Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2009 - 21h10

Argentina vive drama, faz gol no fim e se aproxima da Copa

Publicidade

da Folha Online

Com um gol marcado pelo atacante Palermo, nos acréscimos do segundo tempo, a Argentina sofreu, mas venceu o Peru por 2 a 1, neste sábado, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, pela penúltima rodada das eliminatórias sul-americanas.

O outro gol dos argentinos foi marcado por Higuaín. Hernán Rengifo fez para os peruanos.

Com o resultado, a Argentina assumiu a quarta colocação, com 25 pontos. Assim, depende de sua própria força para se classificar para a Copa do Mundo-2010. Para ficar com a vaga direta, os argentinos precisam derrotar o Uruguai, fora de casa, na próxima quarta-feira, quando acontece a última rodada da competição.

O time de Maradona tinha vencido pela última vez no dia 6 de junho, quando ganhou da Colômbia por 1 a 0, em casa. Depois, foram três jogos e três derrotas.

Ainda sem encontrar uma equipe ideal, o treinador da seleção argentina, Diego Maradona, fez sete modificações na equipe em relação ao time que foi derrotado pelo Paraguai por 1 a 0, na rodada anterior.

Mas, a Argentina não apresentou um bom futebol contra o Peru. O time dominou o jogo, mas criou poucas chances de gol. A única oportunidade na etapa complementar, a seleção fez o gol com Higuaín.

Depois tomou sufoco e sofreu o empate de Hernán Rengifo, aos 45min da etapa complementar. Porém, no lance seguinte, Palermo fez o gol que deixou a Argentina dependendo apenas de si.

O jogo

Precisando vencer para continuar com chances de participar da Copa do Mundo-2010, a Argentina pressionou o Peru desde o início do jogo. Logo no primeiro minuto, Enzo Perez arriscou da entrada da área e o goleiro Butron defendeu.

A seleção comandada pelo técnico Diego Maradona dominava a partida e rondava a área adversária, mas não conseguia criar nenhuma chance clara de gol. Já os peruanos faziam uma marcação forte e não dava espaço.

A melhor chance da Argentina aconteceu aos 18min, quando Di Maria escapou pela esquerda e cruzou para Higuaín, livre na pequena área, concluir para fora. Dois minutos depois, Higuaín bateu e o goleiro peruano defendeu.

Apesar de dominar o jogo, a Argentina não conseguia abrir o placar. Aos 40min, Messi recebeu dentro da área e chutou, a bola saiu a direita do goleiro Butron.

Na etapa complementar, Maradona optou por um esquema mais ofensivo e colocou o atacante Palermo na vaga de Enzo Perez.

Mas quem assustou primeiro foi os peruanos. Após uma cobrança de escanteio, Vargas pegou de primeira e acertou o travessão.

Porém, a Argentina respondeu de forma imediata. Aos 2min, Higuaín recebeu dentro da área e bateu forte para abrir o placar: 1 a 0.

Sem compromisso na competição, o Peru se lançou para o ataque e quase empatou. Aos 12, Fano recebeu livre e tocou na saída de Romero, que fez grande defesa.

O Peru continuava no ataque em busca do empate, enquanto a Argentina não conseguia se encontrar em campo. A equipe de Maradona errava muitos passes e não ameaçou mais o goleiro Butron.

O Peru continuou insistindo e chegou ao empate aos 45min do segundo tempo. Depois de dois cruzamentos, Rengifo subiu livre e empatou o jogo 1 a 1.

Quando parecia que a partida estava definida, a Argentina conseguiu o gol da vitória. Aos 47, após um bate rebate, a bola sobrou para Palermo, que completou para o gol.

Na saída de bola, o Peru ainda acertou uma bola no travessão em chute no meio-campo.

Comentários dos leitores
Valentin Makovski (511) 27/01/2010 14h48
Valentin Makovski (511) 27/01/2010 14h48
""O presidente do Bayern de Munique, Uli Hoeness""
Em partes podemos concordar com ele, mas precisamos dar méritos ao povo sudafricano, pois se esforçaram ao máximo p/ conseguir sediar a copa. A questão vai mais além da segurança, existe na FIFA um preconceito racial, e que não é exposto pois a federação africana esta bem e tem várias seleções classificadas p/ 2010, mas como nações tem seus prô contra, a violência naquele continente não tem prazo nem limíte p/ acabar, são conflitos que vão além de fronteiras, são étnicos e se alastram por anos de história. Acredito que mesmo com tudo que esta sendo feito pela segurança da África do Sul, não vai ser sufiente, podemos esperar que algo aconteça.
Sobre futuras copas, a FIFA precisa entender que outros continentes fora o Europeu, podem sediar uma copa, não se pode descriminar tanto assim, se a Alemanha gastou U$ 1 Bilhão p/ construir um estádio, no Brasil podemos faezr o mesmo com a metáde do preço, ou quem sabe em 2030 conforme á interesse do Uruguai//Argentina querem sediar, se pode sim, porque não????
A FIFA precisa ser mais DEMOCRÁTICA
sem opinião
avalie fechar
Oliver Oiveira (49) 24/01/2010 20h03
Oliver Oiveira (49) 24/01/2010 20h03
Concordo em parte com o Zeferino...acho dificil uma selecao Africana ganhar a copa ( mesmo que a Fifa queira ) , acho mesmo que a copa deve ficar mesmo na Europa ( so' naum me perguntem aonde ) sem opinião
avalie fechar
Zeferino ! (20) 22/01/2010 11h15
Zeferino ! (20) 22/01/2010 11h15
Muito dificl uma seleçãoa friacana ser campeã. Vão dar muito trabalho, mas conquistar o campeonato acho pouco provavel! Agora, temos que ficar espertos com os hermanos... time com qualidade quando chega desacreditado assim.. vide compa de 2002! O Brasil tem condições de ganhar, mas tem que trabalhar com humildade... se jogar como jogou até agora, seremos hepta! A Espanha o maximo que ela consegue é liderar o ranking da fifa... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (182)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página