Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Expulsão na Uniban

A Uniban decidiu expulsar aluna hostilizada por usar vestido curto.


Mais resultados: Anteriores 34 35 36 37 38 39 40 41 42 Próximos
Comentários dos leitores
Camila Sousa (1) 08/11/2009 15h44
Camila Sousa (1) 08/11/2009 15h44
A expulsão da aluna ameaçada de violência revela a superficialidade do discurso de que as décadas posteriores à revolução sexual e de costumes caminham para a igualdade de direitos entre homens e mulheres. O caso da UNIBAN nos revela o quanto o corpo feminino ainda é visto como propriedade masculina e o quanto as conquistas femininas tem um longo caminho a ser percorrido. Revela ainda o quanto as instituições, inclusive as universitárias, se afastam do compromisso com a ética e a reflexão, absolvendo 700 vândalos e transformando vítima em ré.Nessa mesma universidade em abril, uma aluna foi vítima de linchamento por não se dispor a participar de uma manifestação contra a mudança dos métodos avaliativos e novamente os acusados se mantiveram à sombra de qualquer punição. Estamos diante de um compromisso frente ao livre-arbitrio humano, à liberdade de ser e agir garantida pela Constituição, violado com os mais sórdidos argumentos.O que está em questão não é a roupa, as insinuações ou a vida sexual da aluna, mas a violência desmedida e infundada, e o que é pior, dirigida a uma mulher, metaforicamente apedrejada por se portar como senhora de sua sexualidade. 110 opiniões
avalie fechar
walkiria brito (2) 08/11/2009 15h43
walkiria brito (2) 08/11/2009 15h43
... Que universidade interessante!!! Os alunos - todos senhores da ética e com comportamentos sociais certamente irrepreensíveis, decidem quem deve ser expulso. Logo estarão queimando bruxas, perseguindo minorias e diferentes de um modo geral!!! O que esperar de profissionais que lá se formam??? A primeira vista, parece que serão todos preconceituosos, intolerantes, arrogantes e incapazes de controlar seus instintos mais primitivos... Pra mim, esta é a UNIBANdo de débeis mentais!!! 32 opiniões
avalie fechar
rubens marra (1) 08/11/2009 15h35
rubens marra (1) 08/11/2009 15h35
Quem definitivamente deveria ser expulso, mas é do cenário da educação no Brasil, seria essa diretoria da Uniban que tomou tal decisão. 17 opiniões
avalie fechar
Sobre a notícia da expulsão da estudante tenho alguns pontos de vista que gostaria de compartilhar com quem ler:
1º Precisamos reestabelecer parâmetros morais na sociedade, pois a moça veste uma roupa que sabe que chamará atenção dos homens, e o faz deliberadamente e agora que a situação se virou contra ela se faz de vítima. É a mesma coisa que acontece com aquelas moças que são violentadas, que se mostram completamente e não quer que aconteça nada com elas.
2º Não concordo com a violência, nem com os estupradores, pois violencia sempre gerará violência.
3º A expulsão talves não seja a melhor medida, mas volto a afirmar que não apenas as faculdades, mas em todos os setores precisamos resgatar valores morais. Ex: "Se esta moça se reservasse a se vestir ousadamente apenas para o seu marido e/ou namorado, ela não teria sido hostilizada".
4º A sociedade em geral precisa ter bom senso, tanto a faculdade, quanto as meninas e meninos que frequentam as faculdades, ou seja, as faculdades estabelecem critérios de vestimentas, e os alunos não abusem de sua liberdade.
MINHA OPINIÃO.
Eduardo Braga.
128 opiniões
avalie fechar
Adriano Mariano (1) 08/11/2009 15h35
Adriano Mariano (1) 08/11/2009 15h35
Sinceramente caros diretores e reitor da Uniban... Nós sabemos a verdadeira indústria cultural que impera em nosso país e a paulatina piora em todos os índices de qualidade dos cursos superiores, principalmente os de centros universitários particulares, como o de vocês.
Por favor, se preocupem primeiramente em melhorar a qualidade de ensino de vocês, depois se preocupem em manter uma pseudo-moral que não se sustenta no nosso país tropical onde a bunda é o maior símbolo que possuimos.
Sou pós-graduando da USP, A 38º MELHOR UNIVERSIDADE DO MUNDO, e vejo minhas lindas e inteligentíssimas colegas de sala, com saias que mais parecem cintos de tão pequenas e sabe com o que todos nos preocupamos?! Queremos que no ano que vem além de nos tornarmos os melhores profissionais de nossa área no mundo, também possamos nos orgulhar de termos subido uma posição a mais no ranking das melhores do planeta.
Galerinha da Uniban... aprendam a ensinar primeiro, ganhem prestígio, qualidade e reconhecimento, e só depois, quando forem melhores que Harvard, exijam que seus alunos compareçam as aulas de terno, gravata e tayer.
42 opiniões
avalie fechar
Luiz Donizetti Cerávolo (372) 08/11/2009 15h35
Luiz Donizetti Cerávolo (372) 08/11/2009 15h35
Os imbecis alunos desta latrina, lixo de instituição de des-ensino estão entrando aqui para imputar culpa à garota. Está provado que a defesa do ato de expulsão pelo fato ocorrido é inconsequente. Fique claro aos acéfalos, que a atitude correta seria a repreensão da garota. A atitude dos alunos de persegui-la os condena irremediavelmente. 31 opiniões
avalie fechar
jose carlos (7) 08/11/2009 15h34
jose carlos (7) 08/11/2009 15h34
..então, agora os advogados de plantão que se posicionem, e façam essa " faculdade" de Mer....pagar, isso mesmo, pagar alguns bons milhões para essa cidadã que teve TODOS seus direitos retirados, detalhe..SEM COMETER NENHUM CRIME.
Desculpe-me as faculdades sérias, por ter usdo os seus nomes em vão.
9 opiniões
avalie fechar
Luis Flávio (1) 08/11/2009 15h33
Luis Flávio (1) 08/11/2009 15h33
Decisão acertada. Em um ambiente acadêmico, convém o estudo e a boa postura; características que faltaram (talvez faltem sempre, como dito) à aluna e aos baderneiros, que também deveriam ser expulsos.
O interessante é reparar que as pessoas criticam todas as instituições sociais pedindo ética, educação e respeito, mas não percebem que a primeira forma de respeito vem com nossa identidade física e mental.
É importante frisar que, como numa dança, ambos erraram no acontecimento, porém, a aluna foi a condutora desse triste episódio que terminou de uma maneira terrível para ambos.
Com certeza, ela quis provocar ao máximo os alunos e por não ser pessimista o suficiente, acreditou que a sua provocação seria apenas na órdem da razão. Infelizmente, ela esqueceu que mais valiozo do que tentar modificar o mundo, é fazer isso de forma correta e pautada em uma convenção social que existe.
O que mais var ter agora, são falso-liberais que tentaram elevá-la ao status de Rosa Parks do Brasil, mas que nunca deixariam suas filhas usarem esse tipo de roupa, pois é roupa de...
Abraços cordias.
265 opiniões
avalie fechar
Grazielle Fernandes (1) 08/11/2009 15h33
Grazielle Fernandes (1) 08/11/2009 15h33
Como universitária e como mulher, repudio a atitude da Uniban em relação a vitima.
A instituição perdeu o pouco da credibilidade que tinha.
Formarei em breve e em hipotese alguma irei cursar uma pós graduação em uma instituição dessa natureza. Agradeço a Deus por ter condições financeiras para pagar um bom curso da Fundação Getulio Vargas,
Então, se eu comparecer à universidade com uma roupa que marque as minhas curvas, poderia ser expulsa? A aluna Geisy deveria ter sido notificada oficialmente, através de advertências por escrito.
O publico que reconhece que a universidade está errada e que desejam auxiliar de alguma forma a aluna expulsa, podem faze-lo dessa forma: desistimulem seus conhecidos a estudarem na Uniban. Mostrem as reportagebs, videos ofensivos, etc.
Como diria Boris Casoy, "isso é uma vergonha"!!!!
É o retorno do homem de Neanderthal.
45 opiniões
avalie fechar
Wesley Caiapó (42) 08/11/2009 15h30
Wesley Caiapó (42) 08/11/2009 15h30
Não dá pra comentar a decisão da UNIBAN baseando-se em "achismos". Eu não estava lá, não vi os vídeos em que ela aparece com o tal vestido (alguém viu?), tb não tive acesso ao depoimento das testemunhas (alguém aqui teve?).
E de tudo que se pode ter certeza, é que alguns alunos da referida universidade cometeram diversos crimes: ameaça de estupro, calúnia, injúria e difamação. Então, estranho que na decisão da Uniban não esteja nenhuma outra expulsão.
8 opiniões
avalie fechar
Na minha opinião a decisão da UNIBAN explica bem as baixas notas de seus alunos em comparação com outras universidades, ou seja sua diretoria está mais preoculpada em se poupar neste episódio do que melhorar sua qualidade de ensino. Acho que isso deve servir de alertar para os jovens que pretentem cursar um curso superior em 2010, assim como está servindo para mim que pretendo fazer uma pós graduação. A decisão de expulsar a aluna é inaceitável nos dias de hoje e tem que ser revista.
Obrigado pela oprtunidade.
10 opiniões
avalie fechar
Gilberto Ferreira (1) 08/11/2009 15h30
Gilberto Ferreira (1) 08/11/2009 15h30
Faço minhas as palavras do Reinaldo Azevedo: Mulá Omar, chefe do Taleban, para reitor da Uniban! 13 opiniões
avalie fechar
nelson corrêa (6) 08/11/2009 15h28
nelson corrêa (6) 08/11/2009 15h28
Até vai se dar tanta ênfase, a uma bobagem desta, temos tantas coisas mais importantes a se dicutir neste país, e perde-se tempo com coisas menores, quanto a faculdade expulsar a aluna é realmente espantoso, mais também não era para se dar tanta ênfase a caos assim, pois gozações e encarnações em escolas é algo que existe a séculos. 7 opiniões
avalie fechar
Abìlio M de Souza (1) 08/11/2009 15h28
Abìlio M de Souza (1) 08/11/2009 15h28
Foi lamentavel o ocorido cm a garota aluna da uniban,veste o q quer por livre vontade tem q arcar cm a tempestade .so q ninguem tem nada a ver cm a vestimenta das pessoas muito menos fazer o q fizero cm ela errou muito + ainda a uniban espulsar
a aluna.Londrina
1 opinião
avalie fechar
Não fica claro se a culpa maior é da sociedade ou é do MEC que permite o funcionamento desses currais escolares,tendo o título de universidade,o que à luz da legislação do ensino superior,é muito improvavável que possa ostentar esse título.O sistema contempla às entidades idôneas,de meritória nescessidade e principalmente àquelas instituições que tenham cursos em TODAS as áreas do saber,a possibilidade de serem reconhecidas como universidades.O que acontece no país é uma leniência do Estado na concessão de tais universidades,trazendo então esses franksteins do ensino,que nada mais são do que cata-alunos sem quaisquer vínculos com a Educação e visando somente o lucro.Por isso,a de-formação dos alunos é gritante e trás monstrengos como essa uniban,que nada mais é do que um depositório de máformação acadêmica. 31 opiniões
avalie fechar
Alziro Ribeiro da Silva (55) 08/11/2009 15h26
Alziro Ribeiro da Silva (55) 08/11/2009 15h26
Acho que devia ser advertida sobre a maneira de se vestir se é que esxiste normas de comportamento na escola,caso contrário se é livre, aí cada um é responsavel por si e mostra o que gosta. 8 opiniões
avalie fechar
vania campos (1) 08/11/2009 15h23
vania campos (1) 08/11/2009 15h23
uniban(com letra minúscula mesmo) deveria perder o direito de ser uma universidade.Aos alunos que entraram lá por ilusão: saiam o mais rapidamente possível .Não manchem o seu currículo. 7 opiniões
avalie fechar
p p (3) 08/11/2009 15h22
p p (3) 08/11/2009 15h22
acho que todos que cultivamos a inteligencia, a razao, a liberdade, o respeito às diferenças e á igualdade entre todos sabemos onde não devemos estudar: nesse local que não devia se chamar universidade e que cultiva a intolerancia, o desrespeito à liberdade, a irracionalidade e um modo de pensar retrógrado próximo ao medievalismo mais abjecto e condenável: que as instituições guardiãs das liberdades do cidadão se unam e o MEC se pronuncie contra esta unibam que deve ser banida do meio academico como prova de incompetencia no trato com a educação que deve sempre defender a universalidade do pensamento, da ação de todos os individuos. 16 opiniões
avalie fechar
Rufino Carneiro (1) 08/11/2009 15h21
Rufino Carneiro (1) 08/11/2009 15h21
Urge que o CNE casse a licença de funcionamento dessa tal uniban (assim mesmo tudo em minúsculas para refletir a mentalidade pequena dessa "empresa mercenária", de fundo de quintal, que não honra o nome e a condição de se declarar um estabelecimento de ensino, sequer menos uma Uiversidade ... Isso é um absurdo!!! 5 opiniões
avalie fechar
Paulo Henrique Andrade (1) 08/11/2009 15h21
Paulo Henrique Andrade (1) 08/11/2009 15h21
A repulsa causada por uma simples minissaia é típica de teocracias como o Irã ou das sociedades autoritárias de cunho nazista ou facista. A democracia é feita justamente com a aceitação da diferença. É muito fácil "jogar pedra na Geni". Eu estudei na PUC-Rio (católica) e com o calor que fazia shortinhos e minissaias eram muito comuns e ninguém reclamava. Esses alunos estão é com medo de sua sexualidade ou com inveja da moça.
A Uniban pisou feio na bola, preocupada com o dinheiro dos alunos, e merece ser severamente punida pelo MEC, inclusive descredenciada ou multada em milhões. O Min. da Educação deve tomar providência já. Todos devem ser identificados e PROCESSADOS criminalmente.
Isso é bullying, e configura diversos CRIMES - constrangimento ilegal, difamação e ameaça. Todos os que incitam ao ódio e à intolerância merecem ser presos, mesmo se for preciso FECHAR a faculdade e PRENDER seus diretores por CONIVÊNCIA com os crimes praticados.
Ou a lei vale para todos, inclusive para tais diretores, ou não vale para ninguém, e aí entraremos de volta à Idade Média, na barbárie da ditadura.
É preciso uma resposta JÁ de toda a sociedade contra esta BARBÁRIE CRIMINOSA de ter um bullying chancelado pela diretoria da escola - Governo Federal, Governo de SP, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Civil de SP, e especialmente a DECRADI Delegacia Especializada em Delitos de Intolerância.
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (914)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 34 35 36 37 38 39 40 41 42 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página