Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Virada Cultural 2009

Comente aqui as atividades do evento cultural que apresenta cerca de 800 atrações em SP


Mais resultados: 1 2 3 4
Comentários dos leitores
Paulo ShueguerHeguedusch (1) 05/05/2009 02h39
Paulo ShueguerHeguedusch (1) 05/05/2009 02h39
"Me senti em um filme futuristico, onde não existe Governo. Uma coisa bem underground."
A policia não se dividia no evento, andavam de 30 em 30.
Presenciei um arrastam ao lado da base da policia com as ambulâncias.
Um rapaz além de ser roubado, foi extremamente espancado, há 10 metros de inúmeros policiais.
Comuniquei a um policial, ele simplesmente disse não poder fazer nada, não socorreu o rapaz jogado no chão, que estava apenas de shorts após o roubo, e sequer cogitou a idéia de policiar a rua onde os assaltantes estavam agindo. Foi a cena mais covarde que já presenciei, e infelizmente o rapaz machucado ao chão estava sozinho, pois nem a policia se importou com o fato.
21 opiniões
avalie fechar
Fabio Anderson (1) 04/05/2009 23h22
Fabio Anderson (1) 04/05/2009 23h22
Virada Cutural, nunca mais!!! Sempre fui favorável a esse evento cultural, mas fui vítima de violência gratuita por um grupo de adolescentes que chutaram e bateram no banheiro químico que eu utilizava somente pelo prazer de se divertir com esse ato covarde. Ao sair do banheiro fui humilhado com todo tipo de piada, e não pude fazer nada, pois fiquei com receio de que estivessem armados e eu pudesse perder a vida ali mesmo. Não havia um policial no momento, inclusive fizeram até piada com isso. Só sei que me decepcionei muito, mão conseguiaa mais curtir a festa e fui tomado por um medo absurdo. Tentei ficar na parte eletrônica, mas o clima tava muito pesado e não conseguia relaxar. Infelizmente esse evento não conta mais com meu apoio. Acho que o Estado deve gastar todos os seus esforços em educar o povo antes de lhe oferecer cultura. Num país miserável como o nosso, não enxergo mais perspectiva de que haja uma mudança significativa na educação. Vou me recolher e adotar um pensamento reacionário, e dizer que se dane a cultura. 5 opiniões
avalie fechar
Jacqueline Viegas Estevam (1) 04/05/2009 18h12
Jacqueline Viegas Estevam (1) 04/05/2009 18h12
AHAH ah tá, ele quer proibir SÓ o vinho (porque espirraram nele, claro)? Vodka, pinga e derivados, não, né? Enfim, tenho muito o que reclamar da virada cultural (gente bêbada, locassa, briga, baixaria, etc), mas reclamaria mais se não tivesse - e tenho certeza que é o que faria a maioria. Ainda há muito o que ajustar; do ano passado foi pior que desse ano, e a do ano que vem será melhor ainda. Apesar de eu adorar beber, sou a favor de proibirem a venda e consumo de bebida alcoólica na virada, já que tem gente que não sabe se portar. Evitei o show do Matanza, por exemplo, que gosto muito, porque sabia o tipo de pessoal que ia ficar por lá (dito e feito, pelo que me contaram depois). Aliás, a mídia é fogo: maquiaram a virada como se tudo tivesse sido lindo e maravilhoso! Que feio. Ah, defendo que a virada deva ser só no centro mesmo, porque já é difícil acompanhar vários shows que se queira ver quando são próximos, imagina um na USP leste a 00:00 e outro na Cidade Universitária as 2:00? Não tem cabimento, o pessoal ia gastar dinheiro e tempo demais pegando condução. E parabéns ao autor que escreveu esse texto com o título de notícia (sem muito a ser, levando-a mais pro lado irônico). sem opinião
avalie fechar
Eduardo Barbosa (6) 04/05/2009 15h44
Eduardo Barbosa (6) 04/05/2009 15h44
Nessa onda proibitiva nada mais apropriado. Proibe-se o cigarro, o salgadinho e refrigerante da molecada, agora o vinho na virada!!! 4 opiniões
avalie fechar
Robinson Alves (2) 04/05/2009 15h00
Robinson Alves (2) 04/05/2009 15h00
Daniel Maciel: a Cid Universitária já foi palco da Virada Cultural, e quase ninguém apareceu no show que teve lá, porque a USP é fechada aos finais de semana e sem ônibus, o que desestimula a ida das pessoas até lá. Não dá para ser uma torre de marfim em dias úteis e, do nada, esperar que as pessoas afluam como afluíam outrora, quando o Bem Brasil acontecia na Praça do Relógio.
Jair dos Santos: virada cultural foi SÓ para a elite? Faça-me o favor! Eu não sou elite e estive na Virada. Se o "povo" tal como você o concebe prefere viver num iglu, com o pescoço enfiado no buraco, paciência. Acho que teve programa para todos os gostos e públicos. Respeito sua opinião, mas discordo dela. Um ponto negativo: não consegui entrar no metrô São Bento e ninguém informava qual entrada estava aberta, tampouco havia cartazes nas portas fechadas informando o acesso. E, realmente, o tatuzão podia aguardar, não? Se não podia, a Virada poderia acontecer em outra semana. Enfim, mantenho a fé no evento, e espero que ele melhore, sempre.
3 opiniões
avalie fechar
daniel maciel (27) 04/05/2009 12h23
daniel maciel (27) 04/05/2009 12h23
mal organizado, mal divulgado, higiene precária, limpeza precária, programação insuficiente pois deveria ter mais atrações nas periferias. Estava consultando a programação e havia 4 apresentações do show "preferido" de Serra de harpa, enquanto havia apenas uma apresentação de capoeira, que é um símbolo de ongs e associações para recuperar jovens. As atrações foram escolhidas conforme gosto da elite. Campo de marte, praça do carmo, cidade universitária, USP Leste não foram utilizadas. Se querem atrair turistas, como em Salvador e Olinda, precisam contratar profissionais de verdade e contar com patrocínio de peso. 12 opiniões
avalie fechar
Isaac Moraes (1) 04/05/2009 11h34
Isaac Moraes (1) 04/05/2009 11h34
Viva a cultura, viva a virada cultural. Ao contrario de muitos, achei incrível a virada cultural.
Primeiramente houve diversão e isso é que importa. A questão de infra-estrutura e organização pode até ter sido ruim, mas tudo ainda é muito imaturo, são apenas cinco anos e sei que ira melhorar.
Falta expectativa, esperança e positivismo de cada um dos brasileiros, somos muito acomodados quanto a reações anti-politicas, mas criticar tudo não é certo!
Se falta pedem pra voltar e se tem pede pra tirar... Não entendo!
