HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

desafio
10/08/2004
Metas da ONU: Brasil tem avanço desigual

O Brasil tem mostrado avanços importantes para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mas uma parcela da população não tem sido beneficiada por essas melhorias. A avaliação foi apresentada pelo representante da ONU e do PNUD no Brasil, Carlos Lopes, em seu discurso na abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, nesta segunda-feira, no auditório do Parlatino, em São Paulo.

“No caso do Brasil, os progressos em termos gerais têm sido muito bons. Mas algumas áreas e grupos ainda não estão se beneficiando o suficiente, enquanto segmentos ricos da população continuam a avançar rapidamente”, alertou. Ele disse que o Brasil terá um “desafio real” para conseguir cumprir alguns Objetivos, mas destacou que a mobilização da sociedade e do governo em diferentes níveis podem tornar isso possível. A campanha iniciada na Semana pela Solidariedade é “a mais vasta no mundo”, segundo Lopes, o que demonstra a disposição do país em alcançar as metas.

Os desafios do Brasil são, em grande parte, semelhantes aos do mundo. Os avanços tecnológicos e os progressos em áreas como a saúde contribuem bastante para alcançar os Objetivos do Milênio, mas, ressaltou o representante da ONU e do PNUD, o que falta é distribuir melhor essas conquitas. “O maior problema é a aplicação eficiente e eqüitativa dos recursos existentes".

Tom semelhante apareceu no pronunciamento do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em um vídeo apresentado durante a cerimônia. “Temos recursos e conhecimentos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, afirmou, para ressaltar em seguida que as metas só serão cumpridas se todos, “ricos e pobres”, fizeram a sua parte. Dos países pobres, Annan cobrou melhoria na administração pública; dos países ricos, cobrou mais ajuda ao desenvolvimento e o fim do “escândalo dos subsídios ao comércio agrícola”.



RICARDO MEIRELLES
da PrimaPagina

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
10/08/2004 Bastos propõe revisão da lei de crimes hediondos
10/08/2004
Lula pede esperança e diz que dá para criar emprego com pouco
10/08/2004 Novo provão abordará globalização e ética
09/08/2004 Jovens ganharão mais um espaço de manifestação cultural
09/08/2004 Jovens trabalham para ajudar família, diz estudo
09/08/2004 Denúncias da população aumentam apreensões de animais no DF
09/08/2004
Jogos indígenas saem das aldeias e invadem milhares de escolas
09/08/2004
Brasil quer intercâmbio docente com África
06/08/2004
Investimento em educação cai 58% desde 95
06/08/2004
Concurso irá premiar projetos de reciclagem de materiais em PET