Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 16.10.01

 

 

Ricos trocam Miami por shopping center

Ao invés de viagem, um passeio à tarde para umas "comprinhas". Ou várias. A alta do dólar e o medo de atentados já causou um aumento de vendas nos shoppings centers de São Paulo, apesar da propalada crise.

O público com renda superior a R$ 5 mil por mês que frequenta o shopping Iguatemi, por exemplo, está comprando mais desde o início da disparada do dólar.

Em julho, as vendas cresceram 12,5% se comparadas a igual mês de 2000. Em agosto, 15,8%. Em setembro, 12,6%. No primeiro semestre, o melhor do ano para a maior parte da economia brasileira, as vendas haviam crescido apenas 3,75% em relação ao mesmo período de 2000.

No Morumbi Shopping, as vendas tiveram um crescimento real de 8% em setembro se comparadas ao ano passado, contra uma média de 5% a 6% no primeiro semestre.

Os brasileiros também estão desistindo de viagens internacionais. A queda, que no primeiro semestre havia sido de 6%, foi para 20% depois dos atentados de 11 de setembro. Em compensação, a procura por vôos domésticos cresceu 13% no primeiro semestre.

No Ibirapuera, o movimento registrado em outubro já é 8% maior do que o do mês passado. Os shoppings Paulista, Plaza Sul e West Plaza registraram aumento de 22% nas vendas desde janeiro sobre igual período do ano passado.

(Folha de S.Paulo)

 

 
                                                Subir    
   DIA 15.10.01
  Um em cada três latino-americano vive com menos de R$ 6 dia
   
   DIA 12.10.01
  Governo cria novo tipo de empresa exportadora
   
   DIA 11.10.01
  EUA pedem proteção a norte-americanos que vivem no Brasil
   
   DIA 10.10.01
  Brasil toma precauções contra terrorismo
   
   DIA 09.10.01
  Cresce número de jovens no terceiro setor
   
   DIA 08.10.01
  Metade dos latino-americanos vivem em situação de pobreza
   
   DIA 07.10.01
  País deve perder 600 mil empregos neste ano