HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

distrito federal
10/08/2004
Educação mobiliza 750 mil alunos contra a hantavirose

A Secretaria de Educação do Distrito Federal treina um exército com 750 mil alunos e 43 mil servidores – sendo 30 mil professores –, para combater a hantavirose pela informação. Chamada de panfletagem pedagógica pela secretária Maristela de Melo Neves, a ação começou no sábado com a capacitação de mil professores e reiniciou ontem, com mais 700 diretores de escolas públicas. Durante coletiva à imprensa, em seu gabinete, Maristela anunciou que a gráfica da secretaria priorizou suas atividades na impressão de um milhão de panfletos informativos elaborados pela Secretaria de Saúde. "Até o final desta semana, todas as escolas, rurais e urbanas, vão receber o material", afirmou.

A secretária destacou a importância do papel das crianças e jovens como multiplicadores da informação. "Nós vamos fazer uma panfletagem pedagógica, além da distribuição dos informativos, os estudantes vão receber orientação e explicação durante as aulas para que possam passar para dentro de casa e para a comunidade onde moram", espera.

Apesar dos casos de contaminação de hantavirose estarem restritos às áreas rurais, todas as escolas vão receber orientação. A secretaria está inclusive articulando com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) para que as escolas da rede particular também sejam atendidas. Nas áreas de risco, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estão realizando palestras para esclarecer melhor os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença.

O panfleto preventivo traz o número do Disque-Saúde (160) e o telefone da Corregedoria-Geral do DF (156). Maristela apresentou um CD que está sendo distribuído aos professores. Ele traz o conteúdo da palestra que será ministrada nas escolas. Já o folheto contém todas as dicas para prevenção.

Segundo Maristela, a campanha é multiplicadora, mas o grande potencial será trabalhar as crianças de forma pedagógica para que estas levem o conhecimento para seus familiares. "Os diretores repassarão o aprendizado para os professores e estes, de maneira simplificada, para os alunos", explica. Ela acrescenta que as crianças ajudam na responsabilidade social do País. "Ao mudarem os hábitos e o comportamento dos adultos, elas levam a informação para dentro de casa", diz.

Entorno
A campanha só será realizada nas cidades e zona rural do DF, mas a secretária se coloca à disposição para atuar nos municípios do Entorno, "caso haja interesse da Secretaria de Educação de Goiás", ressalta. Ela acrescenta que uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostra que 28% dos alunos que estudam em escolas do Plano Piloto são de outras cidades. "Além disso, temos em nossos cadastros sete mil alunos moradores do Entorno, a maioria estudando no Gama". Para Maristela, proteger o Entorno é proteger o Distrito Federal. "O rato não tem fronteiras”, comenta.

O governo goiano também prepara a confecção de material educativo impresso, um específico para profissionais de Saúde e outro para a população. Esse último abordará orientações sobre os sintomas da doença e a prevenção, que é feita principalmente com a manutenção de grãos e rações para animais acondicionados em galpões e silos, acima do chão, porque os roedores que transmitem a hantavirose não conseguem escalar paredes, portanto os alimentos que possam atraí-los devem ser mantidos no alto.




As informações são do Jornal de Brasília.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
10/08/2004 Metas da ONU: Brasil tem avanço desigual
10/08/2004 Parceria público-privada leva adultos de volta às escolas
10/08/2004 Bastos propõe revisão da lei de crimes hediondos
10/08/2004
Lula pede esperança e diz que dá para criar emprego com pouco
10/08/2004 Novo provão abordará globalização e ética
09/08/2004 Jovens ganharão mais um espaço de manifestação cultural
09/08/2004 Jovens trabalham para ajudar família, diz estudo
09/08/2004 Denúncias da população aumentam apreensões de animais no DF
09/08/2004
Jogos indígenas saem das aldeias e invadem milhares de escolas
09/08/2004
Brasil quer intercâmbio docente com África