Vivia o convívio e abaixo os anti-sociais >
2 opiniões
avalie fechar
FABIO ZONZINI (36) 04/05/2009 10h58
FABIO ZONZINI (36) 04/05/2009 10h58
SR. JAIR DOS SANTOS.. SOBRE O SEU COMENTÁRIO, É VERDADE QUE ESSE TIPO DE MÚSICA COMO HIP HOP, FUNK, SAMBA, ETC, FAZEM PARTE DE COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS, PORÉM, DE QUEM É A CULPA ? VC ESTÁ COLOCANDO A CULPA NO GOVERNO, NA SOCIEDADE BURGUESA MAS ESTÁ SENDO UM POUCO "RACISTA". OQUE SE HOUVE EM FAVELA E GERALMENTE EM "SOM ALTO" PRA TODOS OS VIZINHOS OUVIREM ? É SÓ ISSO, SAMBA, HIP HOP, FORRÓ. É OQUE O POVO COSTUMA GOSTAR. SE VC FOR A UM BAIRRO MAIS SOFISTICADO, COM CERTEZA NÃO IRÁ ACORDAR NUM DOMINGO OUVINDO "CALCINHA PRETA" PORQUE NÃO É COSTUME "DELES" FAZER ISSO. SOU DA PERIFERIA E NÃO SUPORTO OUVIR ESSES TIPOS DE MÚSICAS E ACABO BRIGANDO COM VIZINHOS POR CAUSA DISSO. PORQUE VENHAMOS, É RI-DÍ-CU-LO ISSO NÃO É ? MAS O POVO NÃO TEM EDUCAÇÃO, E EDUCAÇÃO NÃO É NA ESCOLA QUE SE APRENDE, É EM CASA, E INDEPENDENTE DE CLASSE SOCIAL , QUEM TEM EDUCAÇÃO TEM, E QUEM NÃO TEM NÃO APRENDERÁ NUNCA E CONSEQUENTEMENTE SEUS FILHOS TB NÃO TERÃO, POIS COMO ALGUEM SEM EDUCAÇÃO PODERÁ DAR A MESMA ? 9 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (302) 04/05/2009 10h48
antonio goncalves (302) 04/05/2009 10h48
Sera que o Serra que atruibuir aviolencia descontrolada na cidade de sao apulo por causa do vinho que ele tomou um banho?ele e um incopetente memso, desde qdo asumiu o poder acidade de sao apulo foi tomada pelos bandidos, seria bom se ele tevese sido asaltado para ele saber o que e bom ser asaltado nas ruas de sao paulo,nehum prefeito e nemhum governo pode por apolicia PMou a Civel em guerra como ele fez,Ja imaginou esse Serra na presednecia da Republica?meu deus o brasil vai entrar em colapso e vai ficar pior do que o Mexico tomando pela violencia,onde mataram mais de 800 policial no ano passado e houve mais de Mil sequestro, a violencia la no Mexico aumentou mais de 100% ja imagionou o Serra com aincopetencia dele por onde and ana presidencia?
Deus mim livre ver esse incopetente na presedencia, Xo Urubu
6 opiniões
avalie fechar
Adeildo Paulino (2) 04/05/2009 10h18
Adeildo Paulino (2) 04/05/2009 10h18
Assisti, no domingo, a um show maravilhoso que não estava oficialmente no progarma da Virada Cultural, porém foi divulgado pela mídia como se estivesse; o show de chorinho do grupo Luar de Prata no mercado municipal.
Por sorte minha e de minha família, o espaço foi suficiente para os presentes.
MARAVILHOSO. Parabens aos patrocinadores.
2 opiniões
avalie fechar
Adeildo Paulino (2) 04/05/2009 10h11
Adeildo Paulino (2) 04/05/2009 10h11
Minha filha foi ver shows na Avenida São João na madrugada do sábado e, também disse que não volta mais; difícil acesso a banheiros e muita gente bêbada nas ruas. sem opinião
avalie fechar
Luis leao (1) 04/05/2009 10h02
Luis leao (1) 04/05/2009 10h02
Demagogia, pensarmos que festa em São Paulo, não teria, alcool nem drogas e que todas as pessoas tem em suas mentes a virada CULTURA. A organização precisa ser melhorada, posso dizer que faltou uma atração ou outra e isso ou aquilo... Mais temos que concordar que a idéia é simplesmente maravilhosa, São Paulo precisa de mais eventos como esse, ter acesso a atrações de forma gratuita e poder passear pelo centro da cidade, pelas ruas historicas em momentos de descontração e encontrar pessoas, é realmente muito bom. Espero que consigam nos próximos chegar mais perto do perfeito, como bloquear o trafego de carros particulares até certo ponto, como não vender bebidas em abalagens de vidros como te mais banheiros quimicos e pontos de atendimento médico e monitoramento policial com mais inteligencia, para agir em caso brigas etc
E o principal de tudo, fazer as pessoas entenderem que o intuito é promover a cultura e pessoas que não estão dispostas a tal não vá na próxima virada cultural e gente virada cultural não tem nada a ver com partidarismo.
