Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2003 - 17h21

Dois brasileiros concorrem domingo ao Grammy

da Folha Online

A cantora paulista Luciana Souza e o baterista carioca Duduka da Fonseca concorrem na categoria jazz na 45ª edição do Grammy, maior premiação da música nos EUA, que acontece no próximo domingo.

Luciana disputa o prêmio na categoria melhor álbum de jazz vocal com seu terceiro CD, "Brazilian Duos", cantado em português e lançado no Brasil no final do ano passado pelo selo Biscoito Fino.

Radicada nos EUA, a cantora concorre com Patti Austin ("For Ella"), Natalie Cole ("Ask a Woman Who Knows"), Etta Jones ("Etta Jones Sings Lady Day") e Diana Krall ("Live in Paris").

Já Duduka concorre ao Grammy na categoria melhor álbum de jazz latino com o CD "Samba Jazz Fantasia" (Malandro Records), seu primeiro solo.

Radicado em Nova York desde 1975, ele disputa o prêmio com Jane Bunnet ("Alma De Santiago"), Caribbean Jazz Project ("The Gathering"), John Santos And The Machete Ensemble ("S.F. Bay") e Omar Sosa ("Sentir").

Carreiras

Luciana Souza tem três CDs solo: "An Answer to Your Silence" (1999), "The Poems of Elizabeth Bishop and Other Songs" (2000) e o indicado ao Grammy "Brazilian Duos" (2001).

Em meados dos anos 80, ela estudou música em Boston, no Berklee College of Music. De volta ao Brasil em 1988, a cantora deu aulas de teoria de arranjo e voz no curso de música popular da Unicamp.

Em 1991, ela ganhou o prêmio de revelação do ano da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 1992, fez mestrado em composição e jazz, no New England Conservatory of Music, em Boston.

O CD de 2000, em que musica poemas da norte-americana Elizabeth Bishop, ficou em quinto lugar na lista dos melhores CDs de jazz do jornal "The New York Times" daquele ano.

O indicado "Brazilian Duos" também entrou na lista anual dos melhores CDs de jazz do mesmo jornal.

Duduka

O carioca Duduka, que foi indicado por seu primeiro CD-solo, "Samba Jazz Fantasia", começou a tocar bateria aos 13 anos.

Ainda adolescente participou de programas de TV tocando bateria em um trio instrumental, com músicas de Tom Jobim e Carlos Lyra no repertório.

No início dos anos 70, tocou com o grupo Mandengo. Em 1975, foi para Nova York, "para misturar a música brasileira com o jazz", como diz.

Desde que chegou aos EUA, Duduka já gravou cerca de 200 CDs com músicos importantes, como Gerry Mulligan, Phil Woods, Joe Henderson e Joe Lovano. Ele também formou vários grupos brasileiros de jazz, como Brazilian Express e The New York Samba Band.

Em 1992, ele criou o Trio da Paz, junto com os brasileiros Romero Lubambo (guitarra) e Nilson Matta (baixo). Com o grupo, Duduka já lançou quatro CDs. O último, "Café", ganhou um prêmio da Associação de Jornalista de Jazz, dos EUA.

Leia mais
  • Canal Sony transmite premiação do 45º Grammy Awards no domingo
  • Simon e Garfunkel podem se apresentar juntos no Grammy
  • Luciana Souza vai ao Grammy com jazz "singelo"
  • Indicado ao Grammy, o carioca Duduka começou a tocar aos 13 anos

    Especial
  • Ouça trecho da música "Eu Não Existo sem Você", do CD "Brazilian Duos", de Luciana Souza
  • Ouça trecho da música "Pra Que Discutir com Madame", do CD "Brazilian Duos", de Luciana Souza


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página