Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2005 - 15h04

"2 Filhos de Francisco" vai concorrer a vaga no Oscar

Publicidade

MÔNICA BERGAMO
Colunista da Folha de S.Paulo

Acaba de ser escolhido o filme que poderá representar o Brasil no Oscar: "2 Filhos de Francisco" (leia crítica). O longa-metragem, estréia do diretor Breno Silveira na telona, conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano.

Divulgação
Cena de "Dois Filhos de Francisco"
Os atores Dablio Moreira (à esq.) e Marcos Henrique
A decisão foi anunciada hoje pelo MinC (Ministério da Cultura). Doze longas-metragens nacionais foram inscritos para concorrer à indicação a uma das cinco vagas na categoria de melhor filme estrangeiro.

"2 Filhos de Francisco", que lidera as bilheterias brasileiras pela quinta semana e já foi visto por 2,6 milhões de espectadores, concorreu com "Meu Tio Matou um Cara", de Jorge Furtado; "Jogo Subterrâneo", de Roberto Gervitz; "Quanto Vale ou é Por Quilo?"; de Sérgio Bianchi; "Gainjin 2 - Ama-me Como Sou", de Tizuka Yamasaki; "Concerto Campestre", de Henrique de Freitas Lima; "Casa de Areia", de Andrucha Waddington; "A Dona da História", de Daniel Filho; "Contra Todos", de Roberto Moreira; "Quase Dois Irmãos", de Lúcia Murat; "Tainá 2 - A Aventura Continua", de Mauro Lima; e "Garrincha - A Estrela Solitária", de Milton Alencar Jr.

Divulgação
Oscar divulga os concorrentes apenas em 2006
Oscar divulga os concorrentes apenas em 2006
"2 Filhos de Francisco" foi escolhido por uma comissão formada por sete críticos de cinema: Andréa França, Jaime Biaggio, João Carlos Sampaio, Maria do Rosário Caetano, Paulo Santos Lima, Rubens Ewald Filho e Sérgio Moriconi.

Agora, o filme será oficialmente indicado pelo MinC como representante do cinema brasileiro à Academia norte-americana, que decidirá quais as cinco produções de todo o mundo que concorrerão ao Oscar da categoria.

A lista final dos concorrentes ao Oscar sai no dia 31 de janeiro do próximo ano --a festa de premiação acontece no mês de março, em Los Angeles.

Olga

Em 2004, "Olga", de Jayme Monjardim, foi o escolhido. O longa-metragem concorreu com "Benjamim", de Monique Gardenberg; "Cazuza, o Tempo Não Para", de Sandra Werneck e Walter Carvalho; "De Passagem", de Ricardo Elias; "Garrincha Estrela Solitária", de Milton Alencar Jr.; "Narradores de Javé", de Eliane Caffé; "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein; "Pelé Eterno", de Anibal Massaini Neto, e "Redentor', de Cláudio Torres.

O filme de Monjardim, porém, não foi escolhido pela Academia norte-americana para uma das cinco indicações. Outro filme com mãos de brasileiros na produção, porém, representou o país na maior festa da indústria do cinema mundial em outras categorias que independem de indicação do país de origem. "Diários de Motocicleta", de Walter Salles, recebeu indicações para o Oscar de melhor roteiro adaptado (José Rivera) e melhor canção ("Al Otro Lado Del Río", de Jorge Drexler), levando o último para casa.

Leia mais
  • Diretor diz que Zezé e Luciano pularam de alegria com indicação
  • Ex-mulher de Luciano tenta proibir "2 Filhos de Francisco"
  • "2 Filhos de Francisco" universaliza vida do caipira
  • Depois de "2 Filhos de Francisco", diretor vai filmar saga de Amyr Klink

    Especial
  • Veja galeria de fotos do filme "2 Filhos de Francisco"
  • Enquete: Brasil no Oscar
  • Leia o que já foi publicado sobre "2 Filhos de Francisco"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página