Publicidade
Publicidade
11/04/2005
-
10h41
da Folha Online
Cerca de 67% dos internautas consideram o recebimento de spams irritante ou desagradável --segundo a Pew Internet & American Life Project, que divulgou o número, há um ano esse valor chegava a 77%.
Seguindo essa mesma tendência de queda, 53% dos usuários afirmam que os spams reduziram a confiança que eles têm nos e-mails. No ano passado, 62% disseram o mesmo.
"Talvez as pessoas estejam se acostumando com as mensagens não-solicitadas, que podem ser vistas como outras coisas ruins da vida, caso da poluição e trânsito. São itens negativos, mas é preciso aprender a conviver com eles", afirma Deborah Fallows, responsável pelo estudo.
Ainda assim, mais da metade dos internautas (52%) afirma que o spam é um grande problema.
Entre os entrevistados, 28% passaram a receber mais mensagens não-solicitadas em seus webmails pessoais no último ano. O valor cai para 21% quando trata de caixas de entrada do ambiente corporativo.
Por outro lado, 22% dos usuários afirmam que recebem menos lixo eletrônico em seus endereços de e-mail pessoais --o número fica em 16% quando trata da redução de spams no endereço eletrônico profissional.
Cerca de 35% dos entrevistados já receberam e-mails de phishing scam --golpe com o qual piratas virtuais convidam o usuário a visitar uma página maliciosa, onde todas as informações digitadas são roubadas. 2% deles caíram na fraude, passando dados a pessoas mal intencionadas.
Leia mais
Brasil é o oitavo país que mais envia spams, diz estudo
Gmail alertará internauta sobre possíveis golpes virtuais
Especial
Leia o que já foi publicado sobre spam
Internautas estão mais tolerantes com spams, diz pesquisa
Publicidade
Cerca de 67% dos internautas consideram o recebimento de spams irritante ou desagradável --segundo a Pew Internet & American Life Project, que divulgou o número, há um ano esse valor chegava a 77%.
Seguindo essa mesma tendência de queda, 53% dos usuários afirmam que os spams reduziram a confiança que eles têm nos e-mails. No ano passado, 62% disseram o mesmo.
"Talvez as pessoas estejam se acostumando com as mensagens não-solicitadas, que podem ser vistas como outras coisas ruins da vida, caso da poluição e trânsito. São itens negativos, mas é preciso aprender a conviver com eles", afirma Deborah Fallows, responsável pelo estudo.
Ainda assim, mais da metade dos internautas (52%) afirma que o spam é um grande problema.
Entre os entrevistados, 28% passaram a receber mais mensagens não-solicitadas em seus webmails pessoais no último ano. O valor cai para 21% quando trata de caixas de entrada do ambiente corporativo.
Por outro lado, 22% dos usuários afirmam que recebem menos lixo eletrônico em seus endereços de e-mail pessoais --o número fica em 16% quando trata da redução de spams no endereço eletrônico profissional.
Cerca de 35% dos entrevistados já receberam e-mails de phishing scam --golpe com o qual piratas virtuais convidam o usuário a visitar uma página maliciosa, onde todas as informações digitadas são roubadas. 2% deles caíram na fraude, passando dados a pessoas mal intencionadas.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas