Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2006 - 10h24

Com ibope gelado, "Páginas da Vida" confunde estações

Publicidade

da Folha Online

Com audiência em queda, "Páginas da Vida" (Globo) se confundiu ao retratar as estações do ano fora do Brasil. Autoproclamada realista ("a vida como ela é" é um mantra do autor Manoel Carlos), a novela colocou sol, tulipas e pedalinhos em uma Amsterdã de temperatura negativa.

Personagens importantes para a história como Nanda (Fernanda Vasconcellos), Leo (Thiago Rodrigues), Olívia (Ana Paula Arósio) e Silvio (Edson Celulari) moram ou passeiam em Amsterdã e arredores.

Divulgação
Novela exibe Holanda na primavera, mas trama ocorre em um mês de janeiro, inverno gelado
Novela exibe Holanda na primavera, mas trama ocorre em um mês de janeiro, inverno gelado
Segundo um letreiro exibido no começo da novela, todos vivem em janeiro de 2001, auge do inverno por lá. Porém, a estação do ano retratada pelo diretor Jayme Monjardim diz o contrário. Detalhe: as cenas foram gravadas a partir de abril deste ano, ou seja, da primavera para o verão.

Campos repletos de tulipas e um sol forte dão o tom das imagens. Numa época em que termômetros deveriam beirar os 25 graus negativos, restaurantes disponibilizam mesas na calçada para seus freqüentadores.

Em "Páginas da Vida", pedalinhos como os da lagoa Rodrigo de Freitas (zona sul do Rio) cruzam os canais que entre dezembro e fevereiro costumam receber patinadores no gelo na capital holandesa.

No caso de Nanda e Leo, uma cena curiosa acontece nos próximos capítulos, segundo a divulgação no site oficial: após uma briga, a garota vai se jogar de uma ponte, cair na água e sair consciente.

No site da novela, um relato explica a impressão da equipe que viajou à Holanda: "O que chamou muito a atenção de todos foi o colorido dos parques, como o Keunkenhof, onde tulipas das mais variadas cores e espécies podem ser apreciadas."

Informada sobre a gafe, a assessoria de "Páginas da Vida" declarou que a novela é uma obra de ficção, apesar de se basear "ao máximo" na realidade. O primeiro capítulo do folhetim marcou média de 50 pontos no Ibope. Nos dois dias seguintes a Globo teve 46 no horário da novela.

A busca pelo realismo é tanta que o autor Manoel Carlos pretende exibir um parto real na segunda fase da novela, no final do mês. A atriz Júlia Carrera autorizou a Globo a gravar seus últimos momentos de gravidez.

Leia mais
  • "Páginas da Vida" confunde estações e ibope gela no início
  • Crítica: Vilãs escrevem "Páginas da Vida" e elenco jovem surpreende
  • Conheça os personagens da novela "Páginas da Vida"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a novela "Páginas da Vida"
  • Leia cobertura completa sobre novelas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página