Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Faculdades estrangeiras querem invadir o Brasil

A Unimed, cooperativa de 90 mil médicos dedicada a planos de saúde, com 11 milhões de usuários, está prestes a abrir um novo negócio _ uma universidade para formar profissionais em vários ramos da saúde.

Eles vão aproveitar o que já está nas mãos, oferecendo os cursos para seus cooperativados e, ao mesmo tempo, atrair mais alunos, interessados na obrigatória reciclagem.

*

Não precisam investir em prédios suntuosos, o que economiza milhões. Nem esperar autorização oficial. É uma universidade virtual, professores e cursos online, feitos à distância.

Com pouco tempo para ir à escola, o aluno, agora um profissional repleto de compromissos, escolhe o melhor horário.

*

Com isso, qualquer pessoa vai poder estudar em qualquer lugar sem sair de casa e, mais importante, ganhar um diploma de alguma instituição com prestígio mundial. A educação também segue os caminhos da globalização.

O grande filão é a reciclagem profissional, com milhões de profissionais dispostos a sacrificar horas de seu dia para investir na sua formação e garantir espaço num mercado com inovações velozes.

Grupos estrangeiros já estão firmando parcerias com empresários brasileiros e, de olho no maior mercado da América Latina, querem mais; o ensino superior cresce a uma taxa de 8% ao ano. E ainda tem muito por crescer.

*

As perspectivas desse negócio explica o encontro que começa amanhã em Vancouver, no Canadá, batizado de "Mercado Mundial de Educação", reunindo os mais importantes grupos interessando em produzir e vender conhecimento em escala global.

Abrir um programa de ensino à distância, utilizando os novos recursos de comunicação, já é uma realidade e não vai parar de crescer _ exatamente como o chamado o mercado eletrônico, o e-commerce.

É uma boa tendência. Aumenta a competição por ensino de qualidade, barateia os custos e, portanto, facilita ao acesso ao conhecimento.

*

PS: Vou estar nesse encontro e o leitor pode acompanhar a cobertura em tempo real pelo site do Aprendiz.

Já está disposível também um dossiê com informações sobre ensino à distância.

 

 
                                                Subir