.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

exposição
29/07/2005
Ocas nas ruas urbanas do Brasil

Erika Vieira


Movimento a mil, entra e sai pessoas a todo instante. Umas com pressa, outras nem tanto. Em meio a esse trânsito de gente que forma nas entradas de universidades, teatros, livrarias, museus, espaços culturais e bares, lá estão eles com as revistas nas mãos à espera dos compradores ou simplesmente de alguém para bater um papo.“Além de me gerar renda, eu posso conversar com as pessoas e criar amizades”, é assim que o vendedor da revista Ocas (Organização Civil de Ação Social), José Fernandes Júnior, 37 anos - mais conhecido como Zeca - define seu trabalho dentro desse projeto de comunicação comunitária. Ocas é uma revista social, vendida por moradores de rua que ficam espalhados pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Esse mês a revista completa três anos de existência no Brasil, muitos vendedores já passaram por lá, atualmente o círculo funciona com cerca de 50 ex-moradores de rua. Inicialmente eles ganham alguns exemplares da revista que é vendida ao público a 3 reais cada, depois para adquirirem mais os participantes compram pelo preço de 1 real e o lucro obtido fica para eles. A editora, Denise Silva, conta que muitos dos envolvidos conseguiram sair de albergues, voltaram a estudar, retomaram o contato com a família ou até criaram novas famílias e alguns conseguiram emprego. Para ela a importância do projeto está em combater as disparidades sociais imensas que existe no país.

Ocas cria um círculo virtuoso no qual pessoas sem-tetos passam a ter novamente moradia e retomam a auto-estima através dos contatos que fazem com os outros enquanto estão trabalhando, enfim passam a ter vida social. “O projeto me deu um norte na vida, me proporcionou socialização”, afirma Zeca. Voluntários de diversas profissões contribuem com a iniciativa, como é o caso de um preparador físico que treinou os vendedores para participarem da Copa de Futebol de Rua (Homeless Word Cup) que aconteceu esse ano na Escócia.

Assim como Ocas, existem no mundo mais de 50 tipos de publicações de rua, comercializadas em cerca de 30 países. Todas fazem parte da Rede Internacional de Publicações de Rua (Interbational Netwok of Street Papers). A publicação brasileira é espelhada na revista inglesa “The Big Issue” e no jornal americano “Street News”, todos seguem o molde de veículo de comunicação integrado com a população em situação de rua. No Brasil há possibilidades do projeto se estender para Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Paraná, porém ainda falta infraestrutura.

Toda essa história pode ser vista na exposição da Revista Ocas que fica em cartaz até dia 31 de julho no Centro Cultural Vergueiro.

Serviço:
Centro Cultural Vergueiro
Rua Vergueiro, nº 1000- bairro do Paraíso, São Paulo.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
28/07/2005 Falta de verba ameaça museu afro montado no Ibirapuera
22/07/2005 São Paulo abriga escola pública de iniciação artística
22/07/2005 Plantando novas sementes profissionais
23/06/2005 Centros Acadêmicos da USP não apóiam a Escória
22/06/2005 Ato contra a Discriminação na Faculdade de Direito do Largo São Francisco
22/06/2005 Jornal de alunos da USP traz piadas racistas
22/06/2005 Colégio ensina preservação do Rio Tietê à comunidade da Zona Sul
22/06/2005 Nota à sociedade
21/06/2005 Resposta às manifestações de desrespeito dos direitos humanos na Faculdade de Direito da USP
09/06/2005 Fortalecendo ONGs através da comunicação