ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS

O PT esqueceu o passado

Cristina Veiga
Especial para o GD

É quase impossível imaginar alguém com mais de 40 anos defendendo a criação de um conselho federal de jornalismo. A razão é muito simples: trata-se de alguém que sabe o que é censura porque viveu na época do governo militar. Os mais afoitos dirão que a proposta do governo Luiz Inácio Lula da Silva quer apenas evitar o “denuncismo”. Mas será que, o que governo petista está querendo não é calar a imprensa?

Quem ocupa um cargo público, como bem diz o nome, torna-se uma pessoa pública. Está sujeito a denúncias, a ataques e a defesas. É obrigação do homem público dar explicações. E quantas vezes forem necessárias. Quem ocupa um cargo no Executivo ou no Legislativo está ali por vontade popular e é ao povo que deve se explicar. Quem não quiser se submeter a isto, que não ocupe cargos públicos.

Cabe a imprensa fiscalizar e denunciar. A imprensa também erra. É verdade. Mas na imensa maioria das vezes acerta. E, só por causa dela, foi possível pôr e depois tirar Fernando Collor de Mello do Palácio do Planalto.

É impressionante assistir um partido que nasceu no seio do movimento sindical, que lutou contra a ditadura, que sofreu nas mãos dos militares, querer agora controlar a imprensa. Será que o PT acha que vai se eternizar no poder? Só quem acredita que ficará sempre de um mesmo lado pode defender restrições ao jornalismo.

O mais assustador é chegar ao ponto de ter que dar razão a alguém que esteve ao lado dos militares. Mas não há como deixar de endossar as palavras do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que disse: “Como presidente do Congresso digo que a liberdade de imprensa deve ser respeitada sempre. Excessos todos cometemos.”

 
 
 

Mais Asneiras
02/08/2004 Pelo progresso de nosso subdesenvolvimento
26/07/2004
O Brasil é que não tem medo
20/07/2004
Pelo menos temos afeto
16/07/2004
Maluf e o câncer
23/06/2004
Viva a inclusão digital do Senado
18/06/2004
Os casamentos do Papa
04/06/2004
Juiz mal informado
26/05/2004
Culpem também a OAB
13/05/2004
Tiro saiu pela culatra