Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2005 - 10h19

Tornado derruba casas e danifica helicópteros em Macaé

Publicidade

da Folha Online

Um tornado danificou ao menos 20 casas e seis helicópteros, na noite de segunda-feira (20), em Macaé (RJ). Seis pessoas tiveram ferimentos leves.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, os helicópteros estavam estacionados no aeroporto da cidade quando tombaram por causa do forte vento.

O vendaval também destruiu totalmente três casas. Outras 17 ficaram parcialmente danificadas.

Indaiatuba

No dia 24 de maio, parte do município de Indaiatuba (102 km de São Paulo) foi devastada por um tornado. A prefeitura da cidade decretou estado de calamidade pública e estimou os prejuízos em R$ 97,2 milhões.

Por causa dos fortes ventos, indústrias, prédios municipais e ao menos 400 casas foram destruídas. A energia elétrica foi interrompida devido à derrubada de três torres de transmissão de energia. O município também teve problema no abastecimento de água.

Informações iniciais apontavam que, na região, os ventos teriam atingido cerca de 100 km/h. Porém, segundo a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS), o tornado teve classificação, possivelmente, F3 --o que representa ventos entre 251 km/h e 330 km/h.

Tornados

Em reportagem divulgada pela Folha Online no dia 31 de maio, o coordenador da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS), Eugenio Hackbart, disse que tornados como o que atingiu Indaiatuba poderiam se repetir nos próximos meses no país.

Ele afirmou também que não é possível prever exatamente onde os tornados vão ocorrer, mas é possível antecipar condições favoráveis ao fenômeno em determinada região.

Leia mais
  • Inverno começa com chuva e frio em São Paulo
  • Mau tempo prejudica operações de pouso e decolagem no Rio
  • Chuva deixa ao menos oito bairros sem luz no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tornados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página