Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 21h15

Pela 1ª vez na história, Fiesp e Ciesp vão ter presidentes diferentes

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

Pela primeira vez na história, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro dos Empresários de São Paulo) vão ter presidentes diferentes. A disputa aconteceu nesta quarta-feira.

A eleição, da qual participam empresários do Estado de São Paulo, deu vitória ao empresário Paulo Skaf para a presidência da Fiesp e ao economista Cláudio Vaz para a presidência do Ciesp, após um dos pleitos mais acirrados da história da federação.

Skaf, apesar de integrar a atual diretoria da Fiesp --é vice-presidente--, se candidatou por uma chapa de oposição, que saiu vitoriosa pela primeira vez em 20 anos. Vaz era o candidato da situação, apoiado pelo atual presidente, Horacio Lafer Piva.

Segundo a última apuração --a contagem final deve ser homologada nos próximos dias-- Vaz teve 2.235 votos contra 1.816 de Paulo Skaf. Ao todo votaram 4.076 empresas --16 votos foram anulados e nove ficaram em branco.

Em rápida declaração à imprensa, o presidente eleito do Ciesp, Cláudio Vaz, disse que essa divisão histórica "é um teste a que tanto ele, quanto Skaf serão submetidos. Não vamos fazer disso um tiroteio".

"Não vamos fazer dessa situação um ringue de boxe. Não terei dúvida de procurar Skaf sempre que tiver necessidade. Podemos fazer a descoberta de um novo mundo ou nos perder no meio do caminho. Veremos", afirmou Vaz.

O mandato do atual presidente da Fiesp/Ciesp, Horário Lafer Piva, acaba no próximo dia 27 de setembro, quando assumem os novos presidentes e diretores eleitos para o triênio 2004/2007.

Metodologia

As eleições do Ciesp e da Fiesp acontecem simultaneamente, mas têm estrutura diferente. Para a Fiesp, os votos são indiretos: votam 122 sindicatos que representam setores da indústria.

Para o Ciesp, mais de 7.600 empresas estão aptas a votar. O voto é direto, mas não é obrigatório. Enquanto na Fiesp, a votação aconteceu na sede da federação, na avenida Paulista, para o Ciesp foram espalhadas 44 urnas pelo Estado.

Ciesp e Fiesp funcionam no mesmo prédio, localizado no número 1.313 da avenida Paulista. O Ciesp é uma entidade civil fundada em 1928, cujo primeiro presidente foi o industrial Francisco Matarazzo.

Já a Fiesp, criada em 1942, é considerada a maior entidade empresarial do país: concentra 40% do PIB (Produto Interno Bruto) e tem orçamento anual de aproximadamente R$ 700 milhões. O Ciesp movimenta R$ 30 milhões anualmente.

Leia mais
  • Federação concentra 40% do PIB nacional
  • Skaf teve seu primeiro negócio aos 18 anos
  • Vaz, candidato da situação, diz que governo é "moderado em excesso"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fiesp
  • Leia mais notícias no Especial sobre a eleição na Fiesp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página