Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2007 - 23h47

Vai-Vai transforma plástico em enredo para conscientizar sobre ambiente

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

De uma cena sempre vista em São Paulo nesta época do ano surgiu a inspiração para o enredo da Vai-Vai para o desfile desta segunda noite do Grupo Especial do Carnaval. A escola, vice-campeã em 2006, iniciou a apresentação por volta das 23h45 deste sábado e leva para a avenida o tema "O 4º reino - O reino do absurdo", inspirado no plástico.

O objetivo da escola, a segunda a desfilar, é conscientizar o público para o uso responsável desta matéria prima. Cansado de ver garrafas plásticas boiando em São Paulo durante as enchentes, o carnavalesco Chico Spinoza resolveu abordar o tema no enredo de 2007.

De acordo com o assistente de Spinoza, João Lourenço, todos os carros da avenida têm garrafas PET. "Nas pesquisas vimos que o material [plástico] está deteriorando os reinos animal, vegetal e mineral", disse.

O plástico da garrafa foi um dos tipos de matéria-prima mais usado na escola. Uma cooperativa de reciclagem de materiais desenvolveu uma corda feita com as garrafas PET e que foi usada em todos os setores da escola. Cerca de 80 mil metros foram utilizados. CDs também serviram de matéria para elaborar adereços.

De acordo com Lourenço, os três reinos da natureza serão bem representados na avenida, com carros alegóricos com muitos detalhes e fantasias coloridas. A mensagem da escola traz a idéia de que o "reino" do plástico pode ajudar a destruir a fauna, flora e os recursos minerais.

No final do desfile a Vai-Vai traz um carro alegórico representando a China, que, na visão do carnavalesco, é um dos principais países responsáveis pela presença do plástico no cotidiano de países como o Brasil.

A Vai-Vai desfila com cerca de 4.500 componentes e tem como destaque a dançarina Sheila Carvalho, como madrinha da bateria.

Desfiles

Antes da Vai-Vai, a Pérola Negra abriu a segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Depois, desfilam Unidos do Peruche, Mancha Verde, Águia de Ouro, Rosas de Ouro e Mocidade Alegre.

Na sexta-feira desfilaram Imperador do Ipiranga, X-9 Paulistana, Tom Maior, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria e Nenê de Vila Matilde.

Leia mais
  • Pérola Negra faz desfile para ficar entre as grandes de SP
  • Luxo da Casa Verde impressiona; Vila Maria e Nenê agradam ao público
  • Galo da Madrugada reúne cerca de 1,5 milhão de pessoas em Recife
  • Cerca de 200 mil pessoas acompanham Cordão da Bola Preta
  • Pérola Negra abre segunda noite de desfiles em SP; ainda há ingressos à venda

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página