1 opinião
avalie fechar
Denis Salvá (1) 04/05/2009 09h58
Denis Salvá (1) 04/05/2009 09h58
Jair dos Santos
Não é verdade que a virada cultural é uma festa da elite...foram quase 4 milhões de pessoas na virada cultural..se fosse elite, não seriam quase 4 milhões de pessoas, num feriado, numa cidade de 11 milhões de habitantes...
O que está errado e isso cabe mais ao cidadão que o poder público, é o consumo excessivo de alcool..
1 opinião
avalie fechar
No centro havis uma miscigenaçao de públicos, depois das 00:00 fomos andando da luz até a liberdade, na liberdade pegamos um "busão" e fomo pra Paulista, na casa das rosas e na fiesp, nossa que alívio, paz total, sem muvuca, na fiesp caímo de paraqueda num show de reggae, depois mais 2 shows, sossego, organização, gente baca, enfim, vi os dois lados da virada, foi uma experiência interessante, valeu a pena sim, é só não vacilar, que dá pra curtir a cidade numa boa.....vi um trecho do John Lords, de arrepiar, as pessoas chacoalhando a cabeça e no telão um músico tocando um contra baixo, muito bacana. 1 opinião
avalie fechar
edson dias (1) 04/05/2009 09h47
edson dias (1) 04/05/2009 09h47
Esta foi a virada anti cultural, a virada como proposta inicial foi maravilhosa, agora apoderada pela prefeitura e pela demagogia deste prefeito e seu chefe o governador que deu o dinheiro, desconsideraram o fator cultural, deixando os desabrigados e famintos ao céu aberto, seria o momento para ajuda-los recolhe-los e dar-lhe abrigos descente, o Lixo acumulado e todos os lugares, não vi um só gari limpando os dejetos de uma população que não viu uma só lixeira vazia para depositar o lixo, no mais foi um desfile deste prefeito e o seu chefe, dizendo que foi uma linda virada, temos nos que virar este pensamento, que tem de aglutinar 3,5 milhões de pessoas num espaço sem infra estrutura de higiene e de espaço, previlegiando um teatro municipal com as melhores apresentações e com vagas limitadas, esta virada seria muita mais eficiente, se por parte deste governante houvesse uma intenção de concientização da cultura, da educação e da solidariedade, doque despejar tanta gente pra não conseguir ver seus idólos e ainda mais ser desrrespeitado pela imuncice que estava esta cidade. Protesto enfim por um esperdicio de dinheiro público mal investido, mal aplicado, a virada é do povo sim, tem que ter qualidade em suas apresentações e não precisa ser as exibições no centro de são paulo, cade o parque do ibirapuera, do carmo,horto florestal, heitor vila lobos lugares que pode sim receber mais gente.
Um dia faremos uma virada cultural de verdade, chutando essa cambada de oportunistas.
7 opiniões
avalie fechar
Foi minha primeira virada, estava junto com minha esposa, foi bacana até, realmente algumas pessoas não entenderam o espírito da coisa, tinha muito "nóia" o policiamento era constante, mais havia "nixos" ontem não existia esse policiamento, tinha muito jovem com garrafa de vodka, o famoso vinho, etc, mas haviam pessoas estaziadas com a vivacidade de uma cidade que fez jus ao termo " a cidade que não pára" no domingo deu pra perceber, vômitos de cor rosa por todo o centro, o sapato pregando no chão, e um orgulho no coração por ter participado. sem opinião
avalie fechar
Catia Pires (1) 04/05/2009 09h36
Catia Pires (1) 04/05/2009 09h36
Parece que prefeitura e governo não conversam... como podem programar uma virada cultural, com metro funcionando 24 horas e fecham a estação Republica para que funcione o tatuzão??? Não podia adiar o tatuzão para a semana que vem??? Tipo de coisa inadimissível... 30 minutos para andar 4 estações... nem de semana demora tanto... infelicidade!!! sem opinião
avalie fechar
Marcio Figueiredo (2) 04/05/2009 09h25
Marcio Figueiredo (2) 04/05/2009 09h25
É impressionante como a maioria dos comentários aqui são de pessoas reclamando. Concordo com a opinião do Robinson abaixo, é muito legal ver o centro de São Paulo com vida, com muitas pessoas andando pela rua sem medo de serem assaltadas. A Virada tem pontos que devem ser melhorados? É claro que tem, em nenhum lugar do mundo um evento com 4 milhões vai ter só pessoas educadas e civilizadas. É mais gente do que a população de muitos países. Mas temos que ver o lado positivo também como a qualidade e a organização dos eventos. Eu sugiro para os próximos anos que tenham mais banheiros químicos, que algumas ruas do centro estejam melhores iluminadas e que tenham também policiais à paisana para coibir o uso de drogas. Também seria ótimo que o metrô republica não estivesse fechado. Para mim isto foi uma jogada do Serra para que todos saibam que o metrô de São Paulo está sendo ampliado. Só para finalizar, li abaixo alguém dizendo que a Virada é elitista. Grande mentira. Tinha shows para todas as tribos. Eu gosto de samba e tinha um palco de samba de roda e outro de samba-rock bem no centro, e não apenas na periferia. 3 opiniões
avalie fechar
Marco Porcho (1) 04/05/2009 09h22
Marco Porcho (1) 04/05/2009 09h22
Reclamar que havia muitos bêbados na Virada Cultural parece coisa de gente que nunca foi em um show ou balada na vida. Ora, isso é deplorável, claro; o sujeito tão chapado que nem se lembra do que aconteceu no dia seguinte, e que acaba não aproveitando nada. Mas criticar a Virada por esse motivo, ao invés de criticar AS PESSOAS que fazem esse tipo de coisa, é no mínimo inocência. E o que a Polícia poderia fazer em relação a isso? Promover um espancamento generalizado de bebuns e nóias? Se isso não é feito no show da Madonna, no show do Oasis, na Happy News, no Morrison, no Café Aurora...porque deveria ser feito na Virada? 1 opinião
avalie fechar
Breno Bacci (12) 04/05/2009 09h17
Breno Bacci (12) 04/05/2009 09h17
Participei da Virada das 18hs do Sábado até as 9hs de Domingo. Vim de carro do Vale do Paraíba, onde moro, e deixamos num estacionamento na Vila Carrão (Zona Leste). De lá pegamos o metrô até o Anhangabaú. Caótico, é - principalmente nas primeiras horas da madrugada onde o nível etílico já está bem alto. Os banheiros, assim como pequenas demonstrações de violência, só passaram a ser um problema quando o sol nasceu; até então minha única queixa era o frio. Mas o que quero dizer é o seguinte: há muito para se melhorar, mas é de encher os olhos e dar um aperto no coração ver 4 milhões de pessoas de todas as classes e raças, juntas, no meio da metrópole, sendo bombardeadas com centenas de atrações culturais, que nem o mais organizado dos visitantes conseguiria ver tudo que lhe interessa. A cada ano fica melhor, e a cada ano prover a infra-estrutura torna-se mais e mais um pesadelo logístico. Mas, ao invés de criticar, agradeço aos poderes públicos por continuarem tentando. MAIS cultura, não menos! Os problemas? Enfrentaremos e os venceremos. E... elitista? Fala sério! Em pleno centro, tivemos 24hs de Samba-Rock na Rio Branco. Agora, se samba-rock também é elitista ou racista, aí já não sei de mais nada... 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (73)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página