Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2004 - 23h55

Gol aos 45min do segundo tempo elimina São Paulo da Libertadores

Publicidade

da Folha Online

Com um gol de Agudelo aos 45min do segundo tempo, o São Paulo foi derrotado pelo Once Caldas por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em Manizales, na Colômbia, e, após dez anos de ausência na Taça Libertadores, perdeu a chance de voltar à final do torneio de clubes mais importante das Américas.

Na primeira partida das semifinais, disputada no estádio do Morumbi, em São Paulo, as duas equipes haviam empatado por 0 a 0.

Com a derrota, o São Paulo se tornou a terceira equipe brasileira derrotada por colombianos na Libertadores-2004. Antes, o Santos (que também foi eliminado pelo Once Caldas) e o Cruzeiro (que perdeu para o Deportivo Cali), haviam caído diante de clubes do país.

Em sua terceira participação na Taça Libertadores, o Once Caldas quebrou um tabu. A equipe colombiana jamais havia passado da primeira fase na competição. Em suas outras duas participações, em 99 e em 2002, os colombianos foram eliminados na fase inicial. Nesta edição, o time está invicto em casa, com cinco vitórias e um empate.

Na final, os colombianos enfrentarão o vencedor do confronto argentino entre River Plate e Boca Juniors. Na primeira partida, o Boca venceu por 1 a 0 e joga por um empate nesta quinta para avançar às finais.

Na partida desta quarta-feira, o São Paulo começou o jogo praticamente da mesma maneira como na capital paulista. Cuca armou a equipe com quatro defensores, dois volantes, dois meias de armação e dois atacantes e permaneceu com o esquema até o fim do confronto.

Muito marcado e limitado fisicamente devido as dores na coxa esquerda (chegou a estar ameaçado de não participar da partida), Luis Fabiano pouco apareceu durante a partida.

Na altitude de Manizales, 2.150 m acima do nível do mar, o São Paulo errou muitos passes e lançamentos durante o jogo.

A primeira chance de gol na partida foi colombiana. Aos 16 min, a defesa se posicionou mal, a bola chegou da intermediária para Alcázar, que dominou, invadiu a área e chutou rasteiro. A bola passou muito próxima da trave de Rogério Ceni.

Aos 24min, os colombianos tiveram mais uma boa chance para abrir o marcador. Moreno cruzou da direita para Valentierra, que cabeceou com perigo. A bola bateu no corpo de Alexandre e saiu para escanteio.

Pressionando, o time da casa chegou ao gol. Aos 28min, após cobrança de falta da direita, Rogério Ceni rebateu mal, Viafara escorou de cabeça para dentro da área e a bola sobrou para Alcazar, que empurrou de coxa para o gol.

Atrás no marcador, Cuca imediatamente alterou a equipe. O técnico são-paulino tirou o meia Marquinhos e colocou o lateral-esquerdo Fábio Santos. Com a substituição, Gustavo Nery passou a ocupar um lugar no meio campo são-paulino.

A alteração rapidamente surtiu efeito e o São Paulo alcançou o empate. Aos 33min, Grafite cruzou da direita, Gustavo Nery escorou de cabeça e a bola sobrou para Danilo que, da entrada da área, chutou de perna esquerda para empatar o jogo e marcar seu primeiro gol com a camisa da equipe paulista.

Apesar de ter melhorado na partida, o São Paulo quase foi surpreendido pela equipe colombiana. Aos 46min, Viafara chutou com força, da intermediária, e a bola bateu no travessão de Rogério.

Em um segundo tempo apático, as duas equipes se preocuparam em demasia com a marcação. A primeira chance do São Paulo na etapa complementar aconteceu apenas aos 23min, quando Grafite chutou de fora da área e o goleiro Henao rebateu a bola para escanteio.

Pelo lado do Once Caldas, a melhor chance aconteceu justamente aos 45min do segundo tempo, quando Agudelo recebeu em velocidade, driblou o lateral-esquerdo Fábio Santos e chutou no canto esquerdo de Rogério Ceni, selando a classificação de sua equipe. No momento do passe, no entanto, o jogador estava em posição duvidosa, mas não foi assinalado o impedimento.

Leia mais
  • Em 2000, São Paulo perdeu a Copa do Brasil aos 45min do 2º tempo
  • Heróis da campanha são-paulina decepcionam e choram

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o São Paulo na Libertadores
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Once Caldas
  • Leia mais notícias no especial da Libertadores-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página