Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2006 - 14h25

Museu Getty de Los Angeles devolve peças antigas à Grécia

Publicidade

da Efe, em Atenas

Após prometer, o Museu J.Paul Getty de Los Angeles assinou um acordo para devolver duas peças arqueológicas gregas que foram obtidas ilegalmente no passado, anunciou nesta terça-feira em Atenas o Ministério de Cultura grego.

O diretor do Getty, Michael Brand, e uma equipe de analistas do ministério se reuniram no fim de semana passado e chegaram a um acordo sobre a entrega à Grécia dos títulos de propriedade de duas das quatro relíquias arqueológicas que a Grécia vem reivindicando há alguns anos.

Trata-se de um relevo da ilha grega de Thasou e de uma coluna talhada da localidade de Viotia, que remontam ao século 4 a.C., segundo um comunicado do ministério.

A devolução das duas peças é o resultado de conversas entre o museu e o Ministério de Cultura que foram encerradas em julho. As negociações também permitiram estabelecer uma colaboração cultural no futuro.

A Grécia está prestes a recuperar também os frisos de mármore do templo do Partenon na Acrópole de Atenas que foram retirados em forma ilegal no século 18 pelo diplomata britânico Lorde Elgin.

Depois, as peças de mais de 2.500 anos de idade passaram para o Museu Britânico, que se negou até agora a devolvê-las à Grécia, que ofereceu que se faça até mesmo uma troca do tipo "empréstimo" das relíquias.

Leia mais
  • Museu Getty abre exposição de Paul Rubens e Jan Brueghel
  • Museu Getty estuda devolver 21 obras de arte à Itália
  • Grécia tem aumento no tráfico de obras de arte
  • Museus dos EUA são questionados sobre aquisições

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o museu Getty
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página