Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2006 - 13h19

Tempo seco piora qualidade do ar em todo Estado de São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Dezesseis das 20 estações da Cetesb (agência ambiental paulista) instaladas na Grande São Paulo classificaram a qualidade do ar como "regular", no final da manhã desta terça-feira. Em Paulínia (126 km a noroeste de São Paulo), o ar chegou a ser avaliado como "inadequado". Nas outras cinco estações do interior e do litoral, a condição também era "regular".

Nestas condições, a população pode apresentar tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta, além de cansaço. Os sintomas atingem mais quem sofre de males respiratórios ou cardíacos, crianças e idosos. A recomendação é evitar a prática de atividades físicas ao ar livre.

Nesta terça, conforme as medições da Cetesb, havia apenas uma exceção, em todo o Estado: a estação da Mooca (zona leste de São Paulo), onde o ar era "bom". Três estações não enviaram seus resultados.

O boletim é exatamente contrário ao de 25 de julho de 2005. Naquele dia, entre as estações da Grande São Paulo, só uma --a de Santana (zona norte de São Paulo)-- considerava o ar "regular". As demais avaliavam o ar como "bom". No interior e no litoral, o ar também estava "bom".

O problema ocorre principalmente devido à estiagem. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desde o começo deste mês, choveu apenas nos dias 9 e 10. Em junho, a última chuva havia sido dia 26.

Previsão

De acordo com o Inmet, a previsão é que a qualidade do ar melhore a partir da próxima quinta-feira (27), graças à chegada de uma frente fria.

Entre quinta e sexta-feira (28), deverá haver aumento da nebulosidade e, consequentemente, da umidade do ar. Para o sábado (29), a previsão é de chuva no litoral sul e na faixa sudoeste do Estado, incluindo a capital.

Leia mais
  • Seca deixa 253 cidades do Sul em estado de emergência
  • Cuidados podem aliviar sintomas causados pelo ar seco

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página