HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna

Você é superdotado?

“Não são só as escolas públicas que estão despreparadas para atender a este tipo de aluno. Não sei se meu filho pode ser considerado como tal, porém tenho "penado" em descobrir uma escola particular que o aceite, visto que ele foge de todos os padrões por estas instituições adotadas, do modelo de "aluno perfeito", que se interesse nas aulas, seja disciplinado e obediente.

Quem assim não se comporta, não tem este tipo de comportamento, superdotado ou não, receberá em muito pouco tempo um "cartão vermelho". Isso é educação? Podemos chamar estas instituições de escola? Ensinam o quê?

Acredito que para chegarmos ao topo da escala, devemos nos concentrar em "salvar" todas as nossas crianças, dando-lhes todas as oportunidades para se desenvolverem e encontrarem seu caminho, sejam elas de que tipo e de que nível for, aceitando-as com mais compaixão, amor e perseverança."
Alexandre Goldberg – alexlawyer@urbi.com.br

“Seguindo o que você disse, lembrei-me de uma piada sobre o assunto.

Um homem leva o filho ao médico preocupado:

- Doutor, eu não sei mais o que fazer! Eu acho que meu filho é super dotado!

O médico respondeu tranqüilamente:

- Não se preocupe. Basta colocar em uma escola pública que isso passa.

Infelizmente parece que é verdade.”
André Noel – andrenoel@ubuntu.com

“Acompanhando uma professora de educação física, que lecionava nos arredores de Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, vez que outra ela narrava o seu desânimo com o sistema educacional.

Em 1982, ela me dizia: "Quantos atletas natos eu perco todos os anos. Muito em breve estarão prontos para o corte de cana, e não é esse o objetivo do meu trabalho."

Sei que existe interesse do governo em mudar essa situação, mas com essa Câmara individualista fica difícil acreditar que um presidente possa mudar essa história."
Ventura Picasso – picasso.v@uol.com.br

“Você não tem idéia do acerto do seu artigo sobre os superdotados. Meu filho, hoje com 33 anos, teve convulsão grave quando criança, aos 3 anos, e tomou Gardenal até os 12 anos de idade. Por esse motivo, foi tido como tendo disritmia cerebral, embora não tivessem se repetido as convulsões. Felizmente, tive condições de cuidar bem dele, que foi acompanhado pelo neurologista José Salomão Schwrtzmann, a quem não tenho palavras para agradecer, pois muitas vezes me tirou de momentos de desespero atroz.

Explico: meu filho aprendeu a ler sozinho com 5 anos de idade e, como o Colégio Dante Aligheri, onde ele estudava, não alfabetizava no pré-primário, meu filho não conseguia se interessar por nada e, agitado e agressivo como era, ficava zoando com todo mundo. Foi expulso do Dante no pré-primário, imagine só! Depois fiquei sabendo que ele batia quase todo dia no filho da Maria Pia Matarazzo, José Francisco Matarazzo Calil, sendo esse o verdadeiro motivo da expulsão.

Eu me desesperava e achava que meu filho era louco. Porém, o dr. José Salomão me dizia que ele não era louco, autista e nem mesmo hiperativo, e que tudo ira ficar bem. Todavia, eu não conseguia acreditar, tal era o comportamento dele. Transferi meu filho para o Colégio Rio Branco, ao qual também não tenho palavras para agradecer, onde os professores e orientadores foram levando, me chamavam para me orientar, meu filho fazendo terapia e assim foi.

Aos 12 anos, ele parou de tomar medicação, foi melhorando e, aos 17 anos, fez vestibular e passou no ITA, na Escola Politécnica e na Unicamp, em Engenharia. Escolheu a Poli, se formou com 22 anos, trabalhou no Projeto Genoma, fez mestrado, fez concurso para a Transpetro, passou em 1° lugar no Brasil, depois fez concurso na Petrobras, também passou em 1° lugar e hoje é Engenheiro de Automação e Controle em Natal (RN), sendo muito bem avaliado no seu trabalho.

Você já imaginou o desperdício de talento não tivéssemos condições de cuidar dele adequadamente, ajudados pelo dr. José Salomão, os vários psiquiatras e o Colégio Rio Branco? Meus parabéns pelo artigo, que alerta para esse desperdício de talentos."
Regis

 
 
 

MAIS OPINIÕEs:
15/10/2007 A tragédia dos professores enlouquecidos
15/10/2007
"Tropa de Elite" deveria ser obrigatório nas escolas
08/10/2007
Rolex de Huck dá lição de jornalismo
02/10/2007 Receita infalível para virar incompetente
25/09/2007
Como emprestar dinheiro ao diabo
19/09/2007
Mapa das bicicletas
17/09/2007 Quem vai salvar São Paulo?
10/09/2007
Qual a maior estupidez brasileira?
04/09/2007
A invensão do Morro do Piolho
28/08/2007
A melhor bolsa de Lula
Outros comentários