 01/08/2008 18h10
Um lleitor citou
"Além das aplicações práticas da pesquisa espacial , citadas por Jeferson de Sordi, devemos lembrar que a nossa sobrevivência como espécie depende a longo prazo da colonização de outros planetas do sistema solar dos quais Marte é o mais promissor. Assim os gastos com o programa espacial são muito bem justificados, ao contrário dos com armamentos."
São muito bem justificados os gastos com programas espacias enquanto milhões de pessoas na áfrica, ásia... nem precisa ir tão longe, Brasil, México, morrem de fome ou por falta de medicamentos?
9 opiniões
avalie fechar
Bruno Mello (7) 01/08/2008 18h02
Bruno Mello (7) 01/08/2008 18h02
O dinheiro investido nas pesquisas espaciais não será nem seria destinado ao combate à miséria ou à fome. Portanto, a existência dessas calamidades aqui no planeta não pode, nem deve, ser obstáculo às pesquisas espaciais. O que precisa haver é vergonha na cara dos políticos que desviam verbas, verdadeiros sumidouros de dinheiro público.
Ademais, não acho - e estou convencido disto - que o futuro da humanidade dependa de conhecimentos técnicos de outro planeta. Quem alega isso (como fez um leitor) é porque não conhece o planeta em que vive. Deve ser aquele sujeito que se esconde atrás das grandes cidades, sem nenhum senso das vastas áreas inabitáveis. A titulo de exemplo, peguemos o próprio Brasil. Moro em SP, capital, vivo o tumulto e o caos da cidade, mas nem por isso acho que tenhamos que mudar de planeta. Essa idéia é absurda (chega ao ponto de ser ignorante, com todo o respeito). Assim, as pesquisas, não só as espaciais, como qualquer outra, são válidas, na medida que engrandece o conhecimento da humanidade. Por outro lado, acho que o humanos precisam, paralelamente, resolver os problemas que nos assolam. Dá pra fazer os dois sim. Não são atividades mutuamente excludentes. É isso.
6 opiniões
avalie fechar
Fernando Rando Urbieta (1) 01/08/2008 15h45
Fernando Rando Urbieta (1) 01/08/2008 15h45
Acho que o termo correto é micro-blogging.. Existe diferença entre blogs, miniblogs (ou tumbleblogs) e microblogs (tipo twiter). :) 3 opiniões
avalie fechar
Além das aplicações práticas da pesquisa espacial , citadas por Jeferson de Sordi, devemos lembrar que a nossa sobrevivência como espécie depende a longo prazo da colonização de outros planetas do sistema solar dos quais Marte é o mais promissor. Assim os gastos com o programa espacial são muito bem justificados, ao contrário dos com armamentos. 18 opiniões
avalie fechar
jefferson dessordi (8) 01/08/2008 11h58
jefferson dessordi (8) 01/08/2008 11h58
Quero corrigir meu comentário anterior:
Gente, estamos no século XXI, não no século XII...
4 opiniões
avalie fechar
JAIME SKILHAN MARTINS (1) 01/08/2008 09h17
JAIME SKILHAN MARTINS (1) 01/08/2008 09h17
Um dia, as pessoas irão acordar e agradeçer a Deus por mais um dia, então se darão conta que estamos vivendo em um ambiente de puro egoísmo... 24 opiniões
avalie fechar
jefferson dessordi (8) 01/08/2008 02h14
jefferson dessordi (8) 01/08/2008 02h14
Carolina, legal seu comentário, mas há um engano aí: o que vemos ao redor do bloco de gelo é a condensação da umidade do ar. O gelo derrete retirando calor do ar em volta e a "fumacinha" na verdade é uma micronuvem. Mas aproveito para fazer um comentário: Temos de gastar dinheiro e desenvolver a tecnologia! Se hoje trocamos idéias em computadores, é graças ao "desperdício" da corrida espacial dos anos 60. Esse pessoal que lamenta a fome do mundo esquece que a tecnologia permite avanços também na produção de alimentos, equipamentos hospitalares, telecomunicações, satélites de monitoramento do ambiente. O que se gasta em pesquisa reverte para a humanidade. Despesas com armamentos são condenáveis, nunca a Ciência. Gente, estamos no século XXI, não no XIX! 10 opiniões
avalie fechar
Dilson Aquino (24) 01/08/2008 00h04
Dilson Aquino (24) 01/08/2008 00h04
A sublimação é a passagem do estado sólido diretamente para o gasoso, sem passar pelo estado líquido e vice-versa; o ponto de sublimação depende da pressão atmosférica. Não há mudança na molécula a não ser o espaço que ocupa e bons exemplos são o iodo e a naftalina. 6 opiniões
avalie fechar
waldeir martins vaz (1) 01/08/2008 00h02
waldeir martins vaz (1) 01/08/2008 00h02
Um dia discursa outro dia
E a noite conhecimento
A outra noite distante
Fixos os meus olhos se orientam
Nas estrelas, profundas,
Intensas, imensas
E o que eles querem inventar?
Teorias inertes, se perdem em vão
Qual é o fundamento disso tudo?
E a minha resposta
Não me dão explicação
Quem criou o céu, a água e o ar?
As estrelas e a fonte da vida
Quem descobriu?
Porque você teima em dizer
Que é fruto de um nada?
Se esse nada você não sabe esconder
Ele existe
Ele é Deus.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (125)